book_icon

IA foi o assunto preferido no HP Amplify Partner Conference deste ano

Pat Gelsinger, CEO da Intel Corporation, Satya Nadella, CEO da Microsoft, e Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, falaram aos convidados do evento o que esperam dessa tecnologia

IA foi o assunto preferido no HP Amplify Partner Conference deste ano

A visão de Patrick (Pat) Gelsinger, CEO da Intel Corporation, é de que a Inteligência Artificial (IA) ganhou todos os lugares e o aumento da adoção de IA está impulsionando necessidades de tecnologia de ponta, de wafer a design de sistemas, conforme destacou ao participar, pessoalmente, do HP Amplify Partner Conference 2024, evento realizado nos dias 6 e 7 de março em Las Vegas (EUA).

Em conversa com Enrique Lores, CEO e presidente da HP, Pat Gelsinger comparou o momento de IA ao que passou a internet algumas décadas atrás e destacou o papel do Centrino, marca da Intel que representa seus adaptadores de rede de computadores sem fio Wi-Fi e WiMAX. “Tudo tinha que estar conectado. E é da mesma forma que pensamos na era da IA; tudo se tornará IA e IA estará em cada ambiente de ponta, em cada centro comercial, em cada local de produção. Todos eles se tornarão habilitados para IA”, explicou.

Isso significa que a experiência de PC será redefinida, assim como o papel dos data centers será redefinido a cada experiência na Nuvem. “Hoje, estamos no 22º, 23º ano na Nuvem e mais de 60% da computação é feita na Nuvem. Porém, 80% dos dados não estão na Nuvem e mais de 90% dos dados não são usados. Ok, IA em todos os lugares. Como transformamos todos esses dados em casos de uso poderosos para o futuro? E nossa estratégia é  incorporá-la em cada um de nossos produtos”, detalhou Gelsinger.

Comparando com o movimento do Wi-Fi, que, uma vez padronizado, ganhou o mundo. “Tivemos batalhas de padrões, decisões corretas de alocação de espectro e essa ideia de espectro não-licenciado. E o que aconteceu nesses primeiros três anos de Wi-Fi? Nada, certo, foi meio confuso, mas então algum tratado se tornou a força motriz e, de repente, cada cafeteria, cada quarto de hotel tinha que ser pontos de acesso habilitados para Wi-Fi em todos os lugares”, lembrou.

Na jornada de incorporar Inteligência Artificial aos PCs, Gelsinger ressaltou que serão os casos de uso os principais impulsionadores da tecnologia. Serão aplicativos com recursos de IA, as comunicações, novas visualizações, processamento de carga de trabalho diretamente no cliente, por exemplo.

Falando para os parceiros, o CEO da Intel recomendou que aprendam os novos aplicativos e casos de uso, da mesma forma como o que as novas oportunidades de IA podem fazer com que os clientes tenham sucesso.

IA muda interface do usuário e raciocínio, destaca CEO da Microsoft

As novas tecnologias terão um impacto amplo na sociedade e no ecossistema da indústria. “Quando falamos sobre IA, penso que há duas mudanças fundamentais. Uma delas é a nova interface do usuário. A outra coisa é que temos um novo mecanismo de raciocínio”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft, ao participar por videoconferência no Amplify Partner Conference 2024.

Em uma conversa com o presidente e CEO da HP, Enrique Lores, Nadella destacou que a nova interface de usuário em linguagem natural aponta para uma nova tecnologia que pode  reinventar computadores. Para ele, estamos diante de uma oportunidade de reinventar todas as camadas da pilha de tecnologia e as plataformas. “Há muita inovação que será impulsionada ao longo do tempo”, enfatizou.

Questionado sobre os computadores pessoais com Inteligência Artificial incorporada — ou AI PCs, em inglês, e que foi tema que norteou o APC 24 —, Nadella disse que pensa o AI PC como um PC com Microsoft Copilot, ajudando as pessoas a criarem mais rapidamente. “É melhor começar com um primeiro rascunho, seja você escrevendo um código, seja criando uma imagem ou um documento”, exemplificou. É por isso, reforçou, que a inteligência artificial generativa desponta como uma tecnologia revolucionária.

Garantir a difusão dessa tecnologia é chave, assim como trabalhar para que esteja disponível para qualquer desenvolvedor de software. “Isso eu acho que vai ser muito importante”, disse, enumerando três prioridades nesse campo. Uma é difundir tudo isso rapidamente, o que significa usar os novos PCs à medida que eles são preenchidos com novos recursos, com alguns  sendo totalmente capazes de rodar IA não apenas na Nuvem, como também na Borda. A segunda é adotar todas ferramentas, levando os benefícios para  os usuários.

“E, por último, vamos todos estar fundamentados no fato de que temos que fazer isso com responsabilidade. Uma das coisas que gosto no estado atual da indústria tecnológica é que não estamos apenas falando sobre todos os benefícios do cérebro da nova tecnologia, mas também pensando nas consequências indesejadas”, ponderou.

IA ajuda a compreender o mundo, disse Sundar Pichai, do Google

A Inteligência Artificial é uma velha conhecida do Google, que aposta que a tecnologia serve como uma ferramenta essencial para que possa progredir na sua missão de organizar a informação do mundo e compreendê-lo de uma forma mais profunda. “Pensamos sobre IA por um longo período e a razão pela qual focamos em IA é essencialmente a questão de entender o mundo e sabemos que precisamos de IA para isso”, disse Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, conversando por videoconferência com o presidente e CEO da HP, Enrique Lores, durante o Amplify Partner Conference 2024.

Para endereçar este desafio, Sundar Pichai destacou que é necessário melhorar o conhecimento e o aprendizado e também melhorar a produtividade para aumentar a criatividade. “Estamos investindo sem precedentes em tecnologia de ponta e queremos levar isso a todos diretamente nos dispositivos”, apontou. A jornada de incorporar IA está “mal na ponta do iceberg” e não se deve subestimar o quanto uma profunda mudança de paradigma afeta a interface do usuário e como as pessoas interagem com a própria computação.

Dada a quantidade de mudanças que estão por vir e as oportunidades que se abrem, o que os parceiros devem começar a fazer hoje para se preparar?, questionou Lores. “Para mim, é um momento emocionante”, apontou Sundar Pichai, antes de compartilhar seus insights. O CEO do Google sugeriu que se experimente IA nos fluxos de trabalho internamente para entender, nativamente, quais são as mudanças. Repensar alguns dos fluxos de trabalho com IA é uma grande oportunidade.

Em termos de entrada no mercado, Pichai afirmou que a companhia está comprometida em trazer muitas ofertas de IA, como o Gemini para o espaço de trabalho. “Todas essas são habilidades que queremos fazer parceria para revender”, disse. Os modelos Gemini estarão amplamente disponíveis. “Então, significa literalmente que, se você estiver no seu Chromebook, a qualquer momento, poderá entender todo o contexto do que está vendo. E você pode perguntar algo, mas ele sabe naquele momento o que você está vendo no contexto que terá e pode entregar uma experiência sob medida para você”, detalhou.

Para Sundar Pichai, a inovação que veremos nos próximos 12, 18 ou 24 meses será uma das maiores. “Será uma década de ouro de inovação e, portanto, esperamos que possamos fazer parcerias para trazer todas essas experiências para os usuários”, finalizou.

A jornalista Roberta Prescott viajou a Las Vegas (EUA) a convite da HP

 

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.