book_icon

A Transformação Digital no Back Office: como a Cloud e a IA estão revolucionando o RH

Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, as organizações estão buscando incessantemente por eficiência operacional e vantagem estratégica. Nesse contexto, a área de Back Office, tradicionalmente vista como um centro de custos e operações de suporte, está sendo reimaginada com a constante evolução tecnológica e assim, finanças, contabilidade, recursos humanos e outras áreas que engloba, estão mudando.

Falando especialmente do RH, a Transformação Digital está não apenas otimizando processos, mas também posicionando o departamento como um gerador de insights valiosos para a estratégia organizacional. O mercado está atento a estas vantagens e para se ter uma ideia, segundo pesquisa divulgada em 2023, da Gartner, empresa fornecedora de insights para o mercado, 46% dos líderes de RH relataram que o investimento em tecnologia na área de recursos humanos é a principal prioridade, atualmente.

A Cloud como impulsionadora da transformação
Atualmente, o RH de vários negócios encontra-se em um ponto crítico. Os profissionais do setor estão enredados em um complexo de sistemas antigos e novas tecnologias, com processos muitas vezes, desconectados. Essa realidade impede que atuem efetivamente como parceiros estratégicos dentro das empresas, limitando a capacidade de fornecerem dados e insights que podem influenciar significativamente a cultura e a estratégia empresarial.

A migração para plataformas baseadas em Cloud surge como uma solução promissora, impulsionada pela necessidade de integrar o ecossistema organizacional de maneira mais eficiente. A adoção de plataformas em nuvem no RH é mais do que uma tendência; é uma necessidade estratégica. A Cloud oferece uma infraestrutura flexível e escalável que pode se adaptar às mudanças das demandas organizacionais. Além disso, facilita a integração de diferentes sistemas e processos, promovendo uma visão holística do funcionamento da empresa. Isso permite que os RHs superem os desafios de sistemas legados e processos fragmentados.

A Inteligência Artificial como geradora de insights
A IA se posiciona no centro deste cenário inovador, permitindo que as áreas de Back Office, especialmente o RH, transcendam as funções tradicionais. Por meio da Inteligência Artificial, é possível automatizar processos rotineiros e repetitivos, liberando os profissionais de recursos humanos para se concentrarem em tarefas de maior valor estratégico. Mais do que isso, a IA pode analisar grandes volumes de Dados para identificar padrões, prever tendências e fornecer insights para tomadas de decisões assertivas. Isso inclui desde a otimização de processos de recrutamento e seleção até a identificação de necessidades de desenvolvimento de competências dentro da organização e desligamentos.

Claramente, a Transformação Digital, impulsionada pela Cloud e pela IA, tem a capacidade de reposicionar os departamentos de RH como centros de inteligência organizacional. Ao invés de serem vistos apenas como administradores de pessoas, os profissionais de recursos humanos estão se tornando fontes valiosas de insights estratégicos relacionados com diversos âmbitos das companhias.

A área passa a estar na vanguarda da identificação de talentos e do nível de engajamento dos colaboradores, e da promoção de uma cultura organizacional alinhada com os objetivos estratégicos do negócio. Claro que atualmente, a evolução tecnológica no Back Office, especialmente no RH, é uma jornada em andamento. Porém, é fato que a migração para plataformas em cloud e a adoção da IA é um caminho certeiro para ganhar eficiência e produtividade.

Mais do que nunca, empresas devem contar com parceiros estratégicos para mergulharem de forma intensa neste mundo digital que evoluirá cada vez mais rápido. Sem dúvidas, aquelas que reconhecem e firmarem ótimas parcerias capazes de apoiar essa transformação, estarão mais bem posicionadas para liderar e ganharão maior espaço no mercado.

Por Gabriela Resende, diretora de Operações e Serviços da Propay.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.