A Correcta Alimentos, do Grupo Glencore, especializada no processamento de trigo e soja, contou com apoio da Infosys Brasil, empresa global em serviços digitais, no desenvolvimento de seu ambiente tecnológico. A indústria alimentícia contratou a especialista em TI para efetivar a implementação do sistema SAP S/4Hana, com roll out que integrou cinco novas plantas industriais de moinho de trigo, adquiridas no final de 2018.
A primeira fase do projeto teve início em 2017, quando a Correcta buscava por um parceiro para adaptar seu core digital, em São Paulo, à plataforma SAP utilizada pela matriz Glencore, na Suíça. Após avaliar outras consultorias, a gigante de grãos escolheu a Infosys por sua expertise, metodologia, maturidade e capacidade de gestão. Além disso, a Infosys já presta serviços para o Grupo Glencore fora do Brasil. O projeto foi finalizado em maio de 2018 e contou com o treinamento de todos os key users, desde o chão de fábrica até a diretoria.
“Na época, esse era um projeto novo para a Correcta e para o Brasil. Estávamos aprendendo quais eram nossas necessidades no ambiente digital e contar com a expertise da Infosys foi essencial para o sucesso da implantação da nova plataforma. Em nossos desafios, buscamos a melhor relação de produtividade, padronização dos nossos processos operacionais e o melhor treinamento para nossas equipes. Sempre com o objetivo de oferecer aos nossos clientes produtos de melhor qualidade com preços justos e competitivos”, comenta Márcia Regina Crisosto, diretora Financeira da Correcta Alimentos.
Seis meses após essa implementação, em outubro de 2018, a Correcta dava um grande passo em sua expansão no País. A empresa adquiriu cinco plantas industriais da Moinhos Cruzeiro do Sul, situadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão e Pará, e tinha um novo desafio de integrar os sistemas à sua plataforma de gestão.
Mais uma vez, a companhia optou pela parceria com a Infosys, colaborando com sua expertise em consultoria SAP, para consolidar a integração. O processo contou com planejamento, organização, controle e acompanhamento de prazos e um grupo de consultores para cada área e foi finalizado em meados de fevereiro de 2020, antes da pandemia do novo Coronavírus.
Como cada unidade operava de forma autônoma, o primeiro passo era padronizar os processos e ter um sistema operacional único. Nesta fase, a não uniformidade dos processos, a distância física entre as fábricas e a necessidade de se manter os procedimentos antigos em funcionamento, mesmo durante as mudanças, se constituiu num grande desafio.
As respostas vieram do trabalho conjunto exercido pelas gerências de projeto Infosys e Correcta na coordenação diligente de todas as fases do projeto e na implementação efetiva, feita num modelo híbrido – parte fisicamente e parte via videoconferência. Essa estrutura antecipou a organização remota da operação, que passou a ser obrigatória em março por conta do isolamento social. Após um mês de estabilização, todas as plantas já estavam operando na mesma plataforma.
“Como resultado desse projeto, temos mais eficiência e usuários confortáveis com a utilização do novo sistema. A gestão remota em meio à pandemia nos permitiu operar em um ambiente estável mesmo em um período instável. Como próximos passos, prevemos uma modernização da plataforma para sua versão mais recente e a incorporação da Correcta na Moinhos Cruzeiro do Sul (reestruturação societária). Além disso, planejamos garantir mais automação às fábricas”, explica Márcia.
O country manager da Infosys no Brasil, Claudio Elsas, afirma que “ a Correcta e o Grupo Glencore têm avançado muito em sua jornada de transformação digital. Temos grande satisfação em manter essa parceria de anos, apoiando-os em projetos desafiadores e disruptivos. Nossa missão é prover suporte e expertise para garantir o sucesso da implementação sem interrupção das operações”.
O SAP S/4Hana é uma geração inteiramente nova do SAP Business Suite, caracterizado por simplificações, mais eficiência e recursos, com opções de planejamento e simulação em várias transações convencionais. A plataforma garante aos usuários suporte ativo a decisões em tempo real, com base em dados de fontes internas e externas.
Comentários
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo
Geraldo
O projeto está sendo um fracasso. Diversos problemas com os usuários e falta de alinhamento dos processos. O SAP, para a cultura da empresa, não satisfaz as necessidades. A empresa veem acumulando muitas multas pelo não cumprimento de prestação fiscais e contábeis.
Estão, nesse momento, avaliando a situação para um Rollback, e retorno do ERP anterior.