book_icon

Novos processadores AMD Ryzen Zen 5 potencializam experiências com IA

A fabricante está apresentando na Computex 2024 os novos chips AMD Ryzen AI Série 300 para notebooks e o AMD Ryzen Série 9000 para desktops

Novos processadores AMD Ryzen Zen 5 potencializam experiências com IA

A AMD anunciou uma série inovadora de arquitetura e produtos de próxima geração destinados a inaugurar uma nova era de experiências de IA. A AMD está apresentando na Computex 2024 (4 a 7/6 em Taiwan) os novos processadores AMD Ryzen AI Série 300 com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) poderosa para PCs de IA de próxima geração, abrindo caminho para um futuro cheio de computação com infusão de IA diretamente no notebook. A AMD também está introduzindo a próxima geração de processadores AMD Ryzen Série 9000 para desktops, solidificando ainda mais sua posição como líder em desempenho e eficiência para jogadores, criadores de conteúdo e prosumidores (consumidores que produzem conteúdos). Esses novos processadores se somam a um amplo portfólio de produtos que alimentam a IA na Nuvem, na Borda, no cliente e além.

Os processadores AMD Ryzen AI Série 300 estão prontos para o Copilot+, abrindo novos mundos de experiências de IA em notebooks de IA de próxima geração. Construída sobre a nova arquitetura AMD XDNA 2, esta nova NPU oferece 50 TOPS de poder de processamento de IA, superando os requisitos do Copilot+ AI PC, com três vezes o desempenho do motor de IA da segunda geração do AMD Ryzen AI. Alimentados pela nova arquitetura “Zen 5”, esses processadores vêm equipados com até 12 núcleos de CPU de alto desempenho com 24 threads e 50% mais memória cache L3 no chip em relação aos processadores “Zen 4” da geração anterior para notebooks finos e leves. Com arquitetura de IA avançada e desempenho aprimorado para jogos de elite e produtividade, a terceira geração da série Ryzen AI permite o máximo em computação privada, responsiva e inteligente para notebooks.

Trabalhando em estreita colaboração com parceiros do setor, a AMD está acelerando a próxima geração de computação de IA para desbloquear um futuro de experiências habilitadas para IA

Para PCs desktop, os novos processadores AMD Ryzen série 9000 representam um avanço significativo, oferecendo aos usuários poder de computação e confiabilidade de ponta. Construídos sobre a mais recente arquitetura “Zen 5”, os processadores para desktop AMD Ryzen Série 9000 oferecem uma média de 16% melhor desempenho IPC em comparação com a geração anterior da arquitetura “Zen 4” dos processadores Ryzen, com o topo de linha Ryzen 9 9950X oferecendo o desempenho de desktop de consumidor mais rápido do mundo.

“Estamos muito entusiasmados em apresentar a série Ryzen 9000, os processadores de desktop mais poderosos do mundo para jogadores e criadores, e os processadores AMD Ryzen AI de 3ª geração, que fornecem IA de liderança e desempenho de computação para PCs Copilot+ ultrafinos e premium”, disse Jack Huynh, vice-presidente sênior e gerente-geral do Computing and Graphics Group da AMD. “Os processadores AMD Ryzen AI série 300 ultrapassam os limites do que é possível com o desempenho de APU mais rápido, a NPU mais poderosa do mundo com 50 TOPs e a primeira NPU de ponto flutuante de bloco do mundo, dobrando o desempenho de aplicativos de 16 bits sem sacrificar a precisão”, afirmou.

Alto desempenho e produtividade

Os processadores AMD Ryzen AI Série 300 possuem até 12 núcleos “Zen 5” e 24 threads, proporcionando desempenho ultrarrápido em notebooks ultrafinos de elite. Com um mecanismo de IA dedicado construído na nova arquitetura AMD XDNA 2, a série Ryzen AI aumenta a produtividade e a criatividade ao lidar com cargas de trabalho de IA locais, gerar conteúdo e automatizar fluxos de trabalho, tudo isso enquanto mantém uma eficiência energética excepcional. Com a nova arquitetura gráfica AMD RDNA 3.5, esses processadores são equipados com as mais recentes placas de vídeo AMD Radeon Série 800M, projetadas para fornecer taxas de quadros fluidas e experiências de jogos AAA.

Para jogadores ávidos que buscam a vantagem competitiva máxima, os processadores para desktop AMD Ryzen série 9000 oferecem desempenho incomparável, permitindo uma jogabilidade suave e altas taxas de quadros em uma ampla gama de títulos, de blockbusters AAA a favoritos de e-sports. Além disso, os criadores de conteúdo profissionais agora podem aproveitar todo o potencial de seus fluxos de trabalho criativos com os processadores para desktop AMD Ryzen Série 9000. Da modelagem e design 3D à animação e visualização de produtos, esses processadores oferecem desempenho excepcional de thread único e multithread, permitindo que os usuários projetem, renderizem e iterem mais rápido do que nunca. Simplificando, a CPU Ryzen 9 9950X é o processador de desktop de consumo mais rápido. Espera-se que os novos processadores para desktop da série Ryzen 9000 estejam disponíveis para clientes DIY e parceiros SI a partir de julho de 2024.

Parceiros OEM

Trabalhando em estreita colaboração com parceiros do setor, a AMD está acelerando a próxima geração de computação de IA para desbloquear um futuro de experiências habilitadas para IA, desde produtividade e criação de conteúdo até jogos e entretenimento. Parceiros OEM, incluindo Acer, ASUS, HP, Lenovo e MSI, estão anunciando mais PCs de IA habilitados pelos processadores AMD Ryzen AI Série 300, e parceiros do ecossistema como Microsoft e Zoom estão trabalhando em estreita colaboração com a AMD para expandir as possibilidades de PCs de IA.

“Estamos no meio de uma enorme mudança de plataforma de IA, com a promessa de transformar a forma como vivemos e trabalhamos. É por isso que nossa profunda parceria com a AMD, que abrangeu várias plataformas de computação, do PC ao silício personalizado para Xbox e, agora, à IA, é tão importante para nós”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Estamos entusiasmados com a parceria com a AMD para fornecer esses novos PCs Copilot+ com IA Ryzen. Estamos muito comprometidos com nossa colaboração com a AMD e continuaremos a impulsionar o progresso da IA juntos na nuvem e na borda para trazer um novo valor para nossos clientes conjuntos”, completou.

“Na era da IA, a HP está comprometida em oferecer experiências personalizadas que impulsionam maior produtividade e crescimento para todos”, disse Enrique Lores, presidente e CEO da HP. “O HP AI PC traz com segurança os benefícios da IA para o dispositivo localmente. Ainda este ano, através da nossa parceria com a AMD, apresentaremos o nosso próximo PC OmniBook AI. Seu poderoso desempenho e mobilidade melhorarão ainda mais a experiência e ajudarão nossos clientes a navegar em um mundo híbrido”, comentou.

 

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.