book_icon

Automação de rede óptica reduz custos em até 81%, afirma Nokia

Para quantificar os benefícios da automação em Capex, Opex e oportunidades de geração de receita, a Nokia e a Analysys Mason entrevistaram operadoras globais

Automação de rede óptica reduz custos em até 81%, afirma Nokia

A Nokia, em colaboração com a empresa de pesquisa Analysys Mason, revelou que as operadoras podem esperar até 81% de economia de custos após a implementação da automação de rede óptica para gerenciamento do ciclo de vida da rede e do serviço.

A automação de rede óptica é um facilitador fundamental para as operadoras de rede maximizarem a otimização, a eficiência, a confiabilidade e a escala, bem como a economia de TCO e a monetização de ativos para geração de receita. Isso ocorre em meio a picos no tráfego de dados de fontes como AR/VR, AI/ML e IoT, bem como à tendência crescente de redes ópticas mais programáveis. Apesar disso, a adoção continua lenta devido aos novos desafios com o aumento do Opex.

Os clientes que adotaram os recursos avançados de automação do Nokia WaveSuite estão colhendo os benefícios em todos os estágios do ciclo de vida da rede e do serviço

Para quantificar os benefícios da automação de rede óptica em Capex, Opex e oportunidades de geração de receita, a Nokia e a Analysys Mason entrevistaram operadoras globais que implementaram operações de rede e processos de automação de serviços com o Nokia WaveSuite. Trata-se de uma plataforma completa que automatiza o transporte óptico para reduzir custos e aumentar a confiabilidade e ir ao mercado mais rapidamente com novos serviços para aumentar a receita.

A Analysys Mason descobriu que os benefícios da automação de rede óptica abrangem várias áreas de gerenciamento do ciclo de vida da rede e do serviço, incluindo:

– Redução dos custos operacionais de gerenciamento do ciclo de vida da rede em até 56%, simplificando tarefas complexas de operações de rede para um tempo mais curto para provisionar, configurar, implantar e gerenciar redes ópticas.

– Economia de custos operacionais de até 81% para a prestação de serviços, reduzindo a mão de obra necessária para concluir os processos de orquestração de ordens de serviço, atendimento de serviços e garantia de serviço.

– Redução de Capex de 26% otimizando os recursos de rede e desativando equipamentos de rede legados.

– Aumento de até 10% na receita prevista com as melhores taxas de ganho, combinado com um tempo de entrada no mercado acelerado para serviços e a capacidade de oferecer serviços diferenciados por meio de fatiamento de rede óptica e modelos de negócios de rede como serviço.

– Redução do tempo de atendimento das ordens de serviço, de uma média de 10 dias para 24 horas, contribuindo para uma economia de cerca de 90% nos custos operacionais. Isso permitiu que um operador norte-americano de nível 1 melhorasse suas taxas de ganho em 5x.

“A automação de redes ópticas está proporcionando benefícios tangíveis em implementações do mundo real. A tecnologia agora está passando da fase de adoção inicial e as operadoras de rede que não implementarem automação óptica estarão em desvantagem considerável em termos de custo, capacidade de gerar receita adicional e tempo de lançamento no mercado de novos serviços”, disse Justin van der Lande, diretor de pesquisa da Analysys Mason.

“Os clientes que adotaram os recursos avançados de automação do Nokia WaveSuite estão colhendo os benefícios em todos os estágios do ciclo de vida da rede e do serviço. Isso os ajuda a planejar, configurar, implementar e gerenciar suas redes usando menos recursos e menos tempo, reduzindo o tempo de lançamento no mercado”, finalizou Ravi Parmasad, líder de Automação de Redes Ópticas da Nokia.

Serviço
www.nokia.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.