book_icon

5G abre caminhos para a próxima geração de redes sem fio

Novo relatório da 5G Americas analisa os fundamentos das comunicações sem fio 6G em 2030 e além

5G abre caminhos para a próxima geração de redes sem fio

Enquanto a 5G evolui para a 5G-Advanced, pesquisadores já estão estudando redes celulares sem fio de sexta geração, ou “6G”, que podem criar novas oportunidades para integrar soluções sem fio em praticamente cada aspecto das interações entre o homem e as máquinas. A 5G Americas, a voz da 5G e LTE para as Américas, divulgou seu mais recente relatório sobre as comunicações em redes do futuro, sob o título “ “ Comunicações Móveis: Uma Visão para 2030.”

Rumo a esse mundo conectado do futuro, nosso setor precisa primeiro descobrir quais áreas a 5G ainda não atende para criar uma visão para a tecnologia 6G e estabelecer padrões no futuro

Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse: “A 5G ainda tem um longo caminho de inovação pela frente, construindo as bases para o sucesso da próxima geração de tecnologias sem fio. Rumo a esse mundo conectado do futuro, nosso setor precisa primeiro descobrir quais áreas a 5G ainda não atende para criar uma visão para a tecnologia 6G e estabelecer padrões no futuro. É nesse momento que as empresas, o governos, as organizações de padronização e o mundo acadêmico estão começando a considerar as possibilidades que a próxima onda de tecnologias sem fio podem oferecer em 2030 e além”.

O relatório analisa as atividades já em andamento nos EUA e no resto do mundo que devem influenciar as redes sem fio que virão depois da 5G, inclusive algumas iniciativas na Alemanha e Índia. O documento explora as especificações iniciais dessas tecnologias e os requisitos para aplicações emergentes de comunicação móvel, como comunicações holográficas, imagens e sensores, a evolução da IoT massiva (mIoT), agricultura inteligente, serviços emergenciais, entre outros.

O relatório está focado principalmente na liderança tecnológica da América do Norte, examinando os novos aplicativos, serviços e tecnologias emergentes que ainda estão em fase de discussão e planejamento. O relatório também avalia as atividades do Departamento de Defesa dos EUA, a nova Lei CHIPS dos EUA, atividades de padronização e a liderança da América do Norte em ITU e sua relação com o desenvolvimento futuro da tecnologia 6G.

Comunicações Móveis: Uma Visão para 2030 analisa as áreas a seguir:
Introdução com atividades centradas na América do Norte e programas NSF
Uma revisão de iniciativas globais
Iniciativas de padronização
Casos de uso
Requisitos tecnológicos e evolução de redes
Facilitadores tecnológicos e tendências
Liderança norte-americana – tecnologia e regulamentação

Brian Daly, vice-presidente Associado da AT&T para Padronização e Alianças Setoriais e líder do grupo de trabalho da 5G Americas que produziu o relatório, disse: “A evolução da 5G continua e apresenta grandes avanços em várias áreas. No entanto, algumas organizações já estão estudando a próxima geração de tecnologias sem fio. Olhando para o futuro, muito deve ser exigido da 6G em relação a desempenho, confiabilidade, inteligência, cognição, flexibilidade e redes de comunicações sem fio sustentáveis.”

Ali Khayrallah, Cientista Sênior do Grupo de Tecnologia Avançada da Ericsson e outro líder do grupo de trabalho da 5G Americas, disse: “Vemos muitos projetos identificados como “Próxima G” e “6G” já em andamento em vários locais ao redor do mundo. Apesar do fato que as redes 6G não devem ser uma realidade antes de 2030, com as estratégias e políticas corretas é possível fomentar o investimento, a pesquisa, o desenvolvimento, a inovação e a adoção da próxima geração de tecnologias de comunicação móvel”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.