book_icon

Nova pesquisa da EY revela que o investimento em IA está aumentando

Entre os 95% dos líderes sêniores que relatam que suas organizações estão investindo em IA, o número de empresas que investem US$ 10 milhões ou mais na tecnologia deve quase dobrar

Nova pesquisa da EY revela que o investimento em IA está aumentando

Depois de mais de um ano de hype em torno do potencial da IA generativa, os líderes empresariais relatam que já estão vendo um retorno de seus investimentos em Inteligência Artificial (IA) e planejam se tornar cada vez mais otimistas, de acordo com novos dados da Ernst & Young LLP (EY US). Entre os 95% dos líderes sêniores que relatam que suas organizações estão atualmente investindo em IA, o número de empresas que investem US$ 10 milhões ou mais na tecnologia deve quase dobrar no próximo ano, para 30%, acima dos 16% que atualmente investem nesse nível. No entanto, apesar do boom de investimento previsto, a pesquisa também descobriu que muitos líderes estão ignorando as funções fundamentais que a IA precisa para prosperar.

A nova EY AI Pulse Survey é a primeira de uma série que perguntou a 500 líderes sêniores dos EUA em todos os setores sobre seus investimentos, impactos e desafios em tecnologia de IA. À medida que os líderes procuram criar um impulso sustentável em direção à adoção de IA em larga escala, o estudo descobriu que os líderes seniores cujas organizações estão investindo em IA estão vendo um impacto tangível em todas as funções de negócios, incluindo cerca de três quartos que estão experimentando ROI positivo em:

À medida que avançamos para a próxima fase de integração de IA em grande escala, os líderes precisarão desenvolver uma estratégia holística que reimagine completamente todo o sistema corporativo

– Eficiências operacionais (77%)

– Produtividade dos funcionários (74%)

– Satisfação do cliente (72%)

“O mundo em que fazemos negócios foi alterado para sempre pelo surgimento da IA generativa”, disse Dan Diasio, líder global de Consultoria em Inteligência Artificial da EY. “Quase todas as empresas estão investindo em IA, mas estamos vendo uma divergência entre as empresas que experimentam de maneiras pequenas e aquelas que fazem investimentos maiores, com os líderes que continuam priorizando investimentos em IA cada vez mais à frente e experimentando retornos positivos”, completou.

Líderes sêniores cujas organizações estão investindo em IA e cujos orçamentos atuais para investimentos em IA são 5% ou mais de seus orçamentos totais viram taxas mais altas de retorno positivo em todas as dimensões pesquisadas quando comparados com aqueles que gastam menos de 5%, incluindo em produtividade dos funcionários (76% vs. 62%, respectivamente), segurança cibernética (74% vs. 58%), inovação de produtos (71% vs. 55%) e criação de vantagens competitivas (73% vs. 47%).

Os impactos positivos da IA estão configurando um ciclo de boom de investimentos. Entre os líderes sêniores de organizações que investem em IA, cerca de metade (51%) admite que, há três anos, suas organizações gastavam menos de 5% de seus orçamentos totais em investimentos em IA. Hoje, 88% desses mesmos líderes gastam 5% ou mais de seus orçamentos totais em IA, com o número devendo crescer ainda mais, já que metade (50%) dos líderes seniores disseram que dedicarão 25% ou mais de seus orçamentos totais para investimentos em IA no próximo ano.

“Os líderes empresariais estão começando a moldar seu futuro levantando investimentos estratégicos em IA”, disse Traci Gusher, líder de IA, Dados e Automação da EY Americas. “Mas a pesquisa descobriu riscos significativos no caminho para a adoção de IA em toda a empresa, incluindo infraestrutura de dados, estruturas éticas e aquisição de talentos. Isso é fundamental para maximizar totalmente as habilidades da IA e permitirá que as organizações se diferenciem no mercado”, comentou.

Desafios

Embora sua capacidade de revolucionar o local de trabalho seja inquestionável, a IA é tão boa quanto a infraestrutura subjacente, a estrutura de governança em que opera e o desenvolvimento de talentos necessário para usar adequadamente a tecnologia. Sem uma base sólida para aproveitar o poder da IA, os líderes correm o risco de seus investimentos racharem e desmoronarem sob eles. No entanto, poucos líderes relataram que suas organizações estavam tomando estas medidas:

Infraestrutura de dados: apenas 36% dos líderes seniores dizem que estão investindo em infraestrutura de dados (ou seja, qualidade, acessibilidade e governança de dados) totalmente e em escala, o que significa que a IA está perdendo informações cruciais que permitiriam produzir resultados melhores e mais precisos.

IA responsável: os líderes seniores reconheceram a importância do uso ético da IA, mas apenas cerca de metade (54%) dos líderes seniores cujas organizações estão investindo em IA disseram que o foco organizacional em garantir que a IA opere eticamente aumentará no próximo ano, e apenas cerca de um terço disse que suas organizações estão construindo uma estrutura de governança de IA totalmente e em escala (34%) ou está abordando o viés em modelos de IA totalmente e em escala (32%).

Atração e retenção de talentos: 83% dos líderes seniores priorizam a atração de trabalhadores com conhecimento de IA, mas apenas 37% dos líderes seniores disseram que suas organizações estão treinando/qualificando funcionários em IA totalmente e em escala, expondo uma lacuna para os líderes capitalizarem desenvolvendo recursos de IA internamente, dado o estado desafiador do mercado de talentos de IA.

“A IA está claramente saindo da fase de hype e firmemente em direção a ser um meio viável de produtividade para as organizações”, acrescentou Gusher. “À medida que avançamos para a próxima fase de integração de IA em grande escala, os líderes precisarão desenvolver uma estratégia holística que reimagine completamente todo o sistema corporativo para criar um negócio centrado em IA que melhor aproveite o poder transformador da tecnologia”, finalizou.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.