book_icon

Simpress compensa 4 000 toneladas de carbono e lança Calculadora de CO2

As políticas de ESG precisam estar cada vez mais presentes no cotidiano das organizações, e a rápida adesão dos clientes ao nosso projeto Carbon Neutral mostra que as áreas de tecnologia estão comprometidas com essa pauta

Simpress compensa 4 000 toneladas de carbono e lança Calculadora de CO2

A Simpress, empresa pioneira em outsourcing de equipamentos de TI no País, comemora os primeiros 15 meses do Carbon Neutral, programa de compensação de emissões de CO2, com ótimos resultados: 4 000 toneladas de carbono compensadas e mais de 8 000 árvores plantadas. A Simpress é a primeira empresa do setor a neutralizar o carbono emitido pelo consumo de energia dos dispositivos locados pelos seus clientes. Atualmente, a Simpress faz a gestão de mais de 600 000 dispositivos como notebooks, smartphones, impressoras e coletores de dados, distribuídos por mais de 2 400 clientes em todo o Brasil.

Para celebrar este marco, a Simpress, em parceria com a NDD Tech, empresa catarinense de tecnologia, lançam uma inédita Calculadora de CO2, permitindo que qualquer empresa interessada em neutralizar suas emissões calcule a quantidade de árvores necessárias para compensar os gases de efeito estufa gerados pelo consumo de energia elétrica dos seus equipamentos de TI. A plataforma realiza algumas perguntas simples sobre o número de smartphones, notebooks e demais equipamentos de TI ativos na empresa, funcionários, quantidade de páginas impressas em seu parque de impressão, e, ao final, gera a quantidade necessária de plantio de árvores para compensar sua pegada de carbono. O cálculo é baseado na média de consumo de energia elétrica de cada tipo de equipamento e o método adotado na compensação segue a certificação de plantação FSC (Forest Stewardship Council).

A Simpress faz o cálculo do consumo de energia elétrica de cada equipamento contratado por mês e, então, o plantio da quantidade proporcional de árvores é realizado em área de reflorestamento de 2 000 hectares, na serra catarinense, o que compensa as emissões de CO2

“Nossa Calculadora de CO2 surgiu como uma forma de ampliarmos a crescente demanda por soluções e estratégias ESG entre os nossos clientes, que podem fazer essa compensação de forma simples”, afirma Georgia Rivellino, diretora de Marketing e Produtos da Simpress. Atualmente, de acordo com o IDC Brasil, 79% das empresas de grande porte já avaliam se o uso de uma determinada tecnologia vai demandar mais ou menos recursos naturais. Cerca de 1 000 contratos da Simpress já incluem a neutralização de carbono dos equipamentos. A meta da companhia é, até 2030, estar com 100% da base instalada neutralizada.

Em parceria com o projeto Green Carbon da NDD Tech, a compensação é feita por meio do plantio de árvores. A Simpress faz o cálculo do consumo de energia elétrica de cada equipamento contratado por mês e, então, o plantio da quantidade proporcional de árvores é realizado em área de reflorestamento de 2 000 hectares, na serra catarinense, o que compensa as emissões de CO2. Todos os clientes que aderem ao Carbon Neutral recebem um certificado do Green Carbon com chave de validação e selo digital de plantação FSC (Forest Stewardship Council), além de um laudo técnico de sequestro de gás carbônico.

“Estamos focados na preservação do meio ambiente, assim como a Simpress. Por isso, desde o lançamento do Carbon Neutral, em 2023, unimos forças para a mitigação das mudanças climáticas. A Calculadora de CO2 é mais um passo em direção a este objetivo. Nos unimos para levar mais conscientização às empresas, contribuindo com essa jornada sustentável. Nosso desejo é que mais organizações inovem e criem ações como essas para sequestrar o máximo de CO2 possível”, afirma Anderson Kolberg, diretor comercial da vertical de negócio de Dispositivos na NDD Tech.

Economia circular e outras iniciativas
O modelo de outsourcing oferecido pela Simpress é uma boa opção para colaborar com o meio ambiente, uma vez que incentiva a economia circular, cuida do descarte correto dos dispositivos e reduz a aquisição desnecessária de novos equipamentos. Além disso, permite que as empresas tenham acesso a aparelhos modernos e eficientes sem precisar investir em sua compra e manutenção.

“As políticas de ESG precisam estar cada vez mais presentes no cotidiano das organizações, e a rápida adesão dos clientes ao nosso projeto Carbon Neutral mostra que as áreas de tecnologia estão comprometidas com essa pauta”, afirma Georgia.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.