Com o tema “Think The Future. Think Ahead”, a segunda edição do Futurecom Digital Week (8 a 11/11), evento que será 100% digital, debaterá tecnologias como 5G, Inteligência Artificial, Virtualização, Infraestrutura e Conectividade, Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Edge Computing, Data Analytics, Redes Neutras entre outras. Mas a grande novidade deste ano será a interatividade, graças à tecnologia de Metaverso. Os participantes vão poder protagonizar experiências dentro da plataforma, acessando o ambiente virtual e, por meio de dispositivos em uma Nuvem central, serão conectados a quatro ilhas – Digital Divide (cidade inclusiva), Smart City, Agro World e Industry World.
No caso da Smart City, o participante poderá clicar nos elementos – ônibus elétrico, patinete e drones, por exemplo – para acessar um vídeo explicativo e obter mais informações sobre funcionalidades, benefícios, economia, entre outros aspectos tecnológicos. Já na ilha Digital Divide, por meio da cidade remota, o participante se conectará com o mundo proporcionado pela tecnologia mais moderna. Nos mundos totalmente automatizados de Agro e de Industry, a experiência levará a uma navegação para os novos dispositivos que já são realidade e os que serão adotados com a chegada do 5G e outras tecnologias do futuro. Tudo isso, com uma grade extensa e diária com webinars, podcasts e meetups, white paper, e-books e uma infinidade de conteúdos exclusivos.
“Não será preciso baixar qualquer tipo de software para entrar no Metaverso, tudo é feito pela internet. Também não será preciso ter óculos de Realidade Aumentada ou hardware especial, qualquer um poderá usar a ferramenta”, explica Theresa Christina Oiticica Braconnot, líder de Planejamento na MCI Brasil, empresa que desenvolveu a plataforma.
“Serão quatro dias de imersão em um mundo novo e totalmente conectado, em que os participantes poderão experimentar a sensação de presença como se realmente tivessem se teletransportado para um universo paralelo juntamente com muitas outras pessoas. O acesso ao Metaverso se dará por meio de uma Nuvem que permeia todas as ilhas de aplicações e experiências, que poderão ser visitadas individualmente em diferentes momentos da jornada. O objetivo é promover interação em tempo real para que as pessoas conheçam as soluções, como se realmente estivessem visitando espaços em uma feira, troquem experiências, compartilhem conhecimento e façam negócios”, complementa Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets Brasil, organizadora do evento.
A plataforma de Metaverso demandou seis meses de trabalho e envolveu profissionais de diversas áreas, como desenvolvedores de softwares, designers gráficos, profissionais de conteúdo de games, entre outros. “Ao apresentar essa nova realidade, queremos promover uma experiência única, imersiva e exclusiva no maior evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina. Certamente, seremos um dos primeiros a explorar no Brasil – de maneira estruturada – este conceito que está ganhando o mundo como uma ferramenta capaz de transportar as pessoas para uma nova realidade, onde podem trabalhar, jogar e fazer networking em um espaço totalmente interativo”, afirma Hermano.
Serviço
www.futurecom.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo