book_icon

Grandes empresas investem em microrredes para garantir energia, diz Gartner

Até 2027, as empresas da Fortune 500 transferirão US$ 500 bilhões de despesas operacionais de energia para microrredes para mitigar riscos crônicos de energia e demanda de IA

Grandes empresas investem em microrredes para garantir energia, diz Gartner

De acordo com uma nova previsão do Gartner, até 2027 as empresas da Fortune 500 transferirão US$ 500 bilhões de despesas operacionais de energia (Opex) para microrredes para mitigar riscos crônicos de energia e demanda de IA. “Estamos vendo sinais de alerta de que a demanda por eletricidade está superando a oferta devido a atrasos no investimento e no licenciamento”, disse Lloyd Jones, vice-presidente e analista do Gartner.

As empresas da Fortune 500 já estão investindo em infraestrutura, como microrredes, à medida que os preços e a disponibilidade de energia estão atingindo um ponto de inflexão. “Ao fazer isso, eles estão mudando seus gastos operacionais com eletricidade das concessionárias para o investimento de capital em projetos dedicados à infraestrutura de eletricidade”, disse Jones. “Isso permite que eles atendam às suas próprias necessidades de energia e controlem melhor seus custos daqui para frente”, explicou.

Para as organizações da Fortune 500, que gastam uma boa parte de suas despesas operacionais em energia, investir em microrredes oferece um retorno melhor do que continuar pagando contas voláteis de serviços públicos

Os analistas do Gartner discutiram a interrupção de energia mais ampla e os efeitos de segunda ordem associados à escassez de energia no Gartner IT Symposium/Xpo, que acontece até a próxima quinta-feira (7/11).

Microrredes oferecem melhor ROI

Microrredes são redes de energia que conectam geração, armazenamento e cargas em um sistema de energia independente. O sistema pode operar sozinho ou com a rede principal para atender às necessidades de eletricidade de uma área ou instalação específica.

“As microrredes estão desafiando o modelo de negócios tradicional de eletricidade provisionada por serviços públicos”, disse Jones. “Eles oferecem às empresas um sistema elétrico independente e seguro que pode sincronizar com a rede para comercializar recursos energéticos quando as condições de mercado forem favoráveis. Além de melhorar a resiliência, as microrredes fornecerão energia renovável, reduzindo a pegada de carbono”, afirmou.

Investir em uma microrrede envolve custos iniciais significativos. As organizações devem considerar os benefícios de longo prazo, que incluem operações ininterruptas e proteção contra falhas na rede.

“Para as organizações da Fortune 500, que gastam uma boa parte de suas despesas operacionais em energia, investir em microrredes oferece um retorno melhor do que continuar pagando contas voláteis de serviços públicos”, disse Jones. “Também cria vantagem competitiva para as operações do dia-a-dia e reduz o risco do fornecimento de energia no futuro.”

Sistemas elétricos se tornarão mais dinâmicos

Quer as organizações invistam em microrredes ou outras opções de fornecimento de energia, as organizações devem tomar medidas para mudar seu fornecimento de energia. “Atrasar a ação expõe as empresas a custos crescentes e restrições causadas por uma rede desatualizada, pois a alta demanda supera a disponibilidade do sistema existente e de suas cadeias de suprimentos”, disse Jones.

Os analistas do Gartner esperam que os sistemas elétricos se tornem mais dinâmicos. Concessionárias, gigantes da tecnologia e a indústria precisam agir agora:

As concessionárias devem facilitar as microrredes, procurando opções de conectividade para recarregar o fornecimento de eletricidade e, ao mesmo tempo, inovar seus produtos e serviços.
Os gigantes da tecnologia devem antecipar que sua licença social para operar será questionada se não começarem a atender às suas próprias necessidades de energia, por meio de mecanismos como microrredes.

A indústria deve antecipar custos voláteis de energia e avaliar o ponto de inflexão em que os investimentos em microrredes reduzirão o risco de seus negócios e garantirão o crescimento.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.