A Ascenty, empresa de serviços de Data Centers e conectividade na América Latina, anunciou o lançamento de seu Relatório de Sustentabilidade 2023, destacando seu compromisso com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Em 2023, a Ascenty passou a integrar o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil, tornando-se, segundo ela afirma, a única empresa latino-americana de Data Centers signatária desta que é a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo. O relatório detalha as iniciativas e certificações que consolidam a Ascenty como uma referência em sustentabilidade e inovação no setor de Data Centers.
Exemplos desse compromisso são as certificações ISO 14001 e 45001, entre as mais de 15 normas conquistadas pela empresa. Ao todo, seus 24 Data Centers em operação somam mais de 200 certificações. Em 2016, a Ascenty tornou-se a primeira empresa de Data Centers a receber a certificação ISO 14001, que estabelece requisitos para a correta implementação e operação de um sistema de gestão ambiental sustentável. Em 2022, a empresa reafirmou seu pioneirismo no setor de data centers brasileiro ao ser certificada por suas práticas de excelência em segurança e saúde ocupacional com a ISO 45001.
Compromisso ambiental
No contexto ambiental, a Ascenty, há três anos, se compromete com um marco significativo: o de zero emissão do Escopo 2 para o Brasil e Chile. Isso significa que não há emissões de gases de efeito estufa, uma vez que 100% da energia utilizada nos Data Centers da Ascenty nestes países provêm de fontes renováveis. Este marco é comprovado pelos certificados iRECs (sigla em inglês para Certificado Internacional de Energia Renovável) que a Ascenty recebeu ao longo dos anos e que garantem a rastreabilidade da energia renovável utilizada. No caso do México, a meta é alcançar 100% da utilização de energia elétrica renovável em 2024.
As demais emissões, como dos geradores e da sua frota de veículos, são também neutralizadas em 100% através da aquisição de créditos de carbono de programas de compensação.
Desde o princípio, a companhia adotou projetos de Data Centers que não consomem água, utilizando centrais de água gelada em circuito fechado. Como resultado, o WUE (Water Usage Effectiveness) dos Data Centers da Ascenty é igual a zero. Ele quantifica a eficiência do uso de água pela infraestrutura do Data Center para resfriamento em relação à energia consumida pelo equipamento de TI. Na Ascenty, portanto, a água é utilizada apenas para uso humano, higiene e limpeza, sendo monitorada mensalmente com planos de ação para qualquer desvio.
Eficiência energética
A empresa alcançou um índice PUE (Power Usage Effectiveness) de 1,41 em 2023, abaixo da média do mercado, de 1,6, o que evidencia sua eficiência energética. Além disso, 100% da iluminação dos data centers é em LED, e o Data Center de São Paulo possui uma planta de geração de energia fotovoltaica.
Responsabilidade social
No pilar social, a Ascenty se destacou por promover um ambiente inclusivo e diverso. A representatividade feminina aumentou para 24% da força de trabalho, e 40% dos colaboradores são pessoas não brancas, refletindo um compromisso contínuo com a diversidade e inclusão. A empresa também investiu significativamente em treinamentos e desenvolvimento, resultando em um acréscimo de 92% no número de horas de treinamento por colaborador em relação ao ano anterior.
Governança corporativa
Em termos de governança corporativa, a Ascenty foi reconhecida com o Selo Ouro no Programa GHG Protocol, um atestado de seu compromisso com a redução da pegada de carbono. A empresa também manteve rigorosos padrões éticos, avaliando 100% de suas operações quanto a riscos relacionados à corrupção e comunicando 100% de seus parceiros de negócios sobre seus procedimentos de combate à corrupção.
Em 2023, foram investidos R$ 1,085 bilhão (US$ 217 milhões de dólares) em infraestrutura, TI, saúde e segurança, meio ambiente, auditorias e certificações, demonstrando o compromisso contínuo da Ascenty com a expansão responsável e o aprimoramento de suas operações.
Gustavo Sousa, Presidente Executivo da Ascenty, comentou sobre os resultados: “2023 foi um ano de muito crescimento e desafios para o setor de data centers. Mantivemos nosso compromisso de cuidar da infraestrutura que dá suporte às informações e promover um desenvolvimento sustentável, justo e ético. Nosso relatório apresenta os resultados de nossos esforços e reafirma nosso compromisso com as práticas ESG”, disse Gustavo Sousa, presidente-executivo da Ascenty.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo