A Amazon Web Services (AWS) anunciou nesta segunda-feira (27/11) no evento AWS re:Invent (27/11 a 1/12 em Las Vegas, EUA), uma parceria com a Clarity AI, empresa de tecnologia que fornece insights ambientais e sociais para garantir que empresas e consumidores invistam e comprem de forma sustentável. A plataforma da Clarity AI analisa milhões de pontos de dados para ajudar os investidores a rastrear, medir e otimizar o impacto social e de sustentabilidade de suas carteiras de investimento e cumprir os relatórios regulatórios. Estas informações capacitam 150 milhões de consumidores a comprar de marcas sustentáveis e ajudam os investidores a direcionar mais de US$ 30 biliões em fundos para empresas que produzem impactos ambientais positivos.
“A AWS fornece os serviços de Nuvem, a flexibilidade e a escala que precisamos para sermos uma empresa orientada por dados, para liberar o poder da IA e para fornecer insights críticos de sustentabilidade para investidores, consumidores e organizações que tomam decisões importantes que impactam nosso planeta e seus habitantes todos os dias”, disse Ángel Agudo, diretor do conselho e vice-presidente sênior de Produtos da Clarity AI. “Na Clarity AI, nossa ambição é que o impacto social e ambiental seja visto por investidores e empresas como uma variável-chave além dos valores puramente financeiros”, comentou.
A Clarity AI executa suas plataformas de missão crítica na AWS e usa Inteligência Artificial generativa, aprendizado de máquina (ML) e recursos analíticos da AWS para fornecer ferramentas de análise de sustentabilidade para investimentos, pesquisas corporativas, benchmarking, compras de comércio eletrônico de consumidores e relatórios regulatórios . Usando o Amazon SageMaker, um serviço totalmente gerenciado para criar, treinar e implementar modelos de ML, o Amazon SageMaker Studio, um ambiente de desenvolvimento para ML, e instâncias de GPU do Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), o Clarity AI treina até 7 bilhões de parâmetros de modelos de linguagem grande (LLMs) e modelos de processamento de linguagem natural (PNL). Esses modelos detectam, gerenciam e classificam milhões de pontos de dados não estruturados de relatórios de sustentabilidade, relatórios financeiros, previsões de lucros e documentos de pesquisa. A Clarity AI então usa esses dados para identificar quais empresas podem ser impactadas por um evento noticioso específico e determinar o nível de severidade ambiental. Esta informação imparcial é então partilhada com investidores, investigadores e consumidores para os ajudar a tomar decisões de investimento e compra sustentáveis.
Aproveitando os recursos de Nuvem da AWS, a plataforma de tecnologia de sustentabilidade da Clarity AI fornece dados claros e objetivos sobre mais de 70 mil empresas, 420 mil fundos e 400 governos locais. As empresas de comércio eletrônico usam a análise ambiental da empresa de produtos eletrônicos, moda e vestuário, marcas de alimentos e produtos domésticos, e empresas de saúde e beleza para identificar visualmente marcas sustentáveis para os compradores. A plataforma da Clarity AI integra-se com ambientes de comércio eletrônico existentes para exibir emblemas que reconhecem o desempenho de sustentabilidade de uma marca, permitindo que compradores ambientalmente conscientes recompensem práticas sustentáveis através de suas compras.
Impacto ambiental
Os investidores e consumidores de hoje baseiam as decisões de investimento e compra em estruturas de relatórios – como relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG) – que divulgam informações sobre o impacto ambiental de uma organização. Os investidores utilizam os dados destes relatórios para acompanhar o impacto ambiental e social de uma empresa, mas pode ser um desafio validar os dados de desempenho ESG devido à falta de padrões de relatórios unificados, à evolução das regulamentações ESG e aos dados fragmentados.
A Clarity AI desenvolveu modelos generativos de IA na AWS usando o Amazon SageMaker para descobrir novos pontos de dados que ajudam os clientes a evitar investir em empresas ou fundos envolvidos em lavagem verde ou práticas ambientais prejudiciais. Usando modelos de PNL, o Clarity AI extrai informações, identifica problemas e avalia a importância das questões ambientais. O Amazon QuickSight, serviço de Business Intelligence (BI) da AWS, permite que o Clarity AI apresente descobertas usando painéis modernos e interativos, relatórios, análises incorporadas e consultas em linguagem natural. Internamente, o Clarity AI usa um chatbot generativo baseado em IA que é executado na AWS para lidar com consultas de clientes em potencial, aumentando a eficiência de sua equipe de especialistas em produtos.
A empresa também conta com a AWS para gerenciar a segurança, melhorar a governança e manter a conformidade regulatória. A Clarity AI está usando o Amazon GuardDuty, um serviço de detecção de ameaças que monitora continuamente contas e cargas de trabalho da AWS em busca de atividades maliciosas, e o AWS WAF como um firewall da Web para proteger contra explorações e bots comuns da web que podem afetar a disponibilidade e comprometer a segurança. Os serviços de segurança e conformidade da AWS contribuíram para a concessão das certificações ISO 27001 e SOC 2 Tipo II pela Clarity AI.
No futuro, a Clarity AI planeja expandir seu uso de IA generativa da AWS e serviços de aprendizado de máquina, como o Amazon Bedrock, um serviço que disponibiliza vários modelos básicos por meio de uma API, para aproveitar tecnologias inovadoras, ajudá-los a simplificar o processo de desenvolvimento de modelos e fortalecer suas capacidades de inferência.
“A IA generativa tem o potencial de transformar todas as aplicações, negócios e indústrias, e a Clarity AI é um excelente exemplo de como esta tecnologia pode proporcionar benefícios importantes para os negócios, a sociedade e o planeta, ajudando o mundo a fazer investimentos e decisões de compra mais sustentáveis”, disse Matt Garman, vice-presidente sênior de Vendas, Marketing e Serviços Globais da AWS. “Trabalhando com clientes como a Clarity AI, acreditamos que escolha e segurança são a combinação vencedora que ajudará as organizações a aproveitar ao máximo a IA generativa para reimaginar experiências para os clientes”, finalizou.
Serviço
aws.amazon.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo