book_icon

Como a IA generativa pode impulsionar a transformação sustentável da TI

Estudo da IBM mostra que  27% das organizações pesquisadas já estão aplicando IA generativa em suas iniciativas de TI sustentável e 63% planejam seguir o exemplo até o final de 2024

Como a IA generativa pode impulsionar a transformação sustentável da TI

À medida que as organizações se esforçam para equilibrar produtividade, inovação e responsabilidade ambiental, a necessidade de práticas de TI sustentáveis é ainda mais premente. Um novo estudo global do IBM Institute for Business Value revela que as tecnologias emergentes, particularmente a IA generativa, podem desempenhar um papel fundamental no avanço de iniciativas de TI sustentáveis. “No entanto, a transformação bem-sucedida dos sistemas de TI exige uma abordagem estratégica e de sustentabilidade em toda a empresa”, disse Sreejit Roy, sócio sênior e líder de Linha de Serviço da IBM Consulting, em um artigo publicado no blog da companhia.

Segundo o executivo, a IA generativa está criando novas oportunidades para transformar as operações de TI e torná-las mais sustentáveis. As equipes podem usar essa tecnologia para traduzir rapidamente o código em linguagens mais eficientes em termos de energia, desenvolver algoritmos e software mais sustentáveis e analisar o desempenho do código para otimizar o consumo de energia. “27% das organizações pesquisadas já estão aplicando IA generativa em suas iniciativas de TI sustentável e 63% dos entrevistados planejam seguir o exemplo até o final de 2024. Até 2027, 89% esperam usar IA generativa em seus esforços para reduzir o impacto ambiental da TI”, comentou Roy.

Ao fornecer visibilidade de dados, cargas de trabalho e aplicativos em várias nuvens e sistemas, uma plataforma de nuvem híbrida permite que os líderes tomem decisões baseadas em dados

Apesar do crescente interesse em usar IA generativa para iniciativas de sustentabilidade, os líderes devem primeiro considerar suas implicações mais amplas, particularmente o consumo de energia.

64% dizem que estão usando IA generativa e grandes modelos de linguagem, mas apenas um terço deles relata ter feito progressos significativos na abordagem de seu impacto ambiental. Para preencher essa lacuna, os executivos devem adotar uma abordagem ponderada e intencional para a IA generativa, fazendo perguntas como: “O que precisamos alcançar?” e “Qual é o menor modelo que podemos usar para chegar lá?”

Uma abordagem holística da sustentabilidade

Na opinião de Roy, para ter um impacto duradouro, a sustentabilidade deve ser tecida na própria estrutura de uma organização, libertando-se dos silos tradicionais e incorporando-a em todos os aspectos das operações. As organizações líderes já estão adotando essa abordagem, integrando práticas sustentáveis em todas as suas operações, de data centers a cadeias de suprimentos, redes e produtos. Isso permite a eficiência operacional, otimizando a alocação e utilização de recursos, maximizando a produção e minimizando o desperdício.

“Os resultados são reveladores: 98% das organizações pesquisadas que adotam uma abordagem holística em toda a empresa para TI sustentável relatam ver benefícios na eficiência operacional, em comparação com 50% que não o fazem. As organizações líderes também atribuem maiores reduções no uso e nos custos de energia aos seus esforços. Além disso, eles relatam benefícios ambientais impressionantes, com redução duas vezes maior em sua pegada de carbono de TI”, comentou o executivo..

Nuvem híbrida e automação: principais facilitadores da TI sustentável

Muitas organizações estão recorrendo a tecnologias de Nuvem híbrida e automação para ajudar a reduzir sua pegada ambiental e melhorar o desempenho dos negócios. Ao fornecer visibilidade de dados, cargas de trabalho e aplicativos em várias nuvens e sistemas, uma plataforma de nuvem híbrida permite que os líderes tomem decisões baseadas em dados. Isso permite que eles determinem onde executar suas cargas de trabalho, reduzindo assim o consumo de energia e minimizando seu impacto ambiental.

“Na verdade, um quarto (25%) das organizações pesquisadas já está usando soluções de nuvem híbrida para aumentar sua sustentabilidade e eficiência energética. Quase metade (46%) deles relata um impacto positivo substancial em sua sustentabilidade geral de TI. A automação também está desempenhando um papel fundamental nessa mudança. Com 83% das principais organizações aproveitando seu poder para ajustar dinamicamente os ambientes de TI com base na demanda”, observou Roy.

Estratégias de TI sustentáveis para um amanhã melhor

O futuro da inovação está inextricavelmente ligado a um profundo compromisso com a sustentabilidade. À medida que os líderes empresariais aproveitam o poder da tecnologia para gerar impacto, a tomada de decisão responsável é crucial, principalmente diante de tecnologias emergentes, como a IA generativa. Para navegar melhor nessa interseção de TI e sustentabilidade, Roy lista algumas ações a serem consideradas:

1. Gerencie ativamente o consumo de energia associado à IA: otimize o valor da IA generativa enquanto minimiza sua pegada ambiental, gerenciando ativamente o consumo de energia desde o desenvolvimento até a implantação. Por exemplo, escolha modelos de IA projetados para velocidade e eficiência energética para processar informações com mais eficiência, reduzindo o poder computacional necessário.

2. Identifique seus fatores de impacto ambiental: entenda como diferentes elementos de sua propriedade de TI influenciam os impactos ambientais e como isso pode mudar à medida que você dimensiona novos esforços de TI.

3. Adote os princípios de sustentabilidade por design: incorpore avaliações de sustentabilidade nos estágios de design e planejamento de cada projeto de TI, usando uma plataforma de nuvem híbrida para centralizar o controle e obter melhor visibilidade em todo o seu patrimônio de TI.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.