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Grendene testa assistente virtual alimentado por IA da Melissa

A IA Charla será alimentada com informações das últimas quatro coleções da Melissa, juntamente com dados de vendas de dois dos principais clubes Melissa

Grendene testa assistente virtual alimentado por IA da Melissa

A Grendene, fabricante de calçados e uma das maiores empresas do setor na América Latina, com uma presença em mais de 100 países e mais de 45 mil pontos de venda em todo o mundo, está inovando ao lançar seu primeiro assistente virtual baseado em Inteligência Artificial (IA) generativa para apoiar sua força de vendas.

Daniel Gandolfi, diretor de Negócios Digitais da Grendene, explica que a iniciativa visa aprimorar a eficiência operacional da equipe de vendas, oferecendo recomendações precisas e oportunas aos consumidores, enquanto reforça o compromisso da Grendene em adotar novas tecnologias para impulsionar o sucesso de seus parceiros e franqueados.

Uma vez concluída a fase de testes, o assistente virtual será disponibilizado para os times de vendas dos 403 clubes Melissa ativos no Brasil,

A IA Charla, desenvolvida pela MadeinWeb, em parceria com a AWS, será alimentada com informações das últimas quatro coleções da Melissa, juntamente com dados de vendas de dois dos principais clubes Melissa. Os testes piloto estão sendo conduzidos nas lojas próprias da Melissa no Rio de Janeiro, com planos de expansão para toda a rede após a validação inicial.

“O mercado clama por uma comunicação mais avançada, e foi isso que nos motivou a criar a Charla. Ao desenharmos a solução, enfatizamos como ela deveria funcionar, mantendo a simplicidade e eficiência, tornando o assistente virtual uma extensão autêntica da marca Melissa, garantindo uma integração perfeita no ambiente de vendas físicas, proporcionando aos clientes recomendações de produtos personalizadas com base em suas preferências de compra”, destaca Leonardo Waissmann, head comercial da MadeinWeb.

O uso da assistente trará ganhos para os colaboradores em diversas frentes. Um exemplo é o conhecimento estratégico de estoque e redirecionamento inteligente, onde a Charla, utilizando dados detalhados sobre o estoque de toda a rede, poderá oferecer sugestões de produtos alternativos em caso de ruptura de estoque local, ou direcionar os clientes para outros canais e lojas da rede, usando uma abordagem omnichannel.

Além disso, ela deverá trazer recomendações personalizadas, com base na análise do histórico de compras e nas preferências individuais de cada cliente, aprimorando a experiência de cada um. “Isso não só encoraja a fidelidade do cliente, mas também fomenta o retorno frequente, resultando em um aumento constante nas vendas ao longo do tempo”, defende Walter Duarte, head de Retail Tech da Melissa.

Por fim, Duarte também destaca a possibilidade de identificação de tendências e estratégias de estoque por meio da análise dos padrões de compra e do comportamento dos clientes. “Será possível identificar quais produtos têm maior probabilidade de serem vendidos, possibilitando à loja direcionar seus recursos para estoque e estratégias de marketing de produtos que estão em alta demanda e seguindo as tendências atuais do mercado”, explica.

Uma vez concluída a fase de testes, o assistente virtual será disponibilizado para os times de vendas dos 403 clubes Melissa ativos no Brasil, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, impulsionar as vendas complementares e cruzadas, e identificar tendências de mercado para otimização do estoque e estratégias de marketing.

“Essa iniciativa não só demonstra o compromisso da Grendene em liderar a inovação no setor de calçados, mas também destaca a importância de trazer soluções tecnológicas avançadas para todos os aspectos do varejo, desde as relações B2C até às B2B.”, destaca Gandolfi.

 

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