book_icon

FS incorpora ESG na gestão com SAP Sustainability Control Tower

O objetivo foi obter dados ESG confiáveis e insights valiosos para direcionar os negócios para ser a maior produtora de combustível com carbono negativo do mundo

FS incorpora ESG na gestão com SAP Sustainability Control Tower

A FS, uma empresa global de biocombustível e nutrição animal, está gerenciando seus dados ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa) e caminhando rumo a um futuro com baixo carbono com a ajuda da SAP. Focada em energias renováveis e métodos de produção baseados em economia circular, a FS implementou o SAP Sustainability Control Tower para obter dados ESG confiáveis e insights valiosos para direcionar os negócios ao objetivo de ser a maior produtora de combustível com carbono negativo do mundo.

O etanol, produzido pela fermentação e destilação de culturas de baixo custo e baixa manutenção, como milho e cana-de-açúcar, é a fonte mais disponível de substituição à gasolina. E a FS é a primeira usina brasileira a produzir etanol exclusivamente de milho. A companhia surgiu em 2017 ao reunir a expertise americana em produção de etanol de milho com o know-how do agronegócio brasileiro para a fabricação de todos os seus produtos – ingredientes para nutrição animal, óleo de milho, etanol de milho e energia.

A capacidade de análise de dados para a gestão ESG com informações precisas e credibilidade aumenta a eficiência e o valor percebido da companhia, contribuindo para atrair novos investimentos e oportunidades

O maior desafio na jornada da FS estava em gerenciar os dados ambientais, sociais e de governança (ESG) para traçar métricas e monitorar o progresso de sustentabilidade, além de coletar e integrar dados com fornecedores e reportar de maneira confiável e auditável, em conformidade com as regulamentações em evolução. “O SAP Sustainability Control Tower, agregado ao SAP Analytics Cloud, coleta e analisa automaticamente dados de várias fontes e entrega relatórios às pessoas certas para a tomada de decisões. As equipes de tecnologia explicam aos times de fabricação e distribuição de que forma os insights obtidos podem ser usados para reduzir custos e otimizar recursos”, explica Aldair Giovani Zanatta, gerente de TI da FS.

Com a eminente obrigatoriedade de as empresas apresentarem relatórios anuais ESG seguindo padrões internacionais, a tecnologia se torna a principal aliada das empresas. “Soluções como SAP Sustainability Control Tower facilitam o monitoramento de indicadores, análise de insights, gestão da informação e tomada de decisões, fornecendo também a contabilidade de carbono. A FS é uma empresa exemplo na otimização da sustentabilidade e do desempenho financeiro para garantir o futuro de seus negócios”, afirma Marcele Andrade, vice-presidente de Industria e Engenharia de Valor na SAP América Latina e Caribe.

“Nosso propósito é fornecer o etanol de milho mais limpo possível. O uso de biomassa em nosso processo de fabricação torna nossos produtos mais sustentáveis e eficientes. Também vendemos energia excedente, reduzindo ainda mais as emissões de gases de efeito estufa e podendo até gerar créditos de carbono no mercado”, diz Zanatta.

A capacidade de análise de dados para a gestão ESG com informações precisas e credibilidade aumenta a eficiência e o valor percebido da companhia, contribuindo para atrair novos investimentos e oportunidades. Uma das primeiras empresas a adotar o SAP Sustainability Control Tower no mercado brasileiro, trabalhando também com as soluções SAP S/4Hana e SAP Analytics Cloud integradas, a FS recebeu recentemente a certificação internacional ISCC (International Sustainability & Carbon Certification), atestando que o seu processo produtivo atende aos requisitos internacionais para produção e fornecimento de etanol e óleo de milho para a produção de SAF (Sustainable Aviation Fuel – Combustível Sustentável de Aviação).

“A indústria da aviação enfrenta o desafio de suprimentos limitados de SAFs tradicionais, como óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais. Nosso etanol provém de uma matéria-prima amplamente disponível e economicamente viável”, complementa Zanatta.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.