book_icon

Computação Quântica tem potencial para revolucionar o setor da tecnologia no Brasil

Investimentos no mercado de Computação Quântica devem atingir cerca de US$ 16,4 bilhões até o final de 2027, segundo Dados do IDC

Computação Quântica tem potencial para revolucionar o setor da tecnologia no Brasil

As discussões sobre o avanço da Computação Quântica no Brasil e no mundo estão cada vez mais em alta. Conforme Dados do IDC, os investimentos no mercado de Computação Quântica devem atingir cerca de US$ 16,4 bilhões até o final de 2027. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 2025 foi definido como o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas, com a meta de incentivar instituições de pesquisa e de ensino a se engajarem na divulgação de conceitos relacionados ao tema, para que avanços na área sejam realizados. Com o potencial de revolucionar o setor da tecnologia, a ferramenta já é utilizada em importantes ações, como a prevenção de desastres climáticos e a otimização de recursos naturais. Além disso, pesquisadores já apontam que a Computação Quântica é uma forte tendência para os próximos anos.

De olho nas tendências do mercado de tecnologia para o futuro e em trazer esse debate para os profissionais da área, a 18º edição do The Developers Conference (TDC) terá um fórum exclusivo para falar de Computação Quântica, que acontece em São Paulo no dia 20 de setembro.

Atualmente, a IA é a tecnologia do presente e a Computação Quântica, a do futuro, então precisamos estar preparados para isso 

A Computação Quântica é uma tecnologia que utiliza aspectos da ciência da computação, da física e da matemática para resolver mais rapidamente problemas difíceis (ou até impossíveis) para os supercomputadores tradicionais. A tecnologia também opera em uma abordagem de computação diferente: ela utiliza os qubits em vez dos bits. Diferente dos bits tradicionais, o bit Quântico é baseado nas leis da Mecânica Quântica e pode ser colocado em uma superposição de estados, permitindo que computadores rodem diversos cálculos ao mesmo tempo, com uma maior escala e fonte de Dados.

Alexandre Ramos, professor da Universidade de São Paulo (USP), explica que o Computador Quântico já possui aplicações práticas no dia a dia, principalmente para que seja possível entender certos fenômenos da natureza Quântica. “As aplicações com maior potencial que existem são aquelas que a gente usa os Computadores Quânticos para simular processos de reações químicas”, afirma Alexandre. “Nós temos expectativa de conseguir melhorar o entendimento dessas reações químicas e consequentemente produzir inovações tecnológicas que ajudem a gente a, por exemplo, enfrentar as mudanças climáticas ou criar condições de mitigação dos efeitos dessas mudanças”.

Uma das empresas que já começou a investir nesta tecnologia é a QuaTi, startup especializada em computação e informação Quântica, focada no desenvolvimento de tecnologias e prontidão tecnológica. “Na QuaTI, estamos focados em aplicações que utilizam a computação quântica para prever desastres climáticos e otimizar a gestão de recursos naturais. Uma das nossas principais iniciativas envolve o uso de Redes Neurais Híbridas para melhorar a precisão nas previsões meteorológicas, especialmente em relação a eventos extremos, como enchentes”, diz Gustavo Arruda, fundador e pesquisador científico da empresa.

Para que seja possível utilizar esta tecnologia na startup, Gustavo explica que a QuaTi está utilizando sensores meteorológicos para coletar Dados em tempo real e alimentar seus modelos de previsão, permitindo que governos e empresas tomem decisões preventivas e eficazes. O case sobre esse uso da Computação Quântica será detalhado na palestra “Quantum for Change – Previsões de Enchentes com o uso de Quantum Machine Learning”, ministrada por Gustavo e Marcos César de Oliveira, professor da Unicamp.

“Hoje, as maiores e principais companhias do Brasil já possuem executivos focados nesta tecnologia. Nossa visão é que existe a tecnologia do presente e a do futuro. Atualmente, a IA é a tecnologia do presente e a Computação Quântica, a do futuro, então precisamos estar preparados para isso”, afirma Yara Mascarenhas, diretora Geral do TDC.

Para Alexandre, com a crescente demanda de pesquisa e projetos em Inteligência Artificial e Computação Quântica, o desenvolvimento da IA será um habilitador do boom da Computação Quântica. “Existem diversos grupos no Brasil e no mundo fazendo pesquisas nessa área, além de programas nacionais de investimento para desenvolver esse setor. Não devemos nos perguntar se haverá um boom da Computação Quântica, mas sim quando”, afirma o professor.

Fórum de Computação Quântica
A 18º edição do The Developers Conference (TDC) terá um espaço exclusivo para explorar e discutir o avanço tecnológico da computação quântica no Brasil e no mundo. Realizado no dia 20 de setembro, das 10h às 18h, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo, o Fórum de Computação Quântica é um espaço voltado para líderes, pesquisadores e profissionais do setor de tecnologia, com foco em fortalecer o ecossistema de Computação Quântica, promovendo a conexão entre os principais profissionais do setor.

O espaço já possui palestras e palestrantes confirmados no site oficial do evento. A abertura será realizada por Yara Mascarenhas, Carlos Rischioto, Alexandre Ramos e Gustavo Arruda. Confira os temas das palestras:

Uma perspectiva global e nacional sobre os investimentos em tecnologias Quânticas – por Felipe Fernandes Fanchini, da Unesp & QuaTI;
Perspectivas da Computação Quântica na área de saúde – por Júlio Vieira, da GE Healthcare;
Quantum for Change – Previsões de Enchentes com o uso de Quantum Machine Learning – por Gustavo Arruda, da QuaTI, e Marcos César de Oliveira, da QuaTI e Unicamp;
QuEra, Computação Quântica com átomos neutros – por Tommaso Macri, da QuEra Computing;
Algoritmos quânticos no setor financeiro – por Jose Erinaldo Da Fonseca, da Venturus;
Computação Quântica e Inteligência Artificial Avanços Rápidos e Inovações Antecipadas – por Ana Paula Appel, da IBM;
A Nova Fronteira da Cibersegurança: Criptografias resistentes à Computadores Quânticos – por Sérgio Franco de Sá Júnior, da evolutionQ inc., e Carlos Rischioto, da IBM.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.