book_icon

Segurança de Dados é barreira para adoção de assistentes digitais nas compras online

Pesquisa da Zendesk, em parceria com YouGov, aponta desafios e oportunidades da utilização de IA pelos consumidores brasileiros

Segurança de Dados é barreira para adoção de assistentes digitais nas compras online

A pesquisa Online Shopping with AI: a influência da Inteligência Artificial nas compras online, realizada em outubro de 2024 pela Zendesk, em parceria com a empresa de análise de dados YouGov, revelou como os consumidores brasileiros percebem e aceitam — ou não — a presença da Inteligência Artificial em suas compras de fim de ano.

30% dos consumidores brasileiros ainda preferem o suporte humano com medo do mau uso de seus Dados  

Segundo a pesquisa, apesar do aumento no uso de assistentes digitais por conta da rápida busca por melhores preços e agilidade no atendimento, 30% dos consumidores brasileiros ainda expressam preocupação com a privacidade e segurança de seus Dados. “As marcas ainda têm um desafio de percepção do cliente, que é o de garantir um ambiente digital seguro para as interações online que realizam”, afirma Renato Cohen, gerente de Solutions Consulting da Zendesk no Brasil.

Outra descoberta feita pela pesquisa reforça o potencial existente no e-Commerce brasileiro. “Mais de 70% dos entrevistados afirmaram fazer compras online uma vez por mês ou mais, um número surpreendente e que mostra o protagonismo que as compras online seguirão tendo nesse fim de ano, apesar da preocupação com a segurança de Dados”, explica Cohen.

Mais descobertas da pesquisa:

72% dos consumidores brasileiros fazem compras online pelo menos uma vez por mês

51% dos consumidores brasileiros afirmam que usam IA para encontrar as melhores ofertas durante a Black Friday

32% dos consumidores brasileiros afirmam que é muito provável que usem ferramentas de IA durante essa temporada

30% dos consumidores brasileiros ainda preferem o suporte humano com medo do mau uso de seus Dados

46% dos consumidores brasileiros estão mais abertos ao uso de assistentes digitais em comparação ao ano passado

Para Renato Cohen, quando o assunto é Inteligência Artificial, ainda existe um caminho a ser percorrido. “Apesar da IA e agentes de IA serem conhecidos por 85% dos consumidores, apenas 45% disseram já ter usado a tecnologia. Isso mostra que as empresas precisam não apenas implantar a IA, mas também comunicar sua disponibilidade e criar formas de orientar o consumidor sobre como e porque usá-la”, finaliza.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.