A Infosys, empresa global de serviços digitais e consultoria, em colaboração com a MIT Technology Review Insights, anunciou nesta quarta-feira (31/7) o lançamento do relatório Reimaginando a Estratégia de Nuvem para Empresas que Priorizam a IA. O relatório analisou 500 líderes globais do setor com pelo menos US$ 500 milhões em receita em todos os setores para entender a prontidão de dados e Nuvem de sua organização enquanto se preparam para lançar iniciativas de IA em escala.
A pesquisa descobriu que a maioria das empresas ainda está experimentando e preparando seu cenário de infraestrutura para IA de uma perspectiva de Nuvem – e muitas estão planejando investimentos adicionais para acelerar o progresso de sua infraestrutura.
À medida que a Nuvem evoluiu além de seu propósito inicial como ferramenta de armazenamento e economia de custos, realizar todo o potencial da IA e se tornar uma verdadeira “empresa que prioriza a IA” exigirá um investimento significativo e sustentado em infraestrutura e estratégia de Nuvem. As principais conclusões do relatório incluem:
– Cerca de dois terços (67%) dos entrevistados têm uma infraestrutura de Nuvem “desenvolvida” ou “avançada”. Apenas um terço (33%) classifica sua infraestrutura de nuvem como “crescente” ou “nascente”.
– Menos de 10% dos executivos integraram totalmente a IA em suas operações. Enquanto quase metade (48%) dos executivos dizem que suas empresas estão experimentando a IA, apenas 8% dizem que integraram a IA de forma abrangente em seus negócios.
– As empresas têm estratégias variadas para otimizar seus sistemas em Nuvem para dar suporte a iniciativas de IA. Metade dos executivos relata que está usando serviços em Nuvem apenas para integrar dados para fins de IA. Outros 30% estão usando infraestrutura de Nuvem para capacidade de computação e apenas 13% relatam ter um “roteiro detalhado” sobre como os investimentos em Nuvem promoverão a adoção da IA além dos dados e do poder/escala do computador.
– Desafios de complexidade, segurança, proteção e dados são obstáculos para sistemas de IA prontos para a Nuvem. Quando questionados sobre os fatores que limitam a prontidão da Nuvem de sua organização para IA, 45% dos entrevistados citam “preocupações com segurança de dados e uso ético de dados, privacidade e segurança geral”.
– Espera-se que os gastos com sistemas em Nuvem aumentem. Uma porcentagem significativa (71%) dos executivos espera que os gastos com infraestrutura de Nuvem para IA aumentem em pelo menos 25% nos próximos dois anos. Mais de um quarto (27%) prevê que aumentará de 50 a 100%.
“Hoje, estamos nos estágios iniciais de reimaginar a empresa com IA e, à medida que avançamos em direção a um estado colaborativo humano e de IA, a Nuvem e os dados serão o catalisador no dimensionamento da IA”, disse Mohammed Rafee Tarafdar, diretor de Tecnologia da Infosys. “No entanto, apenas 13% dos executivos têm um roteiro detalhado sobre como os investimentos em Nuvem promoverão a adoção da IA além dos dados e do poder computacional. Ao alavancar a Nuvem e adotar práticas responsáveis de IA, as empresas podem navegar por essa transformação e alcançar um crescimento sustentável”, afirmou.
“Embora 67% dos executivos tenham infraestruturas avançadas em Nuvem, apenas uma pequena porcentagem integrou totalmente a IA em suas operações”, disse Laurel Ruma, diretora editorial global do MIT Technology Review Insights. “Apesar das preocupações com a segurança e privacidade dos dados, a maioria está planejando investimentos significativos em tecnologia de Nuvem para IA nos próximos anos. Está claro que a IA habilitada para Nuvem é o futuro e as empresas estão ansiosas para investir”, observou.
“Juntamente com a relevância cada vez maior da Nuvem, também estamos vendo que o foco e os recursos de várias empresas estão voltados para a implementação de sistemas de IA totalmente integrados. Eles esperam ver um crescimento significativo nos gastos com isso nos próximos anos”, disse Anant Adya, vice-presidente executivo e chefe de Oferta de Serviços da Infosys. “Com 71% dos executivos esperando que os gastos com infraestrutura de Nuvem para IA aumentem em pelo menos 25% nos próximos dois anos, fica claro que uma estratégia integrada de Nuvem e IA será a base para a transformação da IA para as organizações no futuro”, finalizou.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo