book_icon

Remessas globais de PCs caíram 13% no segundo trimestre, estima a IDC

Este foi o sexto trimestre consecutivo de contração provocada por ventos macroeconômicos contrários, demanda fraca dos setores de consumo e comercial e uma mudança nos orçamentos de TI

Remessas globais de PCs caíram 13% no segundo trimestre, estima a IDC

As remessas globais de PCs caíram 13,4% ano a ano durante o segundo trimestre de 2023 (2T23), com remessas de 61,6 milhões de unidades, de acordo com resultados preliminares do estudo Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker da IDC. Este foi o sexto trimestre consecutivo de contração provocada por ventos macroeconômicos contrários, demanda fraca dos setores de consumo e comercial e uma mudança nos orçamentos de TI para longe da compra de dispositivos. Apesar da fraca exibição, o mercado teve um desempenho melhor do que o previsto para o trimestre.

A fraca demanda geral fez com que os níveis de estoque permanecessem acima do normal por mais tempo do que o esperado. Isso inclui sistemas acabados no nível do canal, bem como a cadeia de suprimentos. Até agora, nenhum fabricante de PCs ficou imune aos desafios apresentados pelo mercado.

No ranking dos fabricantes no 2T23, a Lenovo encabeçou a lista, com remessas de 14,2 milhões de PCs, uma queda de 18,4% em comparação ao mesmo período do ano passado

Com exceção da Apple e da HP, todas as empresas líderes tiveram quedas de dois dígitos durante o trimestre. Mas a Apple se beneficiou de uma comparação ano a ano favorável, pois a empresa sofreu problemas de abastecimento durante o 2T22 devido a paralisações relacionadas ao Covid na cadeia de abastecimento. Enquanto isso, a HP enfrentou um excesso de estoque no ano passado e está finalmente se aproximando dos níveis normalizados de estoque, permitindo que sua taxa de crescimento brilhe durante essa crise.

“O inventário elevado de canais e componentes está mais uma vez arrastando o mercado para baixo”, disse Jitesh Ubrani, gerente de Pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “E apesar desses problemas diminuirem lentamente, muitos fornecedores de componentes continuam a oferecer preços reduzidos em um esforço para limpar seus estoques, embora os fabricantes de PCs e canais ainda estejam cautelosos sobre novos sistemas devido à demanda reduzida”, observou.

“A montanha-russa de oferta e demanda que a indústria de PCs enfrentou nos últimos cinco anos foi extremamente desafiadora”, disse Ryan Reith, vice-presidente do grupo Client Device Trackers da IDC. “As empresas não querem ser pegas com escassez de oferta como em 2020 e 2021, mas, ao mesmo tempo, muitas parecem hesitar em fazer uma grande aposta em uma recuperação do mercado. Do lado do consumidor, estamos vendo um retorno aos hábitos pré-pandêmicos em que as necessidades de computação são compartilhadas em vários dispositivos, e acreditamos firmemente que a carteira do consumidor favorecerá os smartphones em vez do PC. No lado comercial, reduções da força de trabalho (para muitas grandes empresas), bem como a introdução de IA generativa adiciona mais confusão sobre onde colocar um orçamento já reduzido”, comentou.

No ranking dos fabricantes no 2T23, a Lenovo encabeçou a lista, com remessas de 14,2 milhões de PCs, uma queda de 18,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. A HP ficou na segunda colocação, com vendas de 13,4 milhões de unidades, um leve recuo de 0,8% ano a ano. A Dell Technologies veio em seguida, com 10,3 milhões de PCs vendidos, um tombo de 22% em comparação ao ano passado. Na quarta posição ficou a Apple, com remessas de 5,3 milhões de unidades, uma alta de 10,3% sobre o segundo trimestre de 2022. A Acer ficou na quinta colocação, com remessas de 4 milhões de PCs, uma queda de 19,2%.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.