book_icon

Empresas triplicarão a adoção de AIOps para reduzir a dívida técnica, prevê Forrester

Embora o AIOps seja o futuro, os líderes de TI que desejam administrar uma organização de TI de alto desempenho precisarão investir na criação da cultura, dos dados, da arquitetura e das práticas de segurança

Empresas triplicarão a adoção de AIOps para reduzir a dívida técnica, prevê Forrester

De acordo com as previsões de tecnologia e segurança da Forrester para 2025, 75% dos tomadores de decisão de tecnologia verão sua dívida técnica aumentar para um nível moderado ou alto de gravidade até 2026. Isso se deve ao rápido desenvolvimento de soluções de IA, que estão adicionando complexidade aos cenários de TI.

Para conter o tsunami da dívida técnica, em 2025, os líderes de tecnologia triplicarão a adoção de plataformas de IA para operações de TI (AIOps), que fornecem dados contextualmente conscientes para aprimorar o julgamento humano, corrigir incidentes automaticamente e melhorar os resultados dos negócios. Embora o AIOps seja o futuro, os líderes de TI que desejam administrar uma organização de TI de alto desempenho também precisarão investir na criação da cultura, dos dados, da arquitetura e das práticas de segurança corretas para acelerar o crescimento dos negócios.

Em 2024, os líderes de tecnologia e segurança executaram pilotos em suas empresas para explorar aplicações inovadoras de IA, mas nem todas as iniciativas de IA produziram os resultados de negócios pretendidos

As previsões de tecnologia e segurança da Forrester analisam a dinâmica e as tendências emergentes a serem observadas no próximo ano. Esses insights ajudam os líderes e suas equipes a se prepararem para desafios futuros e aproveitarem novas oportunidades para prosperar em 2025. Os tópicos incluem: Inteligência Artificial; automação; liderança tecnológica; computação em Nuvem; infraestrutura e operações de tecnologia; software empresarial; desenvolvimento de software; e segurança cibernética, risco e privacidade.

Os destaques das previsões de tecnologia e segurança da Forrester para 2025 incluem o seguinte:

A Nuvem privada ganhará impulso com as alternativas da VMWare: em 2025, a maioria dos principais provedores de Nuvem pública aumentará os investimentos em Nuvem privada, mas é improvável que os recém-chegados aumentem os negócios com o player dominante de Nuvem privada VMware, devido às recentes mudanças de pacotes e preços.

A maioria das empresas fixadas no ROI da IA reduzirá prematuramente: os líderes estão percebendo que o ROI dos investimentos em IA levará mais tempo do que o previsto. A impaciência com o ROI da IA pode levar as empresas a reduzir prematuramente os investimentos, o que seria uma desvantagem de longo prazo.

A União Europeia multará um provedor de IA generativa pela primeira vez sob a Lei de IA da UE: com o Escritório de IA da UE e as autoridades de proteção de dados unindo forças, o provedor de um modelo de IA de uso geral (GPAI) receberá a primeira multa por violar a Lei de IA da UE em 2025. Assim como acontece com o Regulamento Geral de Proteção de Dados, a Lei de IA da UE se aplica a entidades que operam na UE, bem como àquelas que fornecem sistemas de IA ou modelos GPAI para a UE, independentemente de onde estejam sediadas.

“Em 2024, os líderes de tecnologia e segurança executaram pilotos em suas empresas para explorar aplicações inovadoras de IA”, disse Sharyn Leaver, diretora de Pesquisa da Forrester. “Mas nem todas as iniciativas de IA produziram os resultados de negócios pretendidos. Embora essa experimentação ousada continue em 2025, os líderes também se concentrarão fortemente em colocar em prática as lições aprendidas para garantir que seus investimentos agreguem valor real aos negócios”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.