A IBM e a Ericsson anunciaram um avanço que poderia acelerar o lançamento de redes de comunicações 5G e apoiar novas experiências corporativas e de usuários móveis ativadas por taxas de dados muito elevadas, incluindo IoT, veículos conectados e realidade virtual imersiva.
Os cientistas na IBM Research e na Ericsson chegaram a essa descoberta como resultado de uma colaboração de dois anos para o desenvolvimento de projetos de antena de matriz de fase para 5G. A experiência da IBM em soluções de antenas incluídas no pacote e matriz de fase de mmWave IC altamente integrada, junto com a experiência da Ericsson no projeto de sistema e circuito para comunicações móveis, ajudou a equipe a alcançar diversos novos marcos tecnológicos.
Segundo comunicaram as empresas, 2017 é aguardado como um ano decisivo para o 5G. Muitos países e governos estão disponibilizando novas frequências do espectro eletromagnético, incluindo faixas conhecidas como faixas de ondas milimétricas, que são mais de dez vezes superiores às frequências utilizadas para os dispositivos móveis atuais, oferecendo uma nova fonte de largura de banda para redes de celulares que estão sendo disponibilizadas para as redes 5G.
O primeiro lançamento da especificação 3GPP 5G deve ficar pronto em até 2018. No entanto, já houve progresso no setor com testes de campo e demonstrações de novas experiências de usuários e recursos possibilitados por uma largura de banda maior, menor latência, maior densidade e menores requisitos de energia das redes 5G.
A expectativa é que o 5G ofereça suporte para taxas de dados que excedem 10 Gbps em determinadas situações. Novos recursos foram projetados para permitir que os usuários façam o download de um filme em HD em apenas alguns segundos, além de proporcionar experiências de transmissões ao vivo e ininterruptas e alta largura de banda em ambientes com muitas pessoas, como estádios e casas de show; tempos de resposta ‘reais’, permitindo a realização de cirurgias remotas ou experiências de realidade virtual totalmente imersivas, além de baterias com duração de dez anos para dispositivos celulares remotos que podem fazer parte dos ambientes de IoT.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo