book_icon

Colaboração habilitada por IA abre caminho para o trabalho híbrido, diz ISG

O relatório global Future of Work Solutions 2024 do ISG Provider Lens conclui que as empresas estão focadas em oferecer uma melhor experiência digital para seus funcionários usando a IA

Colaboração habilitada por IA abre caminho para o trabalho híbrido, diz ISG

As empresas estão adotando ferramentas aprimoradas por IA para tornar o trabalho híbrido mais produtivo e gratificante, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório global Future of Work Solutions 2024 do ISG Provider Lens conclui que as empresas estão focadas em oferecer aos funcionários uma experiência tecnológica ininterrupta para o usuário final à medida que navegam por novas formas de trabalhar após a pandemia de Covid-19. As iniciativas de retorno ao escritório enfrentaram desafios, por isso muitas empresas estão se tornando híbridas, contando com plataformas que melhoram a experiência digital do funcionário (DEX) e o trabalho conectado e colaborativo. Os recursos de IA estão tornando esses sistemas mais eficazes.

O relatório também explora outras tendências globais em soluções para o local de trabalho, incluindo as expectativas das empresas em relação aos fornecedores e as crescentes preocupações com privacidade e conformidade

“A tecnologia do usuário final é um elemento central das estratégias de trabalho híbrido bem-sucedidas”, disse Dee Anthony, líder das Américas do Future of Work do ISG. “Os funcionários precisam de dispositivos e serviços que acelerem e catalisem seus recursos, incluindo acesso a aplicativos o tempo todo em um ambiente onde os problemas de TI são resolvidos automaticamente, de preferência de forma proativa, reduzindo o custo de atendimento. Novas tecnologias ajudam a tornar isso possível”, completou.

A maioria das empresas em todo o mundo mudou de ferramentas tradicionais de monitoramento de TI para plataformas DEX, que usam análises para monitorar, medir e gerenciar a experiência do funcionário, diz o relatório. Com visibilidade em tempo integral de todo o hardware e aplicativos do usuário final, essas ferramentas podem executar automaticamente tarefas como otimizar os custos de licenciamento de software e determinar o momento certo para desativar ou atualizar um dispositivo.

As empresas estão integrando novas ferramentas de IA em suas soluções DEX para operações de TI ainda mais automatizadas e resolução de problemas, diz o ISG. A IA está habilitando recursos de AIOps, que podem incluir a detecção de anomalias, a previsão de possíveis problemas e a automação de tarefas repetitivas. Ele oferece a perspectiva de zero ou quase zero service desks, nos quais as máquinas identificam e resolvem problemas de forma independente, reduzindo o custo da equipe de suporte de TI.

Soluções de trabalho conectadas e colaborativas estão ajudando organizações com forças de trabalho amplamente dispersas a gerenciar projetos, diz o relatório. As empresas estão implementando plataformas de gerenciamento que permitem planejar e executar tarefas usando os recursos disponíveis, juntamente com soluções de comunicação unificada e colaboração (UCC) para visualizar um projeto completo e fornecer acesso centralizado a todos os componentes e conteúdo. Isso permite que as empresas respondam rapidamente a demandas repentinas e garantam aos clientes que um projeto está no caminho certo.

A IA apresenta recursos que as empresas estão usando para melhorar o gerenciamento de colaboração e a produtividade individual e de equipe, diz o ISG. Os gerentes podem analisar o estado atual dos projetos, identificar riscos, otimizar a alocação de recursos e obter insights de uma ampla variedade de fontes de dados. A IA também permite a automação e personalização do fluxo de trabalho.

“As empresas que prosperam na colaboração querem um plano de trabalho claro e adaptável para cada projeto”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “A IA está expandindo o kit de ferramentas para construir e usar esses planos.”

O relatório também explora outras tendências globais em soluções para o local de trabalho, incluindo as expectativas das empresas em relação aos fornecedores e as crescentes preocupações com privacidade e conformidade.

O relatório global Future of Work Solutions 2024 do ISG Provider Lens avalia as capacidades de 42 provedores em dois quadrantes: Soluções de Experiência Digital do Funcionário (DEX) e Soluções de Trabalho Conectado e Colaborativo.

O relatório nomeia 1E, Asana, ControlUp, Lakeside Software, Microsoft, Monday.com, Nexthink, Riverbed, SmartSheet, Wrike e Zoho como líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Notion e a Tanium são nomeadas como Rising Stars – empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em um quadrante cada.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.