book_icon

Ericsson e SoftBank expandem colaboração para acelerar integração IA-RAN

O objetivo é desbloquear novos casos de uso para provedores de serviços de comunicação usando o poder da IA para aumentar a eficiência da rede

Ericsson e SoftBank expandem colaboração para acelerar integração IA-RAN

A Ericsson e a SoftBank anunciaram nesta segunda-feira (7/10) que pretendem explorar soluções comuns de infraestrutura de rede e computação que permitem que a Inteligência Artificial (IA) e a Rede de Acesso por Rádio (RAN) operem na mesma infraestrutura de rede. O objetivo é desbloquear novos casos de uso para provedores de serviços de comunicação usando o poder da IA para aumentar a eficiência da rede.

A Ericsson e a SoftBank estão entre os líderes proeminentes do setor que formaram a AI-RAN Alliance, revelada no Mobile World Congress Barcelona 2024

As duas empresas conduzirão em conjunto análises técnico-econômicas, desenvolverão protótipos e executarão demonstrações de laboratório para otimizar a convergência de RAN e IA na Borda. A iniciativa também se concentrará no particionamento de hardware, distribuição de carga de trabalho e portabilidade de software em diferentes plataformas de hardware.

A Ericsson e a SoftBank explorarão em conjunto as seguintes áreas-chave:

Otimizando a convergência de IA e RAN: otimizando arquiteturas para oferecer suporte a IA e RAN trabalhando juntas na Borda, com foco em RAN centralizada (C-RAN). incluindo a avaliação dos prós e contras do processamento de IA e RAN de hardware compartilhado.

Coexistência de IA e RAN: gerenciamento de hardware e compartilhamento de carga de trabalho entre aplicativos de IA e RAN.

Demonstrações de engenharia: testando a possibilidade de executar aplicativos RAN e mecanismos de IA na mesma infraestrutura de hardware para ver como eles podem compartilhar recursos.

“Estamos ansiosos por esta colaboração com a SoftBank para explorar a potencial convergência de infraestruturas de IA e RAN. Isso reafirma nosso compromisso com a inovação e a excelência, e acreditamos que levará a novas soluções que capacitam os provedores de serviços de comunicação a construir redes mais abertas, eficientes e versáteis”, disse Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e chefe da área de negócios de Redes da Ericsson.

“A SoftBank dá as boas-vindas a esta nova colaboração com a Ericsson, que se alinha com nossa estratégia de investir em infraestrutura de IA que permite a sobreposição e otimização da RAN. Essa parceria reflete nossa visão de alavancar a IA para aprimorar as redes de comunicação e abre oportunidades de colaboração com os principais participantes do setor”, completou Hideyuki Tsukuda, vice-presidente executivo e CTO da SoftBank.

A Ericsson e a SoftBank estão entre os líderes proeminentes do setor que formaram a AI-RAN Alliance, revelada no Mobile World Congress Barcelona 2024. Essa aliança é um novo esforço colaborativo para integrar a IA à tecnologia celular, com o objetivo de progredir na tecnologia RAN e nas redes móveis.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.