book_icon

Soluções da Axians impulsionam a Transformação Digital no Grupo OCQ

Um dos maiores conglomerados do setor químico da América Latina apostou em uma mudança de mindset e terceirizou sua infraestrutura de telefonia e de networking no modelo como serviço

Soluções da Axians impulsionam a Transformação Digital no Grupo OCQ

O processo de Transformação Digital nas empresas é uma realidade cada vez mais presente em diversos setores da economia. Com o aumento da competitividade, é necessário investir em mudanças na forma de empreender, aproveitando as funcionalidades que a tecnologia oferece. No auge da pandemia, o Grupo OCQ, um dos maiores conglomerados do setor químico da América Latina, decidiu investir na Transformação Digital. Para solucionar seus desafios, apostou em uma mudança de mindset e terceirizou no modelo as a service toda a sua infraestrutura de telefonia e de networking. O parceiro escolhido para a missão foi a Axians, marca de tecnologia da informação e comunicação da VINCI Energies.

A decisão veio para suprir uma carência do Grupo OCQ que, apesar dos constantes investimentos para garantir a qualidade de seus produtos e capacidade fabril, não tinha a vocação de direcionar recursos em infraestrutura e tecnologia. Em 35 dos 39 anos de existência da empresa, não houve investimento nessa área, resultando em um déficit de conectividade e dificuldade para promover a cultura do anywhere office, conceito que se refere ao trabalho remoto.

O Cloud Call diminuiu o tempo de deslocamento, com isso as reuniões ocorrem de forma mais produtiva entre plantas e sites, impactando, inclusive, na redução da necessidade de viagens nacionais e internacionais, contribuindo para as iniciativas de sustentabilidade

Tudo isso porque faltavam atualizações, equipamentos de networking, redes Wi-Fi, dentre outras necessidades estruturais básicas que impediam a evolução de todo o ambiente, essenciais para o perfeito funcionamento de uma organização, especialmente se o propósito é tornar-se a indústria química mais digital do Brasil.

Além dos ajustes próprios que a transformação digital exige, o Grupo OCQ passa por um momento de crescimento, marcado por aquisições e pela necessidade de integração de toda sua operação, o que sem o apoio da tecnologia seria inviável.

Foi quando começou a ser desenhada a parceria com a Axians. O ponto de partida foi a adoção da telefonia como serviço. Batizado de Cloud Call, o modelo de oferta usado pelo Grupo OCQ agrega voz, vídeo e mensagens, concentrados em uma única plataforma hospedada na nuvem. Desta forma, além de eliminar a necessidade de investir em infraestrutura, a solução facilita a gestão dos contratos com as operadoras, elimina taxas de manutenção e ainda garante que a melhor e mais atualizada tecnologia esteja sempre disponível e possa ser facilmente escalada para todas as empresas do grupo.

“Além de ser a melhor proposta, a equipe da Axians se mostrou muito alinhada às necessidades tecnológicas e de negócios da OCQ. Tínhamos 15 dias para fazer toda a parte de telefonia fixa para cumprir o prazo de mudança dos departamentos administrativos da fábrica para nova sede”, disse Claudia Ferraz, CIO do Grupo OCQ.

Posteriormente, após a consolidação dessa atualização do sistema de comunicação dos usuários, a Axians assumiu a operação e o monitoramento da infraestrutura de rede do Grupo OCQ, com o Networking as a Service (NaaS), o que significou uma grande mudança na companhia. O NaaS, que já é tendência nas grandes empresas, visa oferecer uma solução global de infraestrutura de rede e serviços associados mediante uma assinatura. Em resumo, a tecnologia prevê o escalonamento das redes e otimização dos recursos, uma vez que as empresas não precisarão mais investir em equipamentos de rede complexos e que tendem a se desvalorizar rapidamente.

“Precisávamos viabilizar a construção da nova sede do grupo com todos os serviços compartilhados, em São Paulo, e sermos muito assertivos. Esse era o momento de iniciar o relacionamento com os possíveis parceiros que estariam à frente do projeto. Antes mesmo de começar, já era preciso tomar a decisão e definir quem iria concretizar o projeto que seria replicado para todas as outras plantas do grupo. Em paralelo, vieram outros projetos inovadores na área de sistemas, produção e logística”, contou Stefano de Moraes, coordenador de Infraestrutura de TI do Grupo OCQ.

Benefícios da tecnologia e da telefonia como serviço

A migração para o modelo de serviços, tanto a parte de telefonia como a de networking, teve como principal motivador a relação custo-benefício. Isso porque o aporte, ao invés de único, é diluído durante a vigência do contrato com o prestador de serviços, permitindo que esses recursos sejam direcionados ao core business do Grupo.

“A tecnologia está mudando muito rápido. Em um período entre três e cinco anos acaba ficando obsoleta e precisa ser substituída. Desta forma, o TCO do modelo de serviços passa a valer muito a pena, tanto pela atualização contínua como pelo treinamento da equipe, até mesmo pela possibilidade de dedicar esforços a outros aspectos do negócio”, enfatizou Claudia.

Já no que diz respeito a comunicação, as soluções de videoconferência agregaram muito e estão sendo replicadas para as outras empresas da companhia. O Cloud Call diminuiu o tempo de deslocamento, com isso as reuniões ocorrem de forma mais produtiva entre plantas e sites, impactando, inclusive, na redução da necessidade de viagens nacionais e internacionais, contribuindo para as iniciativas de sustentabilidade com a redução da emissão de carbono.

“Estamos mais estáveis e conseguimos, com a adoção deste modelo como serviço, escalarmos mais rapidamente, principalmente na parte de redes. Isso ajuda na mobilidade e expansão para outras empresas, até mesmo para operacionalização, tirando a parte de gestão da nossa responsabilidade e mantendo, ao mesmo tempo, o parque bastante atualizado”, afirmou Moraes.

Segundo ele, contar com a inteligência de quem está preparado para isso é o mais interessante, pois traz segurança e a possibilidade de estar sempre adicionando soluções e serviços que realizam, de fato, a transformação digital. Vale ressaltar que, para que todos esses benefícios fossem alcançados, o elevado grau de customização desses projetos, aliados a expertise do parceiro, foram aspectos essenciais.

“Além de todo a expertise da Axians, uma das vantagens é o assessment que fazemos quando verificamos qual a melhor solução para os nossos clientes. Neste caso, entendemos as suas necessidades e usamos todo o nosso conhecimento e atuação na indústria química e nos outros principais segmentos. Além de ser um projeto agnóstico, utilizamos as soluções e tecnologias que a empresa já tem. Esse é um diferencial”, explica Luis Graça, diretor regional da Axians no Brasil.

As soluções e serviços da Axians foram implementadas em quatro localidades do Grupo OCQ, beneficiando milhares de usuários com um modelo baseado em assinatura para melhor projeção de custos. Além de outras plantas, a atuação da Axians será expandida para as soluções de segurança, com implantação já em andamento.

Serviço
www.axians.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.