book_icon

Líderes executivos lutam para priorizar iniciativas sustentáveis de TI, diz Gartner

Os padrões sustentáveis de adoção de TI mostram que os executivos nem sempre estão implementando as iniciativas mais econômicas, aponta estudo

Líderes executivos lutam para priorizar iniciativas sustentáveis de TI, diz Gartner

Algumas das iniciativas de TI sustentável mais econômicas atualmente têm menos de 30% de taxa de adoção pelas organizações, de acordo com uma nova pesquisa do Gartner. “O progresso sustentável da TI está em andamento em um ritmo sólido”, disse Kristin Moyer, distinguished VP Analyst do Gartner. “A pesquisa descobriu que os líderes executivos concluíram uma média de nove iniciativas de TI sustentáveis nas categorias de Data Centers e Nuvem, local de trabalho digital, dados e software. No entanto, os padrões sustentáveis de adoção de TI mostram que os executivos nem sempre estão implementando as iniciativas mais econômicas”, observou.

A pesquisa descobriu que 64% dos líderes executivos acreditam que não recebem os dados de desempenho de emissões de que precisam dos fornecedores

A pesquisa foi realizada no quarto trimestre de 2023 para avaliar as ações e o impacto da TI para reduzir as emissões de gases de efeito estufa dentro da TI e da empresa. No total, 200 líderes executivos da América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico participaram da pesquisa.

A pesquisa descobriu que 64% dos líderes executivos acreditam que não recebem os dados de desempenho de emissões de que precisam dos fornecedores. “Devido a essas limitações, alguns líderes executivos lutam para priorizar iniciativas sustentáveis de TI ou saber por onde começar”, disse Moyer. “Eles também negligenciam considerar iniciativas sustentáveis de TI que são de baixo custo e alcançam redução moderada de GEE”, completou.

Embora as duas principais áreas em que os líderes executivos realizaram as iniciativas de TI mais sustentáveis sejam o Data Center (86% dos entrevistados) e o local de trabalho digital (79% dos entrevistados), há iniciativas que são mais econômicas e têm baixa adoção em ambas as categorias. No data center, eles incluem a fonte de alimentação ininterrupta (UPS) e o aprimoramento do resfriamento.

“Os líderes executivos devem dimensionar corretamente seus nobreaks com base nos requisitos de capacidade atuais e futuros, o que ajuda a aumentar a eficiência e a economia de custos”, disse Moyer. “Sistemas de resfriamento aprimorados, como resfriamento por imersão, resfriamento passivo e resfriamento direto para chips, também são subutilizados e podem impulsionar uma redução significativa de água e mitigar as emissões de GEE”, afirmou.

No local de trabalho, os líderes executivos estão subutilizando a circularidade em TI. Apenas 22% dos líderes executivos entrevistados estão optando por comprar ativos reformados para melhorar a circularidade, reduzir o desperdício e as emissões de GEE.

Além disso, muitas organizações ainda estão atualizando dispositivos com base em uma expectativa de vida fixa (de três a cinco anos), em vez de usar análises para determinar o momento ideal para substituir laptops, PCs e servidores. Os líderes executivos devem usar análises de desempenho de dispositivos e insights de telemetria para substituir dispositivos conforme necessário. O Gartner estima que, até 2027, o PC como serviço crescerá para 50% da aquisição de PCs, um aumento de 20% em 2023.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.