book_icon

Os planos da Intel para acelerar a convergência entre IA e segurança

No Intel Innovation 2023, a fabricante apresentou uma abordagem definida por software e acelerada por silício, construída sobre uma base aberta que permite escolha, confiança e segurança

Os planos da Intel para acelerar a convergência entre IA e segurança

No Intel Innovation 2023 realizado esta semana (19 e 20/9), Greg Lavender, diretor de Tecnologia da Intel, traçou uma visão detalhada de como a filosofia de ecossistema aberto e de desenvolvimento em primeiro lugar da Intel está funcionando para garantir as oportunidades da Inteligência Artificial (IA) são acessíveis a todos.

Os desenvolvedores ansiosos por aproveitar a IA enfrentam desafios que impedem a implementação generalizada de soluções para clientes e da Borda ao Data Center e à Nuvem. Segundo Lavender, a Intel está comprometida em enfrentar esses desafios com uma ampla abordagem definida por software e acelerada por silício, baseada em abertura, escolha, confiança e segurança. Ao fornecer ferramentas que agilizam o desenvolvimento de aplicações seguras de IA e facilitam o investimento necessário para manter e dimensionar essas soluções, a Intel está capacitando os desenvolvedores para levar a IA a todos os lugares.

A criptografia totalmente homomórfica (FHE) permite que cálculos computacionais sejam realizados diretamente em dados criptografados, mesmo que as implementações práticas sejam limitadas pela complexidade e sobrecarga computacional

“A comunidade de desenvolvedores é o catalisador que ajuda as indústrias a aproveitar a IA para atender às suas diversas necessidades – tanto hoje como no futuro”, disse Lavender. “A IA pode e deve ser acessível a todos para ser implementada de forma responsável. Se os desenvolvedores estiverem limitados na escolha de hardware e software, a gama de casos de uso para a adoção de IA em escala global será restrita e provavelmente limitada no valor social que são capazes de oferecer”, completou.

Facilitando a implantação de IA com confiança e segurança

Durante sua palestra no evento, Lavender destacou o compromisso da Intel com a segurança ponta a ponta, incluindo o Intel Transparent Supply Chain para verificar a integridade de hardware e firmware e garantir a computação confidencial para ajudar a proteger dados confidenciais na memória. Hoje, a Intel está expandindo a segurança de sua plataforma e a proteção da integridade de dados com diversas novas ferramentas e serviços, incluindo a disponibilidade geral de um novo serviço de atestado.

Este serviço é o primeiro de um novo portfólio de software e serviços de segurança denominado Intel Trust Authority. Ele oferece uma avaliação unificada e independente da integridade do ambiente de execução confiável e da aplicação de políticas, além de registros de auditoria, e pode ser usado em qualquer lugar que a computação confidencial da Intel seja implantada, incluindo multinuvem, híbrida, local e na borda. O Intel Trust Authority também se tornará um recurso integral para habilitar a IA confidencial, ajudando a garantir a confiabilidade de ambientes de computação confidenciais nos quais a propriedade intelectual (IP) e os dados confidenciais são processados ​​em aplicativos de aprendizado de máquina, particularmente inferindo sobre as gerações atuais e futuras dos processadores Intel Xeon.

“Nossa estratégia de software de IA é baseada em ecossistemas abertos e computação acelerada aberta para fornecer IA em todos os lugares”, disse Lavender. “Existem infinitas oportunidades para escalar a inovação e estamos criando condições equitativas para os desenvolvedores de IA.”

Um ecossistema aberto facilita a escolha com desempenho otimizado

Organizações em todo o mundo estão utilizando a IA para acelerar a descoberta científica, transformar os negócios e melhorar os serviços ao consumidor. No entanto, a aplicação prática das soluções de IA é limitada por desafios que são difíceis de superar pelas empresas, desde a falta de conhecimentos especializados internos e recursos insuficientes para gerir adequadamente o pipeline de IA (incluindo preparação e modelação de dados) até plataformas proprietárias dispendiosas que são caro e demorado para manter continuamente.

A Intel está comprometida em promover um ecossistema aberto que permita facilidade de implementação em diversas arquiteturas. Isso inclui ser membro fundador da Unified Acceleration Foundation (UXL) da Linux Foundation. Este grupo intersetorial está comprometido em fornecer um ecossistema de software acelerador aberto para simplificar o desenvolvimento de aplicativos para implantação em várias plataformas. UXL é uma evolução da iniciativa oneAPI. O modelo de programação oneAPI da Intel permite que o código seja escrito uma vez e implantado em diversas arquiteturas de computação, incluindo CPUs, GPUs, FPGAs e aceleradores. A Intel contribuirá com sua especificação oneAPI para a Fundação UXL para ajudar a impulsionar o desenvolvimento de plataforma cruzada em arquiteturas.

A Intel também está colaborando com os principais fornecedores de software, como Red Hat, Canonical e Suse, para fornecer distribuições otimizadas para Intel de seus lançamentos de software corporativo para ajudar a garantir desempenho otimizado para as mais recentes arquiteturas Intel. No evento, Lavender foi acompanhado por Gunnar Hellekson, vice-presidente e gerente-geral de Negócios do Red Hat Enterprise Linux, para anunciar uma colaboração ampliada que fará com que a Intel contribua com suporte upstream para o ecossistema Red Hat Enterprise Linux (RHEL) usando CentOS Stream. A Intel também continua a contribuir com ferramentas e estruturas de IA e aprendizado de máquina, incluindo PyTorch e TensorFlow.

Intel Granulate

Para ajudar os desenvolvedores a dimensionar o desempenho de maneira rápida e fácil, a Intel Granulate está adicionando o Auto Pilot para redimensionamento de recursos de pod do Kubernetes. A ferramenta de otimização de capacidade oferecerá recomendações automáticas e contínuas de gerenciamento de capacidade para usuários do Kubernetes. Isto lhes permitirá reduzir o investimento necessário para atender às suas métricas de custo-desempenho para ambientes em contêineres. A Intel Granulate também está adicionando recursos de orquestração autônoma para cargas de trabalho do Databricks, o que proporcionará uma redução média de 30% nos custos e 23% no tempo de processamento sem alterações de código.

À medida que o mundo depende cada vez mais da IA ​​para resolver problemas grandes e complexos e proporcionar resultados comerciais reais, há uma necessidade crescente de proteger os modelos, os dados e as plataformas de IA em que são executados contra adulteração, manipulação e roubo. A criptografia totalmente homomórfica (FHE) permite que cálculos computacionais sejam realizados diretamente em dados criptografados, mesmo que as implementações práticas sejam limitadas pela complexidade e sobrecarga computacional.

A Intel disse que planeja desenvolver um acelerador de circuito integrado de aplicação específica (ASIC) para reduzir a sobrecarga de desempenho de um milhão de vezes associada a uma abordagem FHE somente de software. Além disso, a empresa lançará a versão beta de um kit de ferramentas de software de computação criptografado, que permitirá que pesquisadores, desenvolvedores e comunidades de usuários aprendam e experimentem a codificação FHE. Isso acontecerá ainda este ano como parte do Intel Developer Cloud, cuja disponibilidade geral foi anunciada ontem, e incluirá um conjunto de interfaces interoperáveis ​​para desenvolver software FHE, ferramentas de tradução e um simulador de amostra de seu acelerador de hardware.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.