book_icon

Nokia e Axiom Space desenvolvem trajes espaciais com comunicação celular

Os trajes espaciais com comunicação 4G/LTE serão usados para a missão lunar Artemis III, permitindo vídeo HD, dados de telemetria e transmissão de voz por vários quilômetros na Lua

Nokia e Axiom Space desenvolvem trajes espaciais com comunicação celular

A Nokia anunciou uma parceria com a Axiom Space para integrar recursos avançados de comunicação 4G/LTE nos trajes espaciais de próxima geração que serão usados para a missão lunar Artemis III. Juntas, a Nokia e a Axiom Space incorporarão recursos de rede celular de alta velocidade na Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom (AxEMU), suportando vídeo HD, dados de telemetria e transmissão de voz ao longo de vários quilômetros na Lua. Esse avanço permitirá que os tripulantes do Artemis III capturem vídeo em tempo real e se comuniquem com os controladores da missão na Terra enquanto exploram a superfície lunar.

“A Axiom Space está entusiasmada em trabalhar com a Nokia para desenvolver os recursos avançados de nosso traje espacial de próxima geração. A adição de capacidade de rede 4G/LTE de alta velocidade na Lua servirá como uma ponte vital que liga os astronautas à Terra, facilitando a troca de dados cruciais e permitindo a comunicação de vídeo de alta definição a longas distâncias”, disse Russell Ralston, vice-presidente executivo de atividades extraveiculares da Axiom Space.

O desenvolvimento da Axiom Space desses trajes espaciais de última geração e as inovações de comunicação da superfície lunar da Nokia são avanços significativos para promover a liderança americana na exploração espacial

A Nokia planeja implementar a primeira rede celular na Lua como parte da missão IM-2 da Intuitive Machines, que está programada para ser entregue ao local de lançamento em 2024. Durante essa missão, a Nokia pretende demonstrar que a conectividade celular pode facilitar comunicações cruciais durante futuras missões lunares ou a Marte. O Sistema de Comunicações de Superfície Lunar (LSCS) da Nokia, pioneiro na pesquisa e inovação do Nokia Bell Labs, será implantado durante o IM-2 e será adaptado para uso no traje espacial AxEMU.

“Assim como os astronautas precisarão de suporte de vida, abrigo e comida, eles precisarão de redes avançadas para se comunicarem uns com os outros e realizarem seu trabalho crucial. A Bell Labs tem uma longa história de trabalho em projetos espaciais, e a Nokia é líder em projetar e construir redes que conectam o mundo. Estamos aproveitando as mesmas tecnologias baseadas em padrões que conectam bilhões de dispositivos na Terra todos os dias, ao mesmo tempo em que trazemos novas inovações e tecnologias para enfrentar os desafios específicos encontrados no espaço.”, comentou Thierry E. Klein, presidente da Bell Labs Solutions Research da Nokia.

O LSCS totalmente autônomo tem dois componentes: uma rede em uma caixa combina os elementos de rádio, estação base e rede central de uma rede celular terrestre em uma única unidade e módulos de dispositivos que serão integrados aos trajes espaciais AxEMU. Os módulos de rede e dispositivo foram cuidadosamente projetados para suportar as condições ambientais extremas na superfície lunar e o estresse dinâmico do voo espacial, e foram otimizados para tamanho, peso e consumo de energia.

Os trajes espaciais da Axiom Space fornecerão aos astronautas recursos avançados para exploração espacial, ao mesmo tempo em que fornecem à Nasa sistemas humanos desenvolvidos comercialmente necessários para acessar, viver e trabalhar na Lua e ao redor dela.

O desenvolvimento da Axiom Space desses trajes espaciais de última geração e as inovações de comunicação da superfície lunar da Nokia são avanços significativos para promover a liderança americana na exploração espacial, permitindo uma compreensão mais profunda da Lua, do sistema solar e além.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.