book_icon

Além do Chat GPT: aplicações que usam IA no dia a dia e talvez você não saiba

A popularização tem prós, mas também pode ter contras

Além do Chat GPT: aplicações que usam IA no dia a dia e talvez você não saiba

A Inteligência Artificial (IA) é cada vez mais presente na rotina diária, porém, muitas vezes de maneiras quase imperceptíveis. Muito além de tecnologias que chegam às mãos do “consumidor final”, como o Chat GPT, diversas aplicações de IA já estão integradas em nosso cotidiano, facilitando tarefas, melhorando serviços e oferecendo novas experiências.

E embora a presença da IA esteja crescendo, muitas vezes é difícil perceber quando um serviço ou produto utiliza essa tecnologia. “A integração é geralmente feita de forma tão fluida que a experiência do usuário não revela a complexidade por trás das operações. Não há uma regra global que obrigue as empresas a informar quando estão usando IA, mas algumas regulamentações locais podem exigir transparência, especialmente em relação à privacidade de Dados e decisões automatizadas que impactam os consumidores”, explica o arquiteto de soluções da Mouts TI, Gustavo Napomuceno.

A integração é geralmente feita de forma tão fluida que a experiência do usuário não revela a complexidade por trás das operações  

Mas afinal, quais são as aplicações de Inteligência Artificial mais comuns? Conheça agora alguns exemplos de aplicações de IA que já fazem parte da sua vida e que – talvez – você não saiba:

Na publicidade: plataformas como Google Ads e Facebook Ads utilizam IA para operações como segmentação de público, personalização de anúncios e otimização de campanhas publicitárias.

Na indústria: sistemas de manutenção preditiva utilizam IA para prever falhas em máquinas e equipamentos e melhorar a eficiência operacional. Gigantes da indústria como a Siemens e a General Electric são algumas das empresas que usam essa tecnologia.

Na tecnologia: as IAs Generativas, como o Chat GPT, tornaram-se muito populares na criação de conteúdos automatizados, formatação de documentos, análises de Dados e geração de códigos, reduzindo trabalhos repetitivos e aumentando a eficiência.

Sistemas de recomendação: utilizados por plataformas como Netflix, Spotify e Amazon para sugerir filmes, músicas e produtos com base no comportamento do usuário.

Reconhecimento de imagem e vídeo: redes sociais como Facebook e Instagram utilizam IA para tagueamento automático de fotos e moderação de conteúdo.

Tradução Automática: serviços como Google Translate usam IA para fornecer traduções instantâneas entre diferentes idiomas e facilitar a comunicação em tempo real.

Percepção e Transparência
Embora a presença da IA esteja crescendo, muitas vezes é difícil perceber quando um serviço ou produto utiliza essa tecnologia. “A integração é geralmente feita de forma tão fluida que a experiência do usuário não revela a complexidade por trás das operações”, aponta Nepomuceno, ressaltando que não há uma regra global que obrigue as empresas a informarem quando estão usando IA, mas algumas regulamentações locais podem exigir transparência, especialmente em relação à privacidade de dados e decisões automatizadas que impactam os consumidores.

O especialista acredita que a Inteligência Artificial tem potencial para se tornar tão popular quanto a internet – e em um espaço de tempo muito menor – considerando a evolução contínua da tecnologia e a integração em diversas áreas da vida cotidiana. “Logo ela (a IA) deve se tornar indispensável em muitos setores”, avalia.

A popularização tem prós, mas também pode ter contras. Entre os principais benefícios estão o aumento da eficiência das operações, a personalização de serviços e a melhoria na tomada de decisões. Já entre os riscos, aparecem questões como a privacidade e a segurança de Dados, a possibilidade de desemprego devido à automação de tarefas e a dependência excessiva de tecnologia. “Considerando todos estes pontos, é crucial encontrar um equilíbrio que permita aproveitar os benefícios da IA enquanto se mitigam seus possíveis impactos negativos”, conclui Napomuceno.

Serviço
mouts.info

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.