book_icon

Inovações em Blockchain da Visa beneficiam pequenos agricultores

A Visa e seus parceiros desenvolveram uma plataforma de financiamento programável que permite aos agricultores financiar e vender suas colheitas com segurança

Inovações em Blockchain da Visa beneficiam pequenos agricultores

A Visa, empresa global de pagamentos digitais, foi uma das nove finalistas encarregadas de explorar casos de uso inovadores baseados em Blockchain para o Real Digital (moeda digital que vem sendo desenvolvida pelo Banco Central do Brasil ) no mais recente Desafio LIFT. A empresa fez parceria com Agrotoken, Microsoft e Sinqia para desenvolver sua proposta.

Após meses de trabalho colaborativo entre pesquisadores e engenheiros de nível internacional de cada empresa, a Visa e sua equipe estão entusiasmadas em compartilhar os resultados de sua participação no LIFT Challenge – uma plataforma de financiamento programável para pequenas e médias empresas (PMEs), especialmente agricultores, projetado para facilitar o acesso aos mercados de capitais globais, facilitar a interoperabilidade entre moedas, melhorar os processos operacionais e descobrir novas oportunidades de crescimento.

O Real Digital LIFT Challenge deste ano analisou projetos de pesquisa de tecnologia inovadora no setor financeiro para avaliar casos de uso do Real Digital brasileiro

As PMEs geralmente dependem de uma estrutura de mercado localizada para negociar contratos favoráveis. Por exemplo, o factoring é um método de financiamento bem conhecido atualmente, em que um agricultor pode vender seus recebíveis futuros com desconto para receber dinheiro hoje para comprar produtos e pagar salários. Este processo leva regularmente a uma perda percentual significativa nas contas a receber do agricultor para a entidade que fornece o financiamento.

O protótipo da Visa foi projetado para oferecer aos agricultores locais acesso mais rápido e melhor a um pool global de investidores para financiamento, permitindo que as PMEs se beneficiem ao encontrar o melhor preço para seus produtos. Ao fornecer às PMEs opções alternativas para financiar seus negócios de maneira segura e contínua, o protótipo da plataforma Visa visa melhorar as movimentações de dinheiro existentes e reduzir os pontos problemáticos resultantes da inacessibilidade dos serviços tradicionais.

“As pequenas empresas são contribuintes essenciais para nossas economias locais, como é o caso do Brasil, onde empregam mais da metade da população e contribuem com quase um terço do PIB nacional. Na Visa, estamos empenhados em ajudá-los a crescer, explorando novas tecnologias que facilitarão a expansão de suas operações”, disse Catherine Gu, chefe global de MNBCs da Visa.

“O Brasil é um dos principais mercados mundiais de inovação”, acrescentou a executiva. “Ao trazer nossa experiência, escala, rede e tecnologias de ponta para este mercado, podemos ajudar no avanço das aplicações reais de moedas digitais – neste caso, permitindo que um produtor de soja crie e leiloe, globalmente, um contrato tokenizado em uma versão autorizada do Blockchain Ethereum, enquanto usa diferentes formas interoperáveis ​​de dinheiro”, observou Catherine.

Finanças programáveis ​​em MNBCs

Como muitos bancos centrais em todo o mundo exploram o valor de uma moeda digital do banco central (MNBC), a Visa e seus parceiros demonstraram como os MNBCs podem habilitar programaticamente novos pagamentos internacionais, bem como fornecer recursos para programas de investimento internacional para PMEs. Os aspectos programáveis ​​das moedas digitais, que permitem a entrega e pagamento de mercadorias, bem como a liquidação automática de transações cambiais somente quando determinadas condições são atendidas, abrem as portas para um uso mais eficiente do capital e redução do risco de contraparte, ao mesmo tempo em que se beneficiam de a segurança, estabilidade e proteção de responsabilidade de um banco central por meio de um MNBC como uma moeda de liquidação confiável.

O protótipo da plataforma traz os processos financeiros e de ativos existentes para a cadeia, permitindo que os produtores tokenizem os contratos financeiros tradicionais. Para fazer isso, a Agrotoken trouxe sua experiência em tokenização baseada em agricultura de suas soluções existentes no Brasil e na América Latina, a Visa forneceu um processo de tokenização para transformar documentos legais brasileiros existentes em um token não fungível (NFT) negociável na cadeia.

“A Agrotoken tem como missão democratizar o agronegócio, tornando as transações de soja e milho mais acessíveis. Para isso, escolhemos parceiros fortes, como a Visa, para se juntarem a nós nessa jornada rumo a esse objetivo”, afirma Anderson Nacaxe, diretor da Agrotoken no Brasil.

Em conjunto com a tokenização, a Visa implementou um novo mecanismo de leilão de lance selado onchain, por meio de contratos inteligentes, para permitir que um pool global de investidores em Blockchain participe do processo de financiamento, permitindo a descoberta de preços competitivos. Além disso, a plataforma utiliza uma tecnologia da Visa chamada Universal Payments Channel (UPC), que pode interconectar o Real Digital (um MNBC) com outros MNBCs, stablecoins ou depósitos tokenizados, com o objetivo de garantir a interoperabilidade futura entre moedas digitais de diferentes mercados e redes.

O Real Digital LIFT Challenge deste ano analisou projetos de pesquisa de tecnologia inovadora no setor financeiro para avaliar casos de uso do Real Digital brasileiro. A Visa desenvolveu esta prova de conceito como parte dos esforços contínuos da empresa para trabalhar com parceiros do setor, realizar trabalhos de exploração e usar tecnologias emergentes para resolver problemas conhecidos do mundo real de forma criativa.

A Visa está trabalhando com bancos centrais em todo o mundo e outros participantes do ecossistema de pagamentos para identificar oportunidades atraentes de MNBC que podem ser desenvolvidas e executadas por meio de tecnologias seguras, inovadoras, convenientes e confiáveis, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras de pagamentos digitais que possam ajudar os indivíduos, empresas e governos participam da economia digital e, por fim, prosperam.

Serviço
www.visa.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.