book_icon

Databricks e AWS oferecem recursos avançados para impulsionar IA generativa

O objetivo é acelerar o desenvolvimento de modelos personalizados criados com o Databricks Mosaic AI usando os chips AWS Trainium como o chip de IA preferido

Databricks e AWS oferecem recursos avançados para impulsionar IA generativa

A Databricks, empresa de dados e IA, anunciou nesta terça-feira (15/10) um acordo de colaboração estratégica (SCA) com a Amazon Web Services (AWS) para acelerar o desenvolvimento de modelos personalizados criados com o Databricks Mosaic AI na AWS. A Databricks aproveitará os chips AWS Trainium como o chip de IA preferido para potencializar o treinamento de modelos de Mosaic AI e os recursos de atendimento na AWS. Os clientes em comum podem aproveitar o Mosaic AI para pré-treinar, ajustar, aumentar e fornecer grandes modelos de linguagem (LLMs) em seus dados privados, com o respaldo da escala, desempenho e segurança da AWS. A parceria expandida também incluirá novas integrações para Databricks no AWS Marketplace.

A colaboração se baseia nos recursos recém-expandidos do Mosaic AI da Databricks, que incluem o Mosaic AI Model Serving. O Mosaic AI Model Serving foi projetado para oferecer suporte a uma variedade de provedores de modelos, incluindo a ampla seleção de modelos disponíveis por meio do Amazon Bedrock. Os clientes também podem escalar o treinamento de modelos no Mosaic AI a um custo baixo usando chips AWS Trainium econômicos e de alto desempenho. Juntas, a Databricks e a AWS possibilitarão que milhares de clientes conjuntos criem, implementem e monitorem aplicativos de IA personalizados e de alta qualidade sem sacrificar o controle sobre seus dados ou propriedade intelectual.

Databricks e a AWS trabalharão com parceiros integradores de sistemas (SI) para migrar propriedades de dados executadas em datacenters locais para a AWS e acelerar a modernização de suas plataformas de dados

“A IA generativa está revolucionando todos os setores e os dados de uma empresa serão, em última análise, sua vantagem competitiva. Fortalecer nossa colaboração com a AWS nos permite fornecer aos clientes escala e desempenho de preço incomparáveis para que eles possam trazer seus próprios aplicativos de IA generativa para o mercado mais rapidamente”, disse Ali Ghodsi, cofundador e CEO da Databricks.

“Nossa colaboração com a Databricks libera o potencial para os clientes gerarem valor real de seus dados usando IA generativa”, disse Matt Garman, CEO da AWS. “Ao usar o AWS Trainium para potencializar o Mosaic AI, a Databricks tornará econômico para os clientes criar e implantar aplicativos de IA generativa em seus fluxos de trabalho de análise, independentemente de seu setor ou caso de uso. Essa poderosa combinação permitirá que empresas de todos os tamanhos obtenham insights valiosos de seus dados, ajudando os clientes a inovar mais rapidamente, concentrando-se no que realmente importa para seus negócios”, comentou.

Este acordo se baseia no relacionamento de longa data entre a Databricks e a AWS, seu primeiro parceiro de Nuvem. Os negócios da Databricks na AWS já ultrapassaram uma taxa de execução de US$ 1 bilhão, alimentada em parte pelo AWS Marketplace, onde o valor total do contrato dobrou em uma base anualizada nos últimos dois anos.

Como parte desse relacionamento, a Databricks e a AWS continuarão investindo em recursos e programas de produtos para oferecer suporte aos clientes, incluindo:

Otimização de modelos personalizados e segurança aprimorada: a Databricks e a AWS colaborarão no desenvolvimento de modelos personalizados criados com o Mosaic AI usando chips AWS Trainium para melhorar o custo e a performance do treinamento e da execução de LLMs. O AWS Trainium se beneficia do AWS Nitro System, uma coleção de componentes de hardware e software projetados para fornecer alta performance, disponibilidade, Privacidade e segurança para cargas de trabalho baseadas em nuvem.

Migração e modernização para IA generativa: a Databricks e a AWS trabalharão com parceiros integradores de sistemas (SI) para migrar propriedades de dados executadas em datacenters locais para a AWS e acelerar a modernização de suas plataformas de dados.

Soluções e aceleradores personalizados do setor: à medida que a demanda por IA generativa cresce em setores como mídia, entretenimento e serviços financeiros, a Databricks e a AWS continuarão a desenvolver soluções conjuntas do setor que ajudem os clientes a resolver desafios em sua organização e impulsionar a inovação.

Maior facilidade de uso: as duas empresas estão facilitando a adoção e a execução do Databricks na AWS por meio de novas integrações no AWS Marketplace, incluindo integração e configuração simplificadas e computação sem servidor com tecnologia da AWS.

Programas conjuntos de entrada no mercado de IA generativa: juntamente com seus parceiros de SI, a Databricks criará soluções técnicas e recursos de implementação para ajudar os clientes a identificar cargas de trabalho de IA generativa e migrações locais que podem ser otimizadas com a Databricks na AWS.

Expandindo as iniciativas de co-marketing: a Databricks e a AWS continuarão investindo em programas estratégicos de marketing conjunto, incluindo os principais eventos do setor de cada empresa. Este trabalho também incluirá recursos técnicos de marca conjunta e eventos focados no desenvolvedor projetados para permitir que os clientes prototipem soluções de IA generativas.
Compromisso contínuo com o sucesso conjunto do cliente

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.