book_icon

Desenvolvedores ganharam relevância na Transformação Digital

Estudo da IDC mostrou que esses profissionais são os arquitetos das estratégias e possuem uma visão completa dos processos que governam o desenvolvimento de soluções digitais

Desenvolvedores ganharam relevância na Transformação Digital

Em sua pesquisa anual  PaaSView and the Developer 2021 com desenvolvedores de software, profissionais de DevOps, tomadores de decisão de TI e executivos de linha de negócios de todo o mundo, a IDC revelou uma grande quantidade de descobertas sobre os desenvolvedores contemporâneos e o estado do desenvolvimento de software hoje. Por exemplo, a IDC observou que as funções e responsabilidades desses profissionais continuam a se expandir. Os resultados da pesquisa mostram que eles não são apenas os arquitetos e visionários da transformação digital, mas também têm uma visão completa dos processos que governam o desenvolvimento de soluções digitais. Essa descoberta ressalta a importância dos desenvolvedores para os fornecedores e compradores de tecnologia, já que têm insights sobre como a eficiência operacional dos processos de desenvolvimento pode ser aprimorada.

Em 2021, 86% dos entrevistados disseram que sua organização havia modernizado mais de 50% de seus aplicativos legados, um aumento notável de 65% em 2020. Essa descoberta serve como um termômetro para o ritmo das iniciativas de Transformação Digital

“Devido ao seu papel na concepção, construção e execução de estratégias digitais, os desenvolvedores se tornaram indispensáveis ​​para a empresa moderna”, afirmou Arnal Dayaratna, vice-presidente de Pesquisa de Desenvolvimento de Software da IDC. “Eles são designers de produto, gerentes de produto, analistas de negócios, construtores, estrategistas e profissionais de vendas, todos reunidos em um só. Essa expansão das responsabilidades dos desenvolvedores significa que são essenciais para o sucesso e o crescimento das empresas e organizações, conforme medido por sua capacidade para inovar, executar planos estratégicos e operacionais e impulsionar as operações de negócios em resposta a um cenário de negócios em rápida mudança”, observou.

Descobertas

Segundo o relatório, os desenvolvedores full-stack são a função mais comum. Eles têm proficiência tanto no desenvolvimento da lógica de negócios quanto no gerenciamento de dados, bem como no desenvolvimento de experiências avançadas de front-end, que são consumidas pelos usuários finais.

As responsabilidades do desenvolvedor se expandiram para incluir a implementação de automação, gerenciamento de desempenho, experiência do usuário e segurança. Os desenvolvedores são cada vez mais responsáveis ​​por todo o ciclo de vida do desenvolvimento de aplicativos, incluindo responsabilidades operacionais, como a implementação de DevOps e automação relacionada ao desenvolvimento, e a implementação de UX e segurança.

Esses profissionais sentem que têm liberdade e autonomia para selecionar ferramentas e infraestruturas. Dada essa independência, os fornecedores de tecnologia precisam garantir que os desenvolvedores estejam familiarizados – e tenham fácil acesso – a seu portfólio completo de produtos e serviços de ferramentas.

Um ponto importante é que os desenvolvedores devem ser considerados compradores de tecnologia, porque têm uma forte influência nas decisões de compra. Entre 70% e 79% dos desenvolvedores sentem que têm uma influência significativa ou completa sobre as decisões de compra e aquisição, incluindo decisões relacionadas à modernização de aplicativos legados, adoção da Nuvem e seleção de fornecedores.

Java é a linguagem de programação mais popular entre esses profissionais, que mantém sua relevância em uma infinidade de casos de uso, como aplicativos corporativos, desenvolvimento da Web, ciência de dados, IA/ML, RA/RV e IoT, enquanto os esforços de modernização o tornaram mais compatível com infraestruturas nativas da Nuvem, como contêineres.

Os desenvolvedores estão implementando aplicativos de nível de produção na Nuvem, que não é mais usada principalmente para fins de desenvolvimento e teste, mas cada vez mais usada para implementações de produção na forma de IaaS, PaaS, SaaS ou uma Nuvem privada hospedada.

DevOps é agora um atributo principal do desenvolvimento contemporâneo. Isso significa que a automação é cada vez mais parte das operações relacionadas ao desenvolvimento e, como resultado, os desenvolvedores podem implementar código e atualizar aplicativos com mais frequência do que nunca. Essa transição sugere oportunidades de crescimento para fornecedores de ferramentas que oferecem suporte às práticas de DevOps.

Ainda segundo o estudo, as organizações estão investindo seriamente na modernização de aplicativos legados. Em 2021, 86% dos entrevistados disseram que sua organização havia modernizado mais de 50% de seus aplicativos legados, um aumento notável de 65% em 2020. Essa descoberta serve como um termômetro para o ritmo das iniciativas de Transformação Digital e a importância do desenvolvimento de aplicativos ferramentas e serviços que facilitam o trabalho relacionado com a modernização.

Serviço
www.idc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.