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Estudo da IBM mostra oportunidades no engajamento de fãs de esportes

Os dados confirmam que os fãs de esportes mais jovens são mais propensos a favorecer recursos aprimorados por IA à medida que recorrem cada vez mais às plataformas digitais

Estudo da IBM mostra oportunidades no engajamento de fãs de esportes

À medida que os fãs de esportes em todo o mundo assistem a uma infinidade de eventos esportivos, uma nova pesquisa encomendada pela IBM divulgada nesta quarta-feira (26/6) revela uma crescente mudança geracional e aceitação de experiências orientadas por tecnologia que afetarão o futuro do consumo de esportes.

O estudo internacional, conduzido pela Morning Consult, reúne insights de mais de 18 mil fãs de esportes em 10 países para entender melhor como eles seguem e se envolvem com esportes, incluindo cobertura ao vivo, destaques e resumos, bem como preferências para engajamento e consumo futuros. Os resultados confirmam que os fãs estão priorizando conteúdo esportivo digital mais personalizado e que economiza tempo, com a maioria reconhecendo o impacto positivo que tecnologias como inteligência artificial (IA) terão nessas experiências.

Os fãs com idades entre 18 e 29 anos são mais propensos a classificar as melhorias de IA como alta prioridade, com atualizações em tempo real (40%) e conteúdo personalizado (36%) no topo da lista de prioridades

Os dados também confirmam que os fãs de esportes mais jovens são mais propensos a favorecer recursos aprimorados por IA à medida que recorrem cada vez mais às plataformas digitais para conteúdo esportivo. Os fãs pesquisados com idades entre 18 e 29 anos estão usando um telefone celular ou tablet como seu principal dispositivo para assistir a eventos esportivos com mais frequência do que os fãs mais velhos, com o streaming por assinatura de eventos esportivos ao vivo sendo mais popular entre a faixa etária mais jovem. Mais da metade (58%) dos entrevistados de 18 a 29 anos também acredita que a IA terá um impacto positivo nos esportes.

Alternativamente, os entrevistados de faixas etárias mais velhas permanecem fiéis aos métodos tradicionais de consumo, com a transmissão linear sendo mais popular entre os fãs 45+. Quarenta por cento dos fãs entrevistados com mais de 55 anos acreditam que a IA terá um impacto positivo nos esportes.

“Os fãs em todo o mundo continuam a adotar plataformas e soluções que lhes permitem se sentir mais conectados e informados sobre seus eventos esportivos e atletas favoritos, e o novo estudo da IBM confirma que isso agora inclui adotar tecnologias como IA para oferecer essas experiências”, disse Noah Syken, vice-presidente de Parcerias Esportivas e de Entretenimento da IBM. “O portfólio de longa data de parcerias de esportes e entretenimento da IBM visa atender a essas expectativas dos fãs, colocando nas mãos de nossos parceiros as tecnologias IBM mais avançadas de nossa plataforma de IA e dados watsonx”, completou.

Outras descobertas importantes do estudo incluem:

Os fãs estão otimistas sobre o impacto da tecnologia nos esportes, abrindo caminho para experiências geradoras alimentadas por IA

– 63% dos entrevistados apontam a análise de dados como tendo o impacto mais positivo nos esportes, enquanto 50% dos entrevistados acham que a IA terá um impacto positivo.

– Quando se trata de como a IA generativa pode melhorar o engajamento, os fãs de esportes pesquisados identificam atualizações em tempo real (34%) e conteúdo personalizado (29%) como as principais prioridades.

– Índia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita ocupam a posição mais alta em países onde os fãs estão priorizando atualizações em tempo real e conteúdo personalizado alimentado por IA generativa.

Os fãs agora priorizam conteúdo personalizado e de tamanho reduzido quando se trata de seu consumo de conteúdo esportivo

– Mais da metade (56%) dos entrevistados recorrem às redes sociais para obter conteúdo esportivo adicional; 46% estão recebendo conteúdo adicional de notícias de transmissão/vídeo, enquanto 35% estão se voltando para artigos de notícias.

– 64% dos fãs envolvidos em conteúdo esportivo adicional estão vendo vídeos de destaque dos melhores momentos; 48% estão consumindo recapitulações e análises pós-jogo.

– Entre aqueles que se envolvem em conteúdo esportivo adicional, os entrevistados classificam o conteúdo resumido (33%) como sua principal prioridade, seguido por conteúdo personalizado (26%).

– Os fãs de esportes estão assistindo a resumos de eventos com mais frequência, com 41% dos entrevistados indicando que assistem a resumos ou destaques semanalmente; 24% relatam engajamento diário.

Os fãs mais jovens podem estar remodelando a forma como os consumidores experimentam o conteúdo esportivo, já que se envolvem com o conteúdo por meio de várias telas e são mais propensos a favorecer aprimoramentos alimentados por IA

– Os fãs mais jovens (18-29) são mais propensos a ver os destaques esportivos por meio das mídias sociais em relação a outras plataformas.

– Quando se trata de consumir conteúdo esportivo, os fãs com idade entre 18 e 29 anos são mais propensos a classificar o conteúdo personalizado como sua principal prioridade.

– Os fãs com idades entre 18 e 29 anos são mais propensos a classificar as melhorias de IA como alta prioridade, com atualizações em tempo real (40%) e conteúdo personalizado (36%) no topo da lista de prioridades.

– Embora as atualizações em tempo real (26%) e o conteúdo personalizado (19%) também encabeçam a lista de prioridades de melhoria de IA entre os fãs mais velhos (55+), esses entrevistados são muito menos propensos a considerar as melhorias de IA uma alta prioridade.

– Os fãs mais jovens também são mais propensos a usar vários dispositivos enquanto se envolvem com eventos esportivos do que os fãs mais velhos (55+). 10% dos fãs mais jovens entrevistados usam três ou mais dispositivos enquanto assistem a esportes, em comparação com apenas 2% dos fãs mais velhos.

Embora a TV seja o método mais comum para assistir esportes, os fãs estão usando cada vez mais vários dispositivos para acompanhar eventos esportivos

– 64% dos fãs entrevistados dizem que a TV linear ou streaming é sua principal escolha para assistir esportes.

– 31% dos entrevistados dizem que são mais propensos a assistir a um evento esportivo ao vivo em transmissão linear; 28% dizem usar um serviço de streaming por assinatura e 23% usam um serviço de streaming gratuito.

– A transmissão por assinatura de eventos esportivos ao vivo é mais popular entre os fãs mais jovens com idades entre 18 e 29 anos.

– Os dispositivos móveis são uma alternativa notável para assistir esportes, com 20% dos consumidores relatando que é a melhor maneira de assistir a eventos esportivos e 38% dizendo que é sua segunda opção mais provável.

– 28% dos fãs de esportes pesquisados usam pelo menos dois dispositivos enquanto assistem a eventos esportivos; 24% relatam que usam pelo menos dois dispositivos enquanto ouvem esportes; os fãs entre 18 e 44 anos são mais propensos a usar três ou mais dispositivos.

– Os entrevistados classificam a multitarefa como a principal razão para usar vários dispositivos ao consumir esportes, seguida por encontrar mais informações sobre jogos enquanto assiste ou ouve o esporte.

 

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