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Pesquisa da IDC identifica áreas de negócios em que a GenAI terá maior impacto

O estudo descobriu que a tomada de decisões de tecnologia, sistemas financeiros e operacionais e engajamento, experiência e suporte do cliente são as três áreas de maior impacto

Pesquisa da IDC identifica áreas de negócios em que a GenAI terá maior impacto

Uma pesquisa recente com compradores de tecnologia em todo o mundo descobriu que a tomada de decisões de tecnologia, sistemas financeiros e operacionais e engajamento, experiência e suporte do cliente são as três áreas de negócios em que a Inteligência Artificial generativa (GenAI) tem maior probabilidade de impactar a futura posição competitiva ou o modelo de negócios de sua organização. A pesquisa, conduzida pela International Data Corporation (IDC), também encontrou diferenças notáveis nas expectativas entre as regiões geográficas.

Aquisição de clientes e vendas e talentos e pessoal foram as duas áreas de negócios consideradas menos propensas a serem impactadas pela GenAI

Embora os compradores de tecnologia na América do Norte tenham identificado os sistemas financeiros e operacionais como a área de negócios com maior probabilidade de ser afetada pela GenAI, seus colegas na Europa Ocidental indicaram que a tomada de decisões de tecnologia de TI e linha de negócios (LOB) terá o maior impacto. Na Ásia/Pacífico, os entrevistados da pesquisa sentiram que a GenAI afetaria mais o engajamento, a experiência e o suporte do cliente.

“O que os resultados da pesquisa confirmam é que a aplicação do GenAI em todas as funções de negócios será ampla e seu impacto abrangerá uma ampla gama de áreas competitivas e de modelo de negócios”, disse Matt Acaro, diretor de Pesquisa para Ferramentas e Tecnologia de IA de Visão Computacional da IDC. “Outra coisa que os resultados destacam é que a capacidade da GenAI de processar, entender e derivar valor de uma ampla gama de fontes de dados é seu verdadeiro superpoder. É exatamente esse recurso que permite que modelos e aplicativos GenAI sejam integrados e usados em tantos processos e fluxos de trabalho diferentes de negócios e clientes. À medida que as organizações ganham mais experiência com as tecnologias GenAI, esperamos que elas usem o que aprenderam para implementar a GenAI em novas áreas”, comentou.

Além das três áreas de negócios identificadas como mais propensas a serem impactadas pela GenAI, a pesquisa incluiu outras quatro áreas de negócios a serem consideradas: aquisição de clientes e vendas; design e desenvolvimento de produtos; tomada de decisão baseada em dados; e talento e pessoal. Aquisição de clientes e vendas e talentos e pessoal foram as duas áreas de negócios consideradas menos propensas a serem impactadas pela GenAI.

O destaque da pesquisa da IDC, “Onde os compradores de tecnologia esperam que a GenAI tenha o maior posicionamento competitivo e impacto no modelo de negócios”, examina onde os compradores de tecnologia esperam que a GenAI tenha o maior impacto em seu posicionamento competitivo e modelos de negócios. Os resultados são baseados em dados da Pesquisa de Resiliência e Gastos Empresariais Futuros da IDC, Wave 4, que foi realizada em abril de 2024 e incluiu 622 respondentes autoidentificados do setor.

 

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