2024 foi o primeiro ano em que vários grandes eventos europeus coincidiram com a construção da infraestrutura 5G por parte das operadoras para suprir as crescentes demandas de tráfego móvel. Esses eventos, incluindo os Jogos Olímpicos de Paris, o Campeonato Europeu de Futebol e os shows da cantora Taylor Swift, forneceram um campo de testes do mundo real para os recursos do 5G em fornecer experiências de conectividade aprimoradas nos ambientes de tráfego mais desafiadores.
Os dados de desempenho da rede desses eventos mostram que as redes 5G forneceram uma experiência de usuário significativamente melhorada em comparação com o 4G nos mesmos locais. O Ericsson ConsumerLab entrevistou uma amostra de consumidores representando os 14 milhões de fãs que compareceram a esses eventos sobre suas expectativas e experiências anteriores. Dois em cada três usuários de 5G relataram que suas expectativas de conectividade foram atendidas ou superadas, com o 5G tendo 20% mais usuários satisfeitos do que o 4G nos mesmos locais.
“Este estudo mostra claramente que as experiências aprimoradas que o 5G oferece estão gerando maior satisfação. Embora a velocidade da rede seja importante, não é o fator mais importante – nossas descobertas mostram que a satisfação do usuário é impulsionada mais pela consistência e qualidade do desempenho do aplicativo. Como estudos anteriores do ConsumerLab já mostraram, uma experiência ruim pode ter um impacto duradouro na fidelidade do cliente, e esses resultados destacam que os usuários estão dispostos a pagar mais pela qualidade garantida do serviço. Isso significa que, com o 5G autônomo, as operadoras têm uma oportunidade significativa de atender às crescentes expectativas dos usuários e capitalizar os serviços premium para consumidores que buscam qualidade garantida de experiência”, disse Jasmeet Sethi, chefe do ConsumerLab da Ericsson.
O estudo também descobriu que os consumidores estão dispostos a pagar um prêmio pela conectividade garantida e pela experiência do aplicativo durante os eventos. Durante os momentos de pico de uso e congestionamento da rede, os usuários continuaram a relatar problemas em torno de quedas de rede e experiências inconsistentes usando aplicativos, o que os resultados mostram ser dez vezes mais impactante em sua percepção do que as velocidades da rede.
Os consumidores disseram que estavam prontos para pagar por conectividade garantida e perfeita para melhorar sua experiência durante os eventos. Dada a opção de recebê-lo como parte do ingresso do evento, os participantes do evento estão dispostos a pagar até 15% a mais para melhorar sua conectividade e experiência no aplicativo. O 5G autônomo permitiria que as operadoras atendessem melhor a esse requisito, permitindo que reservassem uma parte de sua rede para fornecer qualidade garantida de experiência para usuários ou aplicativos específicos.
“O 5G já está tendo um impacto transformador sobre os consumidores em grandes eventos, permitindo que mais usuários transmitam ao vivo ou compartilhem suas experiências. Olhando para o futuro, a conectividade diferenciada permitirá que as operadoras atendam às necessidades e expectativas individuais dos usuários, por exemplo, por meio de conectividade premium garantida. Isso levará a uma satisfação ainda maior do cliente e criará novas oportunidades de receita para as operadoras”, comentou Jenny Lindqvist, chefe da área de mercado da Europa e América Latina do ConsumerLab.
Aprimoramentos de conectividade
O aumento de desempenho do 5G nesses eventos permitiu que as operadoras acomodassem um aumento no tráfego de upload impulsionado pela transmissão ao vivo em tempo real e pelo compartilhamento de conteúdo. Nos shows de Taylor Swift, os participantes consumiram uma média de 5,4 TB de dados por noite – o equivalente a compartilhar mais de 1,7 milhão de imagens nas mídias sociais, baixar 94 mil horas de música ou ouvir todo o catálogo da artista mais de 4,5 mil vezes repetidamente. Durante os Jogos Olímpicos de Paris, o tráfego diário de dados de uplink no centro de Paris aumentou 20%, com o tráfego de uplink também triplicando durante a cerimônia de abertura. Depender apenas do 4G para suportar esse tráfego de upload resultaria em redes sobrecarregadas e falhas significativas de conectividade.
Além do estudo do ConsumerLab, a Ericsson conduziu um relatório complementar que investiga a tecnologia que permite os aprimoramentos de conectividade vistos nesses grandes eventos. Este documento destaca as medidas proativas que as operadoras tomaram, iniciando os preparativos com mais de um ano de antecedência para lidar com os picos de tráfego esperados e evitar interrupções na rede. As expansões de capacidade se concentraram no 5G, particularmente utilizando o espectro TDD de banda média 5G combinado com a tecnologia Massive MIMO (múltiplas entradas, múltiplas saídas).
Essa abordagem provou ser econômica e eficiente, aumentando significativamente a capacidade e aprimorando as experiências para usuários 4G e 5G. Por exemplo, no evento esportivo global em Paris, as taxas de transferência médias para usuários 5G foram até seis vezes maiores do que 4G em condições regulares e quatro vezes maiores durante os horários de pico, enquanto o TDD 5G de banda média proporcionou uma melhoria de eficiência energética de 3,5 vezes por gigabyte em comparação com o 4G.
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