A Huawei lançou na segunda-feira (22/2) a solução 5GtoB. O anúncio foi feito por Ryan Ding (foto), diretor executivo da Huawei e presidente do Carrier Business Group, em uma apresentação no fórum 5G Brings New Value, um pré-evento do MWC Shanghai 2021, que começa hoje e vai até quinta-feira (25/2) em Xangai, na China. Durante seu discurso, Ding falou também sobre os desenvolvimentos, retornos comerciais e oportunidades para a digitalização da indústria que o 5G trará.
Mas o grande momento do evento foi o lançamento oficial da solução 5GtoB, que visa criar novo valor para todos os participantes da cadeia de valor da indústria. Ding disse que a Huawei trabalhou com operadoras e outros parceiros da indústria para desenvolver uma solução completa, que cobre vendas, operações e serviços – a solução 5GtoB. Essa solução simplificará as transações para usuários corporativos, ajudará as operadoras a monetizar seus recursos de rede e permitirá que os parceiros inovem com mais eficiência, criando novo valor para cada participante envolvido.
A solução 5GtoB da Huawei inclui quatro partes: Rede 5GtoB, NaaS 5GtoB, App Engine 5GtoB e Marketplace 5GtoB. Com a rede 5GtoB servindo como a infraestrutura da solução 5G, a Huawei continuará a desenvolver suas capacidades no fornecimento de serviços 5GtoB baseados em cenários, incluindo planejamento, construção, manutenção e otimização de rede.
Com 5GtoB NaaS, os recursos de rede podem ser orquestrados em ofertas antes de serem lançados, tornando mais fácil para usuários corporativos e desenvolvedores de aplicativos usarem redes 5G e permitindo que os próprios usuários gerenciem redes de campus 5G.
O 5GtoB App Engine é um centro de inovação de aplicativos, em que os desenvolvedores de aplicativos e integradores de sistemas podem acessar os recursos de rede 5G das operadoras. Isso torna o desenvolvimento de aplicativos 5GtoB mais eficiente e a integração de aplicativos mais fácil. Ele também serve como uma ponte entre os recursos de rede 5G e os aplicativos 5GtoB, permitindo o desenvolvimento e lançamento de serviços ágeis.
Por fim, o 5GtoB Marketplace é um supermercado digital tudo-em-um na Nuvem, onde os usuários corporativos podem adquirir as soluções 5G industriais de que precisam.
Ding comentou que a Huawei trabalhou com operadoras, parceiros e usuários corporativos para aplicar a solução 5GtoB primeiro na indústria do aço. Com seus recursos e experiência incorporados a essa plataforma, as soluções 5G industriais, como rotação automatizada de tarugos, montagem remota assistida por Realidade Aumentada (RA) e inspeção de qualidade da superfície de aço, podem ser padronizadas e replicadas rapidamente.
Em seu discurso, Ding enfatizou que a digitalização do setor será um mercado enorme, mas que os desenvolvimentos da infraestrutura digital variam muito entre os setores e os cenários de aplicativos também. Além disso, os padrões digitais relacionados ainda não existem. Como tal, ele pediu a todos os participantes do setor que trabalhassem juntos para estabelecer padrões abrangentes de 5GtoB e um ecossistema para impulsionar a digitalização do setor. Ele ainda reiterou o compromisso da Huawei em investir no ecossistema e nos padrões e apoiar a digitalização da indústria.
Panorama 5G
Segundo o executivo, a indústria 5G tem se desenvolvido mais rápido do que o esperado, com as operadoras já observando retornos comerciais com a primeira onda de lançamentos 5G. A base de usuários 5G e o número de dispositivos em uso comercial explodiram desde 2019. No final de 2020, 380 dispositivos 5G haviam chegado ao mercado, 8 vezes mais do que no ano anterior. A base de usuários 5G móvel atingiu 220 milhões e as conexões de banda larga sem fio doméstica chegaram a 1,05 milhão, um aumento de 17 e 21 vezes, respectivamente, em relação ao ano anterior. Ding afirma que esses números triplicarão em 2021.
Para o executivo da Huawei, os preços dos telefones 5G também estão caindo rapidamente. Já existem várias unidades no mercado com preços abaixo de US$ 150 e cerca de 30 telefones de configuação média e baixa com preços abaixo de US$ 300. De acordo com Ding, o ecossistema de telefonia móvel 5G se tornará tão maduro quanto o 4G nos próximos um a dois anos, à medida que as implementações de rede continuam e a base de usuários continua crescendo.
Nos mercados que implantaram o 5G primeiro, as operadoras já começaram a colher retornos comerciais. Na China e na Coreia do Sul, as receitas das operadoras continuam a aumentar, pois a base de usuários 5G cresceu mais rápido do que em outros países. A operadora finlandesa DNA e a operadora saudita Zain também alcançaram resultados financeiros impressionantes nas fases iniciais de sua implantação comercial do 5G.
Serviço
www.huawei.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo