book_icon

Ventos favoráveis impulsionam a indústria de semicondutores, diz entidade

O aumento na demanda por chips de IA e memória de alta largura de banda (HBM) criou condições favoráveis que impulsionaram a expansão do setor no segundo trimestre

Ventos favoráveis impulsionam a indústria de semicondutores, diz entidade

A Semi, entidade que congrega os fabricantes de semicondutores, divulgou nesta segunda-feira (19/8) o relatório Semiconductor Manufacturing Monitor (SMM) do segundo trimestre de 2024, preparado em parceria com a TechInsights. Segundo o estudo, a indústria global de fabricação de semicondutores continuou a mostrar sinais de melhora com crescimento significativo das vendas de IC (Circuito Integrado), estabilização das despesas de capital e um aumento na capacidade instalada de fabricação de wafers. Embora a recuperação mais lenta em alguns mercados finais tenha impactado o ritmo de crescimento no primeiro semestre do ano, o aumento na demanda por chips de IA e memória de alta largura de banda (HBM) criou fortes ventos favoráveis que impulsionaram a expansão do setor.

Relatório destaca as principais tendências com base em indicadores do setor, incluindo equipamentos de capital, capacidade de fabricação e vendas de semicondutores e eletrônicos, e inclui uma previsão do mercado de equipamentos de capital

A sazonalidade e a demanda do consumidor mais fraca do que o esperado impactaram as vendas de eletrônicos no primeiro semestre de 2024, resultando em uma queda de 0,8% ano a ano (YoY). A partir do 3º trimestre de 2024, as vendas de eletrônicos devem se recuperar, crescendo 4% em relação ao ano anterior e 9% em relação ao 2º trimestre de 2024. As vendas de IC mostraram um crescimento robusto de 27% em relação ao ano anterior no 2º trimestre de 2024 e devem aumentar 29% no 3º trimestre de 2024, superando os níveis recordes observados em 2021, à medida que a demanda alimentada por IA continua a impulsionar o crescimento das vendas de IC. A melhora da demanda também levou a uma queda de 2,6% em relação ao ano anterior nos níveis de estoque de IC no primeiro semestre de 2024.

A capacidade instalada de fabricação de wafers atingiu 40,5 milhões de wafers por trimestre (em equivalentes de wafer de 300 mm) no 2º trimestre de 2024 e deve aumentar 1,6% no 3º trimestre de 2024. A capacidade relacionada à fundição e lógica mostrou um crescimento mais forte no 2º trimestre de 2024 em 2,0% e deve aumentar 1,9% no 3º trimestre de 2024, impulsionado pelo aumento da capacidade para nós avançados. A capacidade de memória aumentou 0,7% no 2º trimestre de 2024 e prevê-se um crescimento de 1,1% no 3º trimestre de 2024, apoiada pela forte demanda por HBM e pela melhoria das condições de preços de memória. Todas as regiões rastreadas viram aumentos de capacidade instalada no 2º trimestre de 2024, com a China permanecendo a região de crescimento mais rápido, apesar das taxas medíocres de utilização de fábricas.

Os gastos de capital com semicondutores permaneceram conservadores no primeiro semestre de 2024, resultando em uma queda de 9,8% em relação ao ano anterior. Espera-se que a tendência se torne positiva a partir do terceiro trimestre de 2024 em resposta à crescente demanda por chips de IA e à rápida adoção do HBM, com o CapEx de memória liderando o crescimento em 16% trimestre a trimestre (QoQ), enquanto as despesas de capital não relacionadas à memória aumentam 6% QoQ.

“Apesar dos gastos moderados de capital com semicondutores no primeiro semestre do ano, esperamos que uma tendência positiva comece no terceiro trimestre de 2024, liderada pelo CapEx de memória”, disse Clark Tseng, diretor sênior de Inteligência de Mercado da Semi. “A forte demanda por chips de IA e memória de alta largura de banda está impulsionando os resultados em vários segmentos do ecossistema de fabricação de semicondutores”, completou.

“Toda a cadeia de suprimentos de semicondutores está se recuperando este ano, à medida que o mercado se prepara para um aumento em 2025”, disse Boris Metodiev, diretor de Análise de Mercado da TechInsights. “A IA certamente continua a impulsionar ICs de alto valor para o mercado, ao mesmo tempo em que oferece suporte ao CapEx para expansão de capacidade de chips de IA e especialmente HBM. À medida que a demanda do consumidor se recupera e novas tecnologias como a IA são levadas ao limite, os volumes unitários e especialmente as receitas se recuperarão e apoiarão o setor de fabricação de semicondutores mais amplo”, completou.

O relatório Semiconductor Manufacturing Monitor (SMM) fornece dados de ponta a ponta sobre a indústria mundial de fabricação de semicondutores. O relatório destaca as principais tendências com base em indicadores do setor, incluindo equipamentos de capital, capacidade de fabricação e vendas de semicondutores e eletrônicos, e inclui uma previsão do mercado de equipamentos de capital. O relatório SMM também contém dois anos de dados trimestrais e uma perspectiva de um trimestre para a cadeia de suprimentos de fabricação de semicondutores, incluindo as principais empresas IDM, fabless, fundição e OSAT. Uma assinatura do SMM inclui relatórios trimestrais.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.