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Vendedores que usam ferramentas de IA são mais produtivos, afirma Gartner

A pesquisa também revelou que 72% dos vendedores se sentem sobrecarregados com o número de habilidades necessárias e 50% estão sobrecarregados com a quantidade de tecnologia

Vendedores que usam ferramentas de IA são mais produtivos, afirma Gartner

Os vendedores que efetivamente fazem parceria com ferramentas de IA têm 3,7 vezes mais chances de atingir a cota do que aqueles que não o fazem, de acordo com uma pesquisa da Gartner. Foram entrevistados 1.026 vendedores B2B de janeiro a março de 2024 para entender quais habilidades são necessárias para se destacar em um ambiente B2B em constante mudança.

Além da parceria de IA, outras competências importantes incluem flexibilidade tática e mentalização, que aumentam a probabilidade de atingir a cota em 3,4 vezes e 2,9 vezes, respectivamente. Flexibilidade tática é a capacidade de ajustar, adaptar e inovar nas abordagens de vendas. Mentalizar é a capacidade do vendedor de inferir crenças, sentimentos e intenções tácitas para prever e influenciar o comportamento do comprador.

Os líderes de vendas devem apoiar seus vendedores no desenvolvimento de competências-chave, ou correm o risco de prejudicar a produtividade e potencialmente levar ao esgotamento e ao desengajamento

“Os diretores de vendas (CSOs) devem preparar seus vendedores para o cenário em mudança na compra B2B”, disse Antra Sharma, diretora de Pesquisa na Prática de Vendas do Gartner. “Ao priorizar as competências e habilidades que impulsionam os resultados comerciais no atual ambiente de compras, os CSOs podem refinar sua estratégia de talentos para aumentar essas habilidades e impulsionar a adoção de habilidades a longo prazo por meio de treinamento direcionado, remuneração e plano de carreira”, completou.

A pesquisa também revelou que 72% dos vendedores se sentem sobrecarregados com o número de habilidades necessárias para seu trabalho e 50% estão sobrecarregados com a quantidade de tecnologia necessária. Vendedores sobrecarregados têm 45% menos probabilidade de atingir a cota, levando a piores resultados comerciais para suas organizações.

“Os vendedores ficam impressionados com o número de habilidades que consideram necessárias para o sucesso”, disse Michael Katz, diretor sênior de Pesquisa do Gartner. “Os líderes de vendas devem apoiar seus vendedores no desenvolvimento de competências-chave, ou correm o risco de prejudicar a produtividade e potencialmente levar ao esgotamento e ao desengajamento”, comentou.

Para promover as competências de vendedores de alto desempenho em suas equipes de vendas, as OSCs devem:

● Priorizar a qualificação das competências do vendedor que se alinham com as mudanças no ambiente de compra B2B e têm o impacto mais significativo nos resultados comerciais.

● Impulsione a adoção de habilidades a longo prazo, incorporando-as aos principais aspectos do trabalho do vendedor, como remuneração e plano de carreira.

● Crie ou modifique um modelo de competência que destaque os comportamentos associados a cada habilidade priorizada e como eles se relacionam com a tecnologia.

 

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