book_icon

Empresas brasileiras ainda estão no menor nível de maturidade organizacional

Pesquisa avaliou organizações dos setores de Saúde, Serviços, Manufatura, Finanças, Telecom, Educação e Varejo, apresentando seus principais desafios

Empresas brasileiras ainda estão no menor nível de maturidade organizacional

Um novo estudo da Objective, multinacional brasileira especializada em experiências digitais e transformação de negócios, revela que empresas de grande porte estão intensificando a busca por processos mais eficientes e uniformes. A pesquisa, realizada com o jogo de cartas Maturity Card, avaliou organizações de diversos setores, como saúde, serviços, manufatura e finanças, e identificou os principais desafios enfrentados na jornada de maturidade organizacional.

O Maturity Card, ferramenta da Objective baseada no Kanban Maturity Model (KMM), permite avaliar e promover melhorias contínuas nos processos das empresas. A pesquisa, que analisou 138 rodadas do jogo, revelou que embora a grande maioria das organizações encontram-se nos níveis iniciais de maturidade, o setor de saúde apresenta maior diversidade, com algumas organizações já em níveis mais avançados.

Por outro lado, setores como serviços e manufatura ainda estão em estágios iniciais, embora demonstrem um movimento crescente em direção a práticas mais maduras. Já o varejo, apresenta grandes oportunidades de melhorias em termos de governança.

O gráfico ilustra os resultados do estudo da Objective sobre os setores com mais maturidade organizacional

Principais desafios:
Limite de trabalho em progresso
Muitas empresas enfrentam dificuldades em limitar o volume de tarefas em andamento, o que impacta negativamente a eficiência dos processos. Problemas como muitas tarefas consideradas urgentes, impedimentos que atrasam entregas e muitos prazos não atendidos são comuns neste caso.

Políticas explícitas
 A falta de clareza e consistência nas políticas organizacionais também é um desafio comum. A alta incidência de problemas como erros na classificação e priorização de demandas, falhas nas entregas e frustrações com prazos, podem indicar falhas na comunicação ou na documentação de processos e regras.

Melhoria contínua
A dificuldade em estabelecer ciclos de melhoria contínua impede que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado. E um dos principais problemas neste caso está relacionado à falta de métricas claras e aderentes aos clientes.

O gráfico mostra os principais problemas que afetam a maturidade das empresas avaliadas na pesquisa da Objective
A análise e aumento da maturidade organizacional pode apoiar as empresas em ganhos de produtividade e consequentemente maior velocidade para inovar e crescer os negócios. Os resultados do estudo podem auxiliar empresas a: identificar gargalos e oportunidades de melhoria diante dos concorrentes de mercado, adotar práticas mais eficientes e eficazes e aumentar a produtividade e a competitividade.

Vale destacar o caso de sucesso da Raia Drogasil (RD), rede de farmácias formada pela Droga Raia e Drogasil, que adotou o Maturity Card para melhorar sua eficiência operacional. Por meio da mensuração de sua maturidade, a companhia colocou em prática as ações necessárias para o crescimento nos negócios. A solução ajudou a reduzir seu lead time de 160 dias, em 2022, para 74 dias em 2023. Esse projeto conquistou o primeiro lugar na premiação de agilidade do evento Agile Trends 2024, na categoria “Transformação”.

Metodologia
A pesquisa da Objective analisou Dados de empresas de diversos portes e setores, coletados entre 2022 e 2024. O Maturity Card avaliou as organizações em seis dimensões, como gestão de fluxo, ciclo de feedback e políticas explícitas.

“Este estudo demonstra que a maturidade organizacional é um fator crucial para a competitividade das empresas. O Maturity Card tem se mostrado uma ferramenta eficaz para identificar os pontos fortes e fracos das organizações e direcionar ações de melhoria.”, afirma Jorge Sellmer, CRO da Objective.

Sobre a Objective
A Objective é uma multinacional brasileira, criada por amigos desenvolvedores que compartilham uma mesma visão de negócio: transformar o futuro das organizações por meio da tecnologia e das pessoas. A empresa oferece ao mercado a criação e sustentação de soluções e experiências digitais, realiza consultoria para aumentar a eficácia das empresas e traça jornadas de Dados e rotas de inovação que vão do desafio ao produto.

Serviço
www.objective.com.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.