A Oracle e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram o lançamento do Oracle Database@AWS, uma nova oferta que permite aos clientes acessar o Oracle Autonomous Database em infraestrutura dedicada e o Oracle Exadata Database Service na AWS. O Oracle Database@AWS fornecerá aos clientes uma experiência unificada entre a Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e a AWS, oferecendo administração simplificada de banco de dados, faturamento e suporte unificado ao cliente. Além disso, os clientes terão a capacidade de conectar perfeitamente dados corporativos em seu Oracle Database a aplicativos executados no Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), serviços do AWS Analytics ou serviços avançados de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) da AWS, incluindo o Amazon Bedrock.
Com acesso direto ao Oracle Exadata Database Service na AWS, incluindo o Oracle Autonomous Database em infraestrutura dedicada e cargas de trabalho executadas no Oracle Real Application Clusters (RAC), o Oracle Database@AWS permite que os clientes reúnam todos os seus dados corporativos para impulsionar a inovação. A nova oferta fornece uma conexão de rede de baixa latência entre bancos de dados Oracle e aplicativos na AWS. Isso permite que os clientes se beneficiem do Oracle Autonomous Database, um serviço Oracle Database totalmente automatizado e gerenciado, e do desempenho, disponibilidade, segurança e economia do Oracle Exadata Database Service, enquanto desfrutam dos benefícios de segurança, agilidade, flexibilidade e sustentabilidade fornecidos pela AWS.
“Estamos vendo uma enorme demanda de clientes que desejam usar várias Nuvens”, disse Larry Ellison, presidente e CTO da Oracle. “Para atender a essa demanda e oferecer aos clientes a escolha e a flexibilidade que eles desejam, a Amazon e a Oracle estão conectando perfeitamente os serviços da AWS com a mais recente tecnologia Oracle Database, incluindo o Oracle Autonomous Database. Com a Oracle Cloud Infrastructure implantada nos datacenters da AWS, podemos fornecer aos clientes o melhor desempenho possível de banco de dados e rede”, afirmou.
“Já em 2008, os clientes podiam executar suas cargas de trabalho Oracle na Nuvem e, desde então, muitas das maiores organizações sensíveis à segurança do mundo optaram por implementar seu software Oracle na AWS”, disse Matt Garman, CEO da AWS. “Essa nova parceria mais profunda fornecerá serviços de banco de dados Oracle na AWS para permitir que os clientes aproveitem a flexibilidade, a confiabilidade e a escalabilidade da nuvem mais amplamente adotada do mundo, juntamente com o software corporativo no qual confiam”, comentou.
O Oracle Database@AWS ajudará os clientes a continuar acelerando sua migração para a nuvem e modernizando seus ambientes de TI. Os clientes também podem se beneficiar de:
– Integração de ETL zero entre os serviços do Oracle Database e os serviços do AWS Analytics. Os clientes poderão conectar e analisar dados de forma contínua e segura em serviços e aplicativos do Oracle Database que já estão em execução na AWS para obter insights mais rápidos e profundos sem precisar criar pipelines.
– Opções flexíveis para simplificar e acelerar a migração de seus bancos de dados Oracle para a nuvem, incluindo compatibilidade com ferramentas de migração comprovadas, como o Oracle Zero Downtime Migration.
– Uma experiência de aquisição simplificada por meio do AWS Marketplace que permite que os clientes comprem serviços do Oracle Database usando seus compromissos existentes da AWS e usem seus benefícios de licença Oracle existentes, incluindo Bring Your Own License (BYOL) e programas de desconto, como o Oracle Support Rewards (OSR).
– Uma experiência de suporte totalmente unificada da AWS e da Oracle, bem como orientação por meio de arquiteturas de referência, zonas de destino e outros materiais para que os clientes criem e executem com sucesso seus aplicativos corporativos mais confiáveis na nuvem.
Integração perfeita com o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) para uma maneira fácil e segura de executar backups e restauração de banco de dados e ajudar na recuperação de desastres.
Os clientes podem iniciar facilmente sua experiência com o Oracle Database@AWS usando ferramentas familiares, como o Console de Gerenciamento da AWS ou por meio da Interface de Linha de Comando (CLI), bem como do AWS CloudFormation. Eles também podem aproveitar a arquitetura de várias zonas de disponibilidade (AZ) da AWS, que permite que os clientes arquitetem seus aplicativos em vários locais independentes, permitindo que eles criem e executem cargas de trabalho com níveis mais altos de disponibilidade. O Oracle Database@AWS estará disponível em pré-visualização no final do ano, com disponibilidade mais ampla em 2025, à medida que se expande para novas regiões para atender às necessidades dos clientes.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo