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TD Synnex avalia o que acertou e onde errou nas previsões para 2024

A distribuidora fez um balanço dessas previsões e pediu para que cinco líderes da empresa avaliassem o quão precisos foram com essas expectativas

TD Synnex avalia o que acertou e onde errou nas previsões para 2024

No final de cada ano, indivíduos e organizações costumam fazer suas previsões para o próximo ano. E não foi diferente com a TD Synnex, distribuidora global de soluções de TIC, que divulgou, à época, cinco previsões de tecnologia para 2024. As previsões foram:

– A IA acelerará a produtividade e a eficiência ainda mais do que as expectativas.

– Os modelos de venda de TI evoluirão para incorporar mais serviços.

– A tecnologia Blockchain aumentará com maior atenção à segurança cibernética.

– O ano eleitoral apresenta oportunidades no setor público e em outros mercados.

– O mercado de dispositivos e acessórios de endpoint tem um motivo para se recuperar.

Agora, passado pouco mais da metade de 2024, a TD Synnex fez um balanço dessas previsões e pediu para que cinco líderes da empresa avaliassem o quão precisos foram com essas expectativas.

Onde acertaram em cheio: dobrando a rápida adoção da IA

Várias tendências foram observadas como pontuais, principalmente em torno de nossa previsão de que a IA acelerará a eficiência ainda mais do que as expectativas. De aplicativos corporativos ao uso pessoal de ferramentas generativas de IA, a IA tem – e continuará a desempenhar – um papel fundamental no futuro do ecossistema de TI e na forma como navegamos em nossas responsabilidades diárias.

O mercado está testemunhando uma transição tangível na forma como o Canal aborda as soluções de TI, entendendo que a venda de serviços de ciclo de vida do produto ajuda os parceiros a atender às crescentes demandas do mercado

“A IA está absolutamente impulsionando ganhos de produtividade e eficiência tanto para o mercado quanto para mim pessoalmente. Continuamos a ver a evolução da RPA e da IA para automatizar tarefas rotineiras e criar capacidade incremental para os trabalhadores, ao mesmo tempo em que reduzimos o erro humano nessas tarefas”. – Marc McClure, vice-presidente sênior de Vendas Corporativas e de Médio Porte.

“A IA continua a acelerar em mais de uma maneira, especialmente no que diz respeito à produtividade e eficiência: o uso de IA generativa nos negócios melhora o desempenho dos usuários em 66%”. – Jessica McDowell, vice-presidente sênior de Tecnologias de Alto Crescimento.

“Vimos uma grande adoção de ferramentas de IA generativa, o que permitiu ganhos significativos de produtividade, maneiras mais criativas de recuperar e posicionar informações e responder com eficiência. Há uma aceleração crescente na demanda por novos serviços e soluções de IA que aceleram o tempo de lançamento no mercado de ofertas novas e emergentes”. – Jessica Yeck, vice-presidente sênior de Soluções de Fornecedores.

“A IA continua a impulsionar a produtividade e a demanda por Transformação Digital continua forte. A IA está impactando a experiência do consumidor e do funcionário; ao automatizar tarefas rotineiras e fornecer análises avançadas de dados, a IA permite que os funcionários se concentrem mais em atividades mais estratégicas, melhorando a qualidade geral de seu trabalho”. – Lisa McGarvey, vice-presidente de Dados, IA e IoT, Mercados Verticais e Alianças.

A maioria das pessoas com quem a RD Synnex conversou concordou que a empresa poderia dobrar essa previsão no futuro e que estão vendo benefícios tangíveis de eficiência com a implementação de ferramentas de IA generativa.

“Quanto e onde dobrar? IA, o dia todo, pois representa o potencial de transformar fundamentalmente não apenas o que fazemos, mas como o fazemos. A IA dará início a uma era de inovação nunca antes conhecida pela humanidade”. –Marc McClure.

“Seguindo em frente, eu dobraria a IA, especificamente a IA generativa em áreas horizontais, à medida que começamos a ver projetos muito focados surgirem que automatizam atividades, aumentam a margem e proporcionam melhor produtividade nas áreas de vendas e marketing”. – Lisa McGarvey.

“A conversa é poderosamente humana, mas pesquisas sugerem que, em menos de cinco anos, a IA conversacional melhorará significativamente, tornando-se uma das próximas grandes novidades da IA. Embora os benefícios do NLP variem, como eficiência de custos e escalabilidade, a expansão abre a necessidade adicional de integrar uma sobreposição de segurança”. – Jéssica McDowell.

No caminho certo: um novo foco nos serviços em 2024

Uma das previsões foi centrada na evolução dos modelos de vendas de TI para incluir mais serviços de tecnologia. O mercado está testemunhando uma transição tangível na forma como o Canal aborda as soluções de TI, entendendo que a venda de serviços de ciclo de vida do produto ajuda os parceiros a atender às crescentes demandas do mercado.

“O Canal pode ajudar a fornecer e implementar serviços para apoiar o desenvolvimento de ferramentas de IA para auditoria e responsabilidade, bem como uma grande oportunidade para ajudar os clientes a gerenciar e estruturar e controlar a segurança e os dados que estão sendo compartilhados em aplicativos”. – Lisa McGarvey.

“É tão importante que as empresas tenham uma estratégia de serviços quanto uma estratégia de IA. Seja oferecendo esses serviços internamente e/ou aproveitando um agregador de soluções (como a TD Synnex) para ajudar a trazer ofertas rapidamente para o mercado, o Canal deve estar preparado para oferecer suporte à evolução dos tipos de clientes e do cenário de TI”. – Jéssica Yeck.

“Os modelos de vendas de TI continuam a evoluir para incorporar mais serviços à medida que os parceiros buscam compensar a diluição da margem, melhorar o valor da empresa e a qualidade da receita, ao mesmo tempo em que impulsionam relacionamentos mais emaranhados por meio de compromissos orientados por serviços. Os MSPs continuam a alavancar os movimentos de venda liderados por produtos como um sistema alimentador de seus serviços, e parceiros maiores estão construindo práticas consultivas para impulsionar uma melhor adoção de tecnologias de próxima geração”. – Marc McClure.

“Os serviços financeiros não estão desacelerando. A TD Synnex Capital continua a ver um forte interesse novamente este ano. Acho que isso é impulsionado principalmente por nossa estratégia de alinhamento próximo às equipes comerciais, nossa flexibilidade e o aperto dos players disponíveis no mercado”. – Wayne Peters, vice-presidente de Soluções Financeiras Globais.

O surgimento de PCs de IA impacta positivamente o mercado de endpoints

Também entre nas previsões estava a recuperação esperada do mercado de dispositivos e acessórios de endpoint. Após um aumento durante a pandemia, o mercado de dispositivos sofreu um declínio em 2023, mas o aumento na demanda por PCs com IA colocou o mercado de dispositivos de volta nos trilhos.

“Continuamos a ver a oportunidade para dispositivos de endpoint IoT. A IoT e a IA realmente aprimoram as capacidades uma da outra, e precisamos da IA para analisar os dados dos dispositivos e sensores, o que permite a extração de insights, a capacidade de identificar padrões e, finalmente, fazer previsões: a IoT fornece os dados e a conectividade e a IA fornece a inteligência”. – Lisa McGarvey.

Embora as próximas eleições nos EUA certamente tenham o potencial de gerar oportunidades de TI para o setor público, a incerteza política desacelerou a inovação

“Dispositivos e acessórios de endpoint têm fortes motivos para se recuperar. Um dos maiores motivos é fortemente motivado pelo surgimento de PCs de IA, adaptações às estratégias de força de trabalho híbrida, bem como cronogramas de depreciação de ativos em um mundo pós-Covid”. – Marc McClure.

“Muitos clientes corporativos estão esperando para ver como os dispositivos de IA incorporados se comportam, o que me faz pensar que, em vez de um aumento de 2H, podemos ver a atualização do dispositivo empurrar para o primeiro trimestre de 2025, mas ele virá”. – Wayne Peters.

Segundo a TD Synnex, o impacto da IA nas indústrias de PC, IoT e endpoint será profundo, com todos os principais fornecedores focados em fornecer modelos com capacidade de IA em 2024 e além. De acordo com a IDC, espera-se que os investimentos no ecossistema de IoT ultrapassem US$ 1 trilhão globalmente em 2026, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,4%. Esta é a oportunidade dos Canais de apoiar a Transformação Digital e a Indústria 4.0 por meio da integração de tecnologias digitais, alavancando tecnologias inteligentes, automação, bem como IA e dados, permitindo que as empresas se tornem mais ágeis, eficientes e atendam às necessidades e demandas de seus clientes.

Tendências emergentes que se desdobraram em 2024

1. Construindo confiança através do ser humano

Com o aumento da adoção da IA, há uma importância crescente no mercado em relação à confiança e autenticidade. Mais consumidores querem ver experiências da vida real das organizações, em vez de sempre pintar a utopia perfeita.

“As empresas de tecnologia e os clientes para os quais vendem precisam equilibrar o uso da IA para facilitar o uso com os consumidores, mas não perder de vista o relacionamento e a conexão geral. Para o ecossistema de TI, isso significa fornecer estudos de caso abrangentes e apresentar as demonstrações de produtos ao vivo, criando experiências e soluções do mundo real que não são facilmente replicadas”. – Jéssica McDowell.

A convergência da IA com outras tecnologias de alto crescimento

Embora projetos autônomos de IA estejam realmente acontecendo, o valor real da IA é como ela é integrada a outras soluções de tecnologia de alto crescimento, como nuvem, segurança cibernética, IoT e dados.

“Fiquei agradavelmente surpreso com a velocidade na convergência geral dos segmentos de tecnologia de alto crescimento e como a IA se tornou um fio crítico em toda a pilha de soluções. À medida que as tecnologias de alta geração evoluem, também evolui o surgimento de novos requisitos de solução, novos tipos de clientes e maiores expectativas de uma experiência de usuário simplificada”. – Jéssica Yeck.

“Estamos vendo um aumento na repatriação de cargas de trabalho da nuvem para ambientes locais. Estamos aprendendo mais sobre os clientes finais que buscam mover os dados para mais perto dos aplicativos que impulsionarão grande parte de suas respectivas estratégias de IA”. – Marc McClure.

“Os gastos com TI estão sendo realocados para projetos de IA e continuaremos a ver crescimento e elevação. Vimos que os investimentos em IA e a implementação da carga de trabalho realmente impulsionaram os gastos com infraestrutura e vimos uma vantagem no segmento de servidores e infraestrutura no primeiro semestre de 2024 devido a iniciativas aceleradas de IA. Os gastos com servidores continuam resilientes, com um forte foco em IA”. – Lisa McGarvey.

Setor público dos EUA muda para o modo “esperar para ver”

Embora as próximas eleições nos EUA certamente tenham o potencial de gerar oportunidades de TI para o setor público, a incerteza política desacelerou a inovação.

“Acredito que a oportunidade em torno da eleição foi um pouco atenuada por resoluções contínuas, limitando aumentos orçamentários críticos que são necessários para modernizar a infraestrutura. Como resultado, uma quantidade desproporcional do orçamento disponível permanece focada na manutenção e não na inovação”. – Marc McClure.

Em resumo: como nos saímos?

Ao refletir sobre suas previsões para 2024, o impacto da IA na produtividade, a incorporação de mais serviços de TI e a recuperação do mercado de dispositivos de endpoint atenderam e até superaram as expectativas. Embora o ressurgimento da tecnologia Blockchain continue sendo mais uma curiosidade do que uma realidade, a atenção à segurança cibernética e outras tecnologias de alto crescimento tiveram um forte crescimento devido à sua convergência com a IA. Por fim, o setor público dos EUA desacelerou com incertezas políticas, mas certamente haverá oportunidade para uma elevação no início de 2025.

 

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