book_icon

Fortinet anuncia o primeiro assistente com IA Generativa do setor para IoT

A companhia fez integrações mais profundas no FortiAI em todo o Fortinet Security Fabric que permitem às empresas fortalecerem a postura de segurança e aumentar a eficiência operacional

Fortinet anuncia o primeiro assistente com IA Generativa do setor para IoT

A Fortinet, empresa global em segurança cibernética que impulsiona a convergência de rede e segurança, anuncia novas atualizações em seu portfólio de IA Generativa (GenAI) para aprimorar as operações de rede e segurança, incluindo o primeiro assistente de segurança com IA Generativa do setor para IoT.

“A IA Generativa está remodelando as operações de rede e segurança, apoiando os profissionais de TI e cibernéticos a fazer mais e com mais rapidez. A Fortinet está comprometida em permanecer na vanguarda da inovação em IA e, ao expandir o FortiAI, seu assistente de IA Generativa com reconhecimento de contexto, continua a capacitar as equipes de operações com recursos avançados de processamento de linguagem natural. As atualizações mais recentes do FortiAI oferecem novas maneiras inovadoras de interagir com os produtos da Fortinet usando mais de 30 linguagens comuns para eliminar a complexidade e aumentar a eficiência operacional”, afirmou John Maddison, diretor de Marketing da Fortinet.

A IA Generativa está remodelando as operações de rede e segurança, apoiando os profissionais de TI e cibernéticos a fazer mais e com mais rapidez

O setor de segurança cibernética enfrenta uma lacuna significativa de habilidades que se aproxima de 4 milhões de profissionais. A IA Generativa aborda esse desafio aumentando a necessidade de competências técnicas. O FortiAI, assistente de IA generativa da Fortinet, suporta e orienta as equipes de operações de segurança (SecOps) e operações de rede (NetOps) para que possam configurar e gerenciar alterações em sua rede e investigar e corrigir ameaças mais rápido que nunca. Sua interface intuitiva permite que os indivíduos, independentemente da experiência, se envolvam usando linguagem natural, suprindo efetivamente a escassez de habilidades do setor. Desde o lançamento do FortiAI em 2023, a Fortinet continua a aprofundar os recursos de IA generativa em todo o Fortinet Security Fabric e, agora, a empresa está introduzindo as seguintes inovações:

Novos recursos de IA generativa para operações de rede
Agilidade nas operações do Dia 0 e Dia 1
: os novos recursos do FortiAI no FortiManager introduzem uma abordagem transformadora para a configuração e o provisionamento de rede do Dia 0 e Dia 1, fornecendo script assistido por IA Generativa na CLI e Jinja. Esse recurso inovador ajuda a gerar scripts com base em comandos de conversação, tornando-os acessíveis para profissionais com variados níveis de conhecimento em programação. Ele também inclui um recurso de validação, que examina o código em busca de erros e sugere edições, simplificando o desenvolvimento de códigos e aumentando a confiabilidade dos scripts de configuração. É um ativo poderoso para equipes de TI que buscam elevar sua eficiência operacional. Um exemplo de consulta que alguém pode fazer ao FortiAI é, por exemplo, “você pode me ajudar a configurar o BGP no FortiGate?”

Melhora na visibilidade e na solução de problemas do Dia 2 para vulnerabilidades de IoT: O FortiManager agora inclui o primeiro assistente de segurança com IA generativa do setor para IoT com uma interface de IA conversacional alimentada pelo FortiAI para ajudar a detectar e solucionar vulnerabilidades em IoT. O novo assistente de segurança GenAI IoT permite que as equipes de segurança de rede usem linguagem natural para obter uma visão de alto nível das vulnerabilidades, detalhar usuários associados e nível de gravidade, analisar os impactos e até mesmo tomar recomendações acionáveis do FortiAI, permitindo a identificação proativa de problemas e resoluções mais rápidas. Um exemplo de consulta que alguém pode fazer ao FortiAI é “mostre-me todas as vulnerabilidades críticas e os dispositivos associados a cada uma”.

Novos recursos de IA generativa para operações de segurança
Simplificando a busca e a análise de ameaças:
a Fortinet está aprofundando a integração do FortiAI no FortiAnalyzer com novos recursos de ditado. Essas atualizações simplificam a busca de ameaças e a análise de eventos, aceitando comandos para consultar Dados, identificar ameaças ou gerar relatórios. Os analistas podem navegar rapidamente por vastos conjuntos de Dados para identificar e reagir a ameaças potenciais, tornando esses processos mais rápidos e acessíveis a profissionais de todos os níveis de especialização. Isso acelera os ciclos de revisão e resposta e reduz a necessidade de treinamento técnico extensivo. As equipes de segurança podem lidar com tarefas de detecção, análise e mitigação de ameaças com mais eficiência, aumentando sua capacidade de gerenciar eventos de segurança de forma proativa. Um exemplo de consulta que alguém pode fazer ao FortiAI é “analise o evento de segurança mais recente, forneça um resumo detalhado, avalie seu impacto potencial e sugira ações de remediação apropriadas”.

Priorizando a segurança e a privacidade de dados da IA Generativa
À medida que as tecnologias de IA se tornam cada vez mais parte integrante da segurança cibernética, a importância de proteger os processos de IA e garantir a privacidade de Dados é primordial. A Fortinet está na vanguarda da abordagem dessas questões críticas com medidas robustas projetadas para proteger e otimizar as operações de IA Generativa. Como parte dessa dedicação, a Fortinet hospeda servidores proxy de IA em seus Data Centers, uma iniciativa estratégica para fazer proxy de todas as conexões de IA. Essa configuração otimiza o desempenho da IA e aumenta a segurança dos dados do cliente em todos os produtos Fortinet. Ao centralizar o tráfego de IA por meio de proxies seguros, a Fortinet garante que todas as interações de dados sejam monitoradas e protegidas, mitigando os riscos associados às operações orientadas por IA.

FortiAI: IA Generativa para apoiar e agilizar operações de rede e segurança
A Fortinet é pioneira na inovação de IA em segurança cibernética há mais de uma década. A IA serviu como espinha dorsal do Fortinet Security Fabric e dos serviços de inteligência e segurança contra ameaças do FortiGuard Labs. O FortiAI é a mais recente inovação em Inteligência Artificial da companhia e oferece assistência de IA Generativa com reconhecimento de contexto para ajudar as equipes de SecOps e NetOps a tomar melhores decisões mais rapidamente. O FortiAI suporta mais de 30 linguagens comuns e permite que as organizações superem a escassez de habilidades em segurança cibernética, mitigando riscos e simplificando as operações de negócios. Lançado inicialmente como parte do FortiSIEM e do FortiSOAR, o FortiAI também está integrado ao FortiAnalyzer e ao FortiManager, com integrações adicionais planejadas para trazer o poder do GenAI a todo o Fortinet Security Fabric.

Serviço
www.fortinet.com/br

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.