book_icon

HPE anuncia arquitetura de refrigeração líquida direta 100% sem ventoinha

Embora a eficiência energética tenha melhorado nos aceleradores de última geração, o consumo de energia continua a se intensificar com a adoção da IA

HPE anuncia arquitetura de refrigeração líquida direta 100% sem ventoinha

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou a primeira arquitetura de sistemas de refrigeração líquida direta 100% sem ventoinha do setor para melhorar a eficiência energética e de custos de implementações de IA em larga escala. A empresa apresentou a inovação em seu AI Day, realizado em uma de suas instalações de fabricação de sistemas de IA de última geração. Durante o evento, a empresa apresentou sua experiência e liderança em IA em empresas, governos soberanos, provedores de serviços e construtores de modelos.

Embora a eficiência energética tenha melhorado nos aceleradores de última geração, o consumo de energia continua a se intensificar com a adoção da IA, superando as técnicas tradicionais de resfriamento.

A arquitetura de resfriamento líquido direto 100% sem ventoinha oferece benefícios exclusivos, incluindo uma redução de 37% na potência de resfriamento necessária por blade de servidor,

As organizações que executam grandes cargas de trabalho de IA precisarão fazer isso com mais eficiência. A maneira mais eficaz de resfriar os sistemas de IA de próxima geração é por meio do resfriamento líquido direto, do qual a HPE é pioneira. Essa tecnologia de resfriamento crítica permitiu que os sistemas da HPE fornecessem 7 dos 10 principais supercomputadores da lista Green500, que classifica os supercomputadores mais eficientes em termos de energia do mundo.

Com base nessa experiência, a arquitetura de resfriamento líquido direto 100% sem ventoinha da HPE traz os benefícios de custo e eficiência energética que as implementações de IA soberana já estão desfrutando para um conjunto mais amplo de organizações que criam IA generativa em larga escala.

“À medida que as organizações adotam as possibilidades criadas pela IA generativa, elas também devem avançar nas metas de sustentabilidade, combater os crescentes requisitos de energia e reduzir os custos operacionais”, disse Antonio Neri, presidente e CEO da HPE. “A arquitetura que revelamos usa apenas refrigeração líquida, oferecendo maiores vantagens de eficiência energética e de custo do que as soluções alternativas no mercado. Na verdade, essa arquitetura de resfriamento líquido direto tem o potencial de produzir uma redução de 90% no consumo de energia de resfriamento em comparação com os sistemas tradicionais refrigerados a ar. A experiência da HPE na implementação dos maiores ambientes de TI refrigerados a líquido do mundo e nossa liderança de mercado de várias décadas nos colocam em uma excelente posição para continuar a capturar a demanda de IA”, afirmou.

A arquitetura do sistema é construída sobre quatro pilares:

– Um design de resfriamento de 8 elementos que inclui resfriamento líquido para GPU, CPU, blade de servidor completo, armazenamento local, malha de rede, rack/gabinete, pod/cluster e unidade de distribuição de refrigerante (CDU).

– Projeto de sistema de alta densidade e alto desempenho, completo com testes rigorosos, software de monitoramento e serviços no local para apoiar a implementação bem-sucedida desses sofisticados sistemas de computação e resfriamento.

Design de malha de rede integrado para grande escala, integrando conexões de baixo custo e baixo consumo de energia.

Design de sistema aberto para oferecer flexibilidade de escolha em aceleradores

A arquitetura de resfriamento líquido direto 100% sem ventoinha oferece benefícios exclusivos, incluindo uma redução de 37% na potência de resfriamento necessária por blade de servidor, quando comparada ao resfriamento líquido direto híbrido sozinho. Isso reduz os custos de serviços públicos, a produção de carbono e o ruído do ventilador do data center. Além disso, como os sistemas que usam essa arquitetura podem suportar maior densidade de gabinete de servidor, eles consomem menos espaço físico.

 

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.