book_icon

Pesquisa revela a relação entre videogames e QI

De acordo com um novo estudo, o uso de videogames tem relação com maiores pontos de QI, mas deve–se tomar alguns cuidados com o uso de jogos eletrônicos por crianças

Pesquisa revela a relação entre videogames e QI

Gamecoin-pesquisa-Oxford.jpg
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Holanda e Suécia e publicado na revista Scientific Reports, crianças que passam uma hora diária jogando videogames têm aumento nos pontos de QI, a pesquisa também constatou que o uso de outros eletrônicos, como TV e redes sociais, não alterou o QI das crianças analisadas.

Outro aspecto importante a ser considerado é o tipo de jogos que serão utilizados pelas crianças, visto que alguns podem abordar temas não recomendados para determinadas faixas etárias, existem jogos que estimulam a violência, outros que encorajam até mesmo assassinos em série  

Apesar de os resultados serem cientificamente válidos e representarem o resultado dos esforços cognitivos estimulados pelos jogos eletrônicos no cérebro das crianças, é importante contextualizar melhor esses dados para não influenciar o uso desenfreado de videogames, que também apresenta riscos.

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que os índices de QI são contestáveis, primeiro por estarem ligados intimamente à genética individual, que pode ser um fator determinante para o melhor desenvolvimento da inteligência, segundo, que os testes tradicionais de QI não englobam diversos aspectos da inteligência global humana.

É claro que o uso de videogames é bem melhor para o cérebro que a televisão e redes sociais, pois estimula a cognição, ao contrário dos outros meios, nos quais o espectador é totalmente passivo ao conteúdo, inclusive, deve-se optar por jogos que exijam uma neuroplasticidade cerebral é bom.

Outro aspecto importante a ser considerado é o tipo de jogos que serão utilizados pelas crianças, visto que alguns podem abordar temas não recomendados para determinadas faixas etárias, existem jogos que estimulam a violência, outros que encorajam até mesmo assassinos em série. Deve-se também tomar cuidado com o ciclo da dopamina estimulado pelos jogos que pode gerar vícios e aumento da ansiedade.

O importante é o equilíbrio, eu sempre indico jogos para as crianças, inclusive, apoio que apresentar tablets aos filhos com alguns limites, remover notificações, YouTube e redes sociais são algumas medidas importantes para tornar o uso de eletrônicos mais saudável às crianças e deixar jogos que promovam a neuroplasticidade para a lógica principalmente.

Não estou pondo em dúvida a validade do estudo, muito pelo contrário, eu concordo com os efeitos positivos de videogames no estímulo da inteligência, no entanto, é preciso ter cuidado com o isolamento de informações, que pode influenciar comportamentos nocivos, em meus estudos eu não apenas comprovo esses resultados como trago algumas vertentes.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.