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Consumidores estão preocupados com dados que as empresas coletam deles

Atender às crescentes expectativas dos clientes por uma melhor proteção de suas informações confidenciais agora é um imperativo comercial

Consumidores estão preocupados com dados que as empresas coletam deles

Novos dados de pesquisa da Cohesity, empresa de segurança de dados alimentada por IA, revelam que os consumidores pesquisados em todo o mundo estão muito preocupados com as informações que as empresas coletam deles – especialmente quando são usadas para Inteligência Artificial (IA). A esmagadora maioria dos entrevistados (73% no Reino Unido, 81% nos EUA e 82% na Austrália) criticou as empresas por coletarem muitos de seus dados pessoais ou financeiros. E 9 em cada 10 consumidores estão preocupados que a IA afete a forma como as empresas mantêm os dados dos clientes seguros. Atender às crescentes expectativas dos clientes por uma melhor proteção de suas informações confidenciais agora é um imperativo comercial, com os consumidores preparados para punir as empresas trocando de provedor por qualquer perda de confiança.

A pesquisa com mais de 6 mil consumidores em todo o mundo pesquisou avaliações das práticas de dados da indústria digital. Juntamente com as críticas em torno da fome de dados das empresas, as descobertas também explicitam uma expectativa não atendida de maior diligência das organizações para proteger as informações pessoais dos consumidores uma vez obtidas – conforme identificado por 73% dos entrevistados no Reino Unido, 86% nos EUA e 87% na Austrália.

Sem surpresa, a maioria dos entrevistados é altamente crítica em relação à compra de acesso de volta aos seus dados comprometidos – essencialmente alimentando o modelo de negócios dos criminosos cibernéticos com capital novo

Os entrevistados não estão apenas pedindo uma mudança – eles estão dispostos a mudar seu vendedor preferido se forem vítimas de um ataque cibernético e seus dados forem comprometidos. Um quase consenso entre os usuários nos três países (mais de 90%) disse que eles poderiam parar de fazer negócios com uma empresa se ela fosse vítima de um ataque cibernético.

“Os consumidores entendem claramente que as empresas têm muito o que fazer na área de governança e segurança de dados”, explica James Blake, estrategista global de Segurança Cibernética da Cohesity. “A fome por IA está fazendo com que algumas empresas ignorem a modelagem de ameaças e a devida diligência sobre como seus dados serão expostos. As empresas que desejam usar IA internamente devem investir na segurança e higiene de seus dados para manter a resiliência cibernética, a fim de satisfazer esses consumidores que estão dispostos a votar em suas compras. Aqueles que procuram alavancar os recursos de IA dos fornecedores devem adotar uma abordagem forte e proativa ao risco de terceiros. A confiança do consumidor é rapidamente perdida e os concorrentes estão sempre a apenas um clique de distância, portanto, garantir que as estratégias de IA não introduzam riscos adicionais aos dados do cliente é crucial”, completou.

Medos em torno da coleta de dados de IA não regulamentada

Empresas em todo o mundo esperam milagres da IA, mas grandes quantidades de dados devem ser coletadas para que esses modelos de IA aprendam. Muitas vezes, essa necessidade de dados é priorizada em relação à coleta e manuseio responsáveis de dados. Os usuários privados estão, por sua vez, preocupados com a falta de transparência das empresas em relação às suas práticas de IA:

– Quase todos os consumidores (87% no Reino Unido, 92% nos EUA e 93% na Austrália) estão preocupados que a IA tornará a proteção e o gerenciamento de seus dados muito mais desafiadores.

– A maioria vai um passo além para classificar a IA como um risco à proteção e segurança de dados (64% no Reino Unido, 72% nos EUA e 83% na Austrália).

– Agravando esses temores sobre as implicações da IA para seus dados, os consumidores (70% no Reino Unido, 81% nos EUA e 83% na Austrália) estão severamente preocupados com o uso irrestrito ou não policiado da IA com seus dados, com a grande maioria exigindo maior transparência e regulamentação.

– No mínimo, os usuários privados (74% no Reino Unido, 85% nos EUA e 88% na Austrália) querem que seja solicitada permissão antes que seus dados pessoais ou financeiros sejam inseridos em modelos de IA.

A expectativa de maior transparência também se aplica à prática comum de compartilhamento de dados com provedores terceirizados:

– A grande maioria dos entrevistados (79% no Reino Unido, 87% nos EUA e 90% na Austrália) quer saber com quem seus dados estão sendo compartilhados1.

– A maioria dos entrevistados (77% no Reino Unido, 85% nos EUA e 90% na Austrália) também pede que as empresas examinem as práticas de segurança e gerenciamento de dados de provedores terceirizados com acesso aos dados do cliente.

Sanções caso os dados do consumidor sejam comprometidos

Esse apelo claro por mais controle, transparência e proteção em torno de seus dados é amplamente motivado pelas experiências negativas dos entrevistados. Sem surpresa, a maioria dos entrevistados é altamente crítica em relação à compra de acesso de volta aos seus dados comprometidos – essencialmente alimentando o modelo de negócios dos criminosos cibernéticos com capital novo.

– Mais da metade dos entrevistados (46% no Reino Unido, 75% nos EUA e 62% na Austrália) foram pessoalmente afetados por um ataque cibernético.

– Mais da metade dos entrevistados não concorda com a ideia de que as empresas devem pagar resgates (56% no Reino Unido, 52% nos EUA e 58% na Austrália), condenando a prática comum de empresas que compram para sair de ataques de ransomware.

“Pagar um resgate raramente resulta na recuperação de todos os dados. Ele traz seus próprios desafios logísticos e potencial responsabilidade criminal pelo pagamento de entidades sancionadas – sem mencionar a recompensa de criminosos”, explica James Blake, estrategista global de segurança cibernética da Cohesity. “É hora de as empresas realmente se concentrarem em se alinhar com os melhores fornecedores de resiliência cibernética e encerrar o ciclo. É aqui que a Cohesity pode ajudar”, finaliza.

 

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