book_icon

HPE e Danfoss colaboram para reduzir consumo de energia em Data Centers

O novo módulo de recuperação de calor pronto para uso ajuda as organizações a gerenciar e valorizar o excesso de calor, à medida que fazem a transição para instalações de TI mais sustentáveis

HPE e Danfoss colaboram para reduzir consumo de energia em Data Centers

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) e a Danfoss anunciaram uma colaboração para fornecer o HPE IT Sustainability Services – Data Center Heat Recovery, um módulo de recuperação de calor pronto para uso, que ajuda as organizações a gerenciar e valorizar o excesso de calor, à medida que fazem a transição para instalações de TI mais sustentáveis.

A rápida integração das tecnologias de IA em organizações e empresas deve causar um aumento drástico na demanda de energia e na utilização da infraestrutura de TI otimizada para IA. De acordo com a Agência Internacional de Energia, até 2026, espera-se que o setor de IA tenha crescido exponencialmente para consumir pelo menos dez vezes sua demanda de eletricidade em 2023. Para atenuar esses desafios, os líderes de TI e os operadores de instalações de Data Centers estão tomando medidas para reduzir o uso de energia, como a implementação de recursos modernos de eficiência energética e sistemas de refrigeração aprimorados. Somente na UE, o excesso de calor representa uma estimativa de 2.860 TWh/ano, quase igual à demanda total de energia da UE para aquecimento e água quente em edifícios residenciais e do setor de serviços. O fluxo de excesso de calor dos Data Centers é ininterrupto e, portanto, constitui uma fonte muito confiável de energia limpa.

Os Serviços de Sustentabilidade de TI da HPE – Recuperação de Calor do Data Center são inspirados na forma como a Danfoss já está usando a tecnologia de reutilização de calor em seu próprio campus sede na Dinamarca

Para resolver esses problemas, a nova solução de Data Centers com eficiência energética da HPE e da Danfoss oferece:

– O Data Center Modular (MDC) escalável da HPE, na forma de contêineres de alta densidade (kW/rack) e tamanho reduzido, pode ser implantado em praticamente qualquer lugar, mesmo com a ausência total de máquinas pesadas, e incorpora tecnologias como resfriamento líquido direto, reduzindo o consumo geral de energia em 20%.

– As soluções da Danfoss, incluindo módulos de reutilização de calor que capturam o excesso de calor dos Data Centers para fornecer aquecimento renovável in-loco e para edifícios e indústrias próximas em diversas aplicações, e compressores Turbocor isentos de óleo que aumentam a eficiência do resfriamento do centro de dados em até 30%.

“Nossa parceria estratégica com a HPE é um ótimo exemplo de como revolucionamos a construção e descarbonizamos o setor de Data Centers junto com os clientes”, disse Jürgen Fischer, presidente da Danfoss Climate Solutions. “Com essa mais recente parceria entre setores, estamos construindo o projeto para a próxima geração de data centers sustentáveis – usando tecnologias disponíveis hoje”, completou.

Benefícios e agilidade da modularidade

O MDC da HPE incorpora tecnologias de resfriamento líquido direto (DLC) para aumentar a eficiência energética em mais de 20% e otimizar a produção e a distribuição de energia, levando a uma notável economia energética. A compactação do design minimiza a perda ao reduzir a distância para o transporte de energia e fluido refrigerante, e maximiza o diferencial de temperatura na entrada e na saída, o que promove a captura do excesso de calor. Além disso, a agilidade do MDC e a exclusão de materiais industriais pesados eliminam a necessidade de materiais de construção convencionais caros e reduzem substancialmente o tempo de lançamento no mercado.

A implementação pode ser feita três vezes mais rápida do que nos Data Centers tradicionais, diminuindo de 18 meses para apenas 6. Por fim, a redução da área ocupada e a flexibilidade dos MDCs permitem a instalação próxima aos locais de geração de dados, o que diminui o impacto energético e os gargalos associados a soluções complexas de rede e transferência de dados, além de oferecer suporte à governança e à segurança aprimoradas dos dados.

“Na HPE, acreditamos no poder da colaboração para criar soluções transformadoras”, disse Sue Preston, vice-presidente e gerente-geral da HPE para Serviços de Consultoria e Serviços Gerenciados. “Nossa parceria com a Danfoss reúne o inovador Data Center modular da HPE com a tecnologia de reutilização de calor da Danfoss. Juntos, não estamos apenas agregando valor, estamos multiplicando-o. Ao aproveitar o recurso tipicamente inexplorado do calor residual, transformamos o desperdício em valor, mostrando que o futuro do uso de energia é eficiente, inteligente e, o mais importante, alcançável agora”, afirmou.

Os Data Centers modulares da HPE oferecem uma eficiência de uso de energia (PUE) de 1,1 em contraste com a PUE de 1,3 a 1,4 normalmente associada aos melhores designs modernos dos Data Centers tradicionais de tijolo e argamassa. Capaz de lidar com as arquiteturas mais exigentes em termos de energia, como a HPE Cray Supercomputing EX4000, o Data Center modular da HPE é a arquitetura adequada para cargas de trabalho de missão crítica e de computação intensiva, como supercomputação e IA generativa, permitindo que cientistas, universidades e empresas alcancem resultados mais rápidos.

Impulsionando a inovação na descarbonização

Para aproveitar o excesso de calor – uma das maiores fontes inexploradas de energia e o maior potencial para Data Centers em toda a Europa, a HPE se associou à Danfoss como sua parceira de descarbonização. A parceria estratégica aproveita o extenso portfólio de produtos da Danfoss de soluções eficientes em termos de energia para impulsionar a inovação, apoiar a descarbonização e construir o projeto para a próxima geração de data centers modulares sustentáveis.

Os Serviços de Sustentabilidade de TI da HPE – Recuperação de Calor do Data Center são inspirados na forma como a Danfoss já está usando a tecnologia de reutilização de calor em seu próprio campus sede na Dinamarca. O calor é recuperado do Data Center da Danfoss no local, impulsionado por uma bomba de calor e reutilizado nos prédios vizinhos para fornecer aquecimento. O calor também pode ser alimentado na rede de aquecimento distrital local para fornecer uma fonte renovável aos residentes locais. A reutilização do calor é uma parte importante da própria estratégia de descarbonização da Danfoss, que a ajudou a atingir a neutralidade de carbono no sistema de energia de seu campus de 250 mil m² em Nordborg em 2022.

A nova oferta de Data Center modular escalável aproveita as tecnologias da Danfoss, incluindo compressores Turbocor para bombas de calor e chillers, trocadores de calor, módulos de reutilização de calor, acionamentos e skids de bomba, permitindo que os Data Centers sejam refrigerados com até 30% mais eficiência enquanto recuperam e reutilizam o excesso de calor. É uma solução modular com componentes que funcionam juntos perfeitamente e inclui duas opções de pilha de tecnologia com um sistema de recuperação de calor, incluindo um trocador de calor de recuperação de calor hidrônico e uma bomba de calor água-água, recuperando o calor de um Data Center modular de borda a nuvem resfriado a ar e, potencialmente, de um data center modular HPC refrigerado a líquido de segunda fase.

Como parte de sua abordagem holística “Reduce, Reuse, Resource”, a Danfoss também faz parceria com a HPE para aposentar seus ativos de TI em fim de uso por meio do HPE Asset Upcycling Services, uma solução de economia circular que permite a renovação e reutilização de tecnologia, enquanto recupera o valor econômico desses ativos.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.