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Mercado de aplicativos corporativos cresceu 12% no ano passado, diz IDC

As receitas mundiais somaram US$ 356 bilhões à medida que a Inteligência Artificial e a IA generativa começaram a remodelar a experiência de funcionários e de clientes

Mercado de aplicativos corporativos cresceu 12% no ano passado, diz IDC

O mercado de aplicativos corporativos apresentou um sólido crescimento de receita em 2023, à medida que a Inteligência Artificial (IA), e particularmente a IA generativa (GenAI), começou a remodelar a experiência do funcionário e do cliente do software de negócios. De acordo com um novo relatório da International Data Corporation (IDC), o mercado de aplicativos corporativos cresceu 12% ano a ano em 2023, com receitas mundiais atingindo US$ 356 bilhões.

A integração de IA e GenAI em aplicativos corporativos traz mais inteligência, rapidez em insights e maior velocidade de decisão para os usuários. Como resultado, os funcionários podem ter uma maior dependência do software empresarial como um colega de trabalho para ajudar a resolver problemas de negócios e navegar no mundo dinâmico da mudança. Tudo isso é possível com o aumento da dependência da tecnologia de Nuvem como base para inovar rapidamente, mudando rapidamente as experiências de funcionários, clientes e parceiros, resultando em tempo de valorização mais rápido e diferenciação competitiva.

A Nuvem pública se tornará o modelo de implementação fundamental para software de aplicativos corporativos, respondendo por mais de 70% dos novos gastos com aplicativos corporativos em 2028

“SaaS e aplicativos habilitados para Nuvem continuam seu crescimento em todo o mercado de aplicativos corporativos. Com novas inovações, como a IA generativa e sua infinidade de casos de uso, a oportunidade de remodelar os negócios com tecnologia inteligente usando aplicativos em Nuvem traz maior vantagem competitiva”, disse Mickey North Rizza, vice-presidente de Software Corporativo da IDC. “As empresas orquestradas pela experiência estão aproveitando aplicativos corporativos mais modernos, inovadores e inteligentes, melhorando sua velocidade de decisão com decisões de negócios mais inteligentes e, em última análise, trazendo maior diferenciação para as organizações globalmente”, observou.

Os cinco principais fornecedores de aplicativos corporativos em 2023 foram SAP, Salesforce, Oracle, Microsoft e Intuit, que juntas responderam por 21,2% das receitas mundiais. Com apenas 0,2% de participação de mercado separando SAP e Salesforce, a IDC considera essas duas empresas estatisticamente empatadas na posição número 1 no mercado mundial de aplicativos corporativos para 2023. (A IDC declara um empate estatístico em mercados competitivos de software quando há uma diferença de 0,5% ou menos entre a participação de mercado de duas ou mais empresas.)

A IDC prevê que as receitas mundiais para o mercado de aplicativos corporativos serão de mais de US$ 600 bilhões em 2028, à medida que as organizações integram ainda mais a IA tradicional, o aprendizado de máquina e a GenAI aos fluxos de trabalho, criando insights e decisões mais rápidos e inteligentes. As organizações também investirão em novas ferramentas para manter seu portfólio de aplicativos atualizado à medida que avançam para a era digital. Enquanto isso, a Nuvem pública se tornará o modelo de implementação fundamental para software de aplicativos corporativos, respondendo por mais de 70% dos novos gastos com aplicativos corporativos em 2028. Prevê-se que a demanda por aplicativos corporativos baseados em Nuvem pública produza uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de cinco anos de 16,5%, superando o CAGR de 11,1% para o mercado geral.

O mercado de aplicativos corporativos é composto pelos seguintes mercados secundários: Gerenciamento de Recursos Empresariais (ERM), Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM), Aplicativos de Engenharia, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) e Aplicativos de Produção. Cada um desses mercados secundários consiste em múltiplos mercados funcionais.

O dimensionamento e as previsões do mercado de software da IDC são apresentados em termos de receita de software comercial. O termo software comercial é usado para distinguir software disponível comercialmente de software personalizado. A receita de software comercial normalmente inclui taxas para licenças de software comercial de direito de uso inicial e continuada. Essas taxas podem incluir, como parte do contrato de licença, acesso ao suporte ao produto e/ou outros serviços que são inseparáveis da estrutura de taxas de licença de direito de uso, ou esse suporte pode ser cobrado separadamente.

Os upgrades podem ser incluídos no direito de uso contínuo ou podem ser cobrados separadamente. A receita de software comercial exclui a receita de serviços derivada de treinamento, consultoria e integração de sistemas que é separada (ou desagregada) da licença de direito de uso, mas inclui o valor implícito do software incluído em um serviço que oferece funcionalidade de software por um esquema de preços diferente.

 

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