book_icon

Drogarias São Paulo e Pacheco adotam prateleira infinita da VTEX

Solução é uma plataforma de comércio digital composable, com o objetivo de dar ao vendedor visibilidade do estoque de todas as 1,5 mil lojas físicas da rede

Drogarias São Paulo e Pacheco adotam prateleira infinita da VTEX

A todo instante, soluções e tecnologias surgem para atender os novos hábitos de consumo. No varejo farmacêutico, por exemplo, a prateleira infinita se tornou grande aliada, minimizando perdas de vendas por falta de estoque na loja física, já que a tecnologia permite ao vendedor consultar via aplicativo o estoque em tempo real de outras lojas. É o caso do Grupo Drogaria São Paulo e Pacheco (DPSP), que adotou a solução da VTEX, uma plataforma de comércio digital composable, com o objetivo de dar ao vendedor visibilidade do estoque de todas as 1,5 mil lojas físicas da rede. A iniciativa do Grupo DPSP permitiu à companhia minimizar perdas de vendas por falta de produtos, otimizar custos logísticos e transformar a experiência do consumidor, ampliando suas vendas online em mais de R$100 milhões ao ano.

“Imagine que o consumidor entra em uma loja física em busca de um produto. No entanto, o item não está mais disponível no estoque daquela loja. Sem uma estratégia de integração de todos os estoques, o cliente pode buscar o produto na concorrência, afinal, existem
inúmeras alternativas disponíveis atualmente no mercado”, explicou Fábio Schimidt, VP de Solutions Engineering da VTEX.

Atualmente, 83% dos pedidos realizados nas drogarias do Grupo são liberados para entrega ao cliente em um prazo de até quatro horas, e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente nas lojas físicas

“Na prática, a tecnologia ultrapassa barreiras físicas e otimiza custos operacionais. O estoque integrado permite que o colaborador, na loja física, ou o consumidor, no marketplace das Drogarias Pacheco ou São Paulo, consulte e efetue o pedido de qualquer produto a partir de um estoque único”, disse Leandro Rocha, diretor de Canais Digitais do Grupo DPSP.

Inovação que gera resultados

A solução de prateleira infinita da VTEX unificou os mais de 30 mil produtos do Grupo DPSP, que vão desde medicamentos e produtos de higiene pessoal até produtos de limpeza e cuidados para a casa. Para a companhia, parceira da VTEX desde 2020, um dos grandes desafios foi tornar a ferramenta intuitiva e amigável para ser usada pelos mais de 27 mil colaboradores que realizam o gerenciamento de estoque nas lojas físicas. “Com a VTEX à frente da gestão da ferramenta, pensando na relação B2B, nossa equipe de tecnologia passou a dedicar mais atenção para o lado B2C do negócio, com estratégias mais robustas para a promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos nossos clientes”, comentou Leandro Rocha.

Implementar a solução de prateleira infinita possibilitou ainda ampliar o portfólio de produtos do Grupo DPSP. Através da tecnologia para marketplace, foi possível ofertar em maior escala produtos como suplementos alimentares e acessórios ortopédicos e hospitalares. “Esses itens exigem um espaço físico maior nas prateleiras das lojas — um desafio que é superado com o marketplace, onde prateleiras físicas viram categorias dentro dos sites”, ponderou Rocha.

Atualmente, 83% dos pedidos realizados nas drogarias do Grupo são liberados para entrega ao cliente em um prazo de até quatro horas, e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente nas lojas físicas. À medida que foi ganhando presença no e-commerce, o Grupo DPSP reduziu em 15% suas despesas operacionais nos
últimos quatro anos.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.