book_icon

Computação móvel é a grande aposta da Zebra Technologies no mercado

Julie Johnson, vice-presidente e gerente-geral de Enterprise Mobile Computing, conta as últimas novidades nesta área e como a IA vem impactando as novas tecnologias

Computação móvel é a grande aposta da Zebra Technologies no mercado

A unidade de negócios de Computação Móvel da Zebra Technologies oferece hardware Android e Windows (dispositivos portáteis, tablets e dispositivos vestíveis), software e soluções SaaS baseadas em Nuvem para varejo, transporte e logística, manufatura, saúde e governos em todo o mundo, fornecendo visibilidade e colaboração inteligente entre os funcionários. Globalmente, esta área é comandada por Julie Johnson, vice-presidente e gerente-geral de Enterprise Mobile Computing, que recentemente esteve em visita ao Brasil. Nesta entrevista, Julie conta sobre as últimas novidades tecnológicas, como a empresa vem adotando a IA em suas ofertas e as soluções de PDV para elevar as experiências do consumidor no comércio.

Quais foram os últimos desenvolvimentos apresentados pela área de Computação Móvel da Zebra e o que o mercado pode esperar para um futuro breve?

Apresentamos na NRF 2023, em janeiro, a The Modern Store by Zebra, uma estrutura voltada para o apoio varejistas na abordagem de seus desafios operacionais mais críticos. Na NRF 2024, expandimos nossas ofertas para o varejo avançar com esse cenário. Com um portfólio robusto, o modelo The Modern Store atende as necessidades atuais dos varejistas, auxiliando no planejamento estratégico, priorização e implementação, ao mesmo tempo em que oferece técnicas para motivação dos funcionários, otimização de estoque e melhoria da experiência do cliente, alcançando resultados cruciais para o ambiente de varejo atual.

Também destaco o Zebra Workcloud, que permite que os trabalhadores da linha de frente otimizem as decisões de trabalho, simplifique a comunicação e melhore o gerenciamento de estoque. Além disso, o novos leitores RFID fixos FXR90 oferecem visibilidade máxima, mesmo em ambientes robustos e de alto volume, como armazéns de varejo ou centros de distribuição. Eles minimizam as perdas por sua capacidade de identificar e rastrear o estoque, para que ações corretivas possam ser tomadas para evitar perdas futuras. As soluções wearables também são fundamentais em nosso portfólio e uma tendência importante para trabalhadores capacitados. A Zebra introduziu no mercado seu WS50 alimentado por Workcloud, a primeira pulseira e clipe wearable de classe empresarial da indústria com computador de toque Android. Agora impulsionado pelo Zebra Workcloud Communication e Workcloud Task Management, o WS50 também possui assistente de IA de voz que conecta melhor os nossos clientes de varejo, permitindo que eles se concentrem mais no atendimento e suas tarefas.

Finalmente, agora oferecemos nossa nova geração PS30 Personal Shopper, que permite que os varejistas forneçam uma experiência de compra transformadora, de baixo atrito e personalizada na loja. Seu sensor de localização aprimorado permite que os varejistas enviem aos consumidores ofertas personalizadas e forneçam insights sobre eles, que pode ser aproveitado para melhorar as operações da loja. O PS30 suporta tap-to-pay, permitindo que o cliente conclua uma compra diretamente do carrinho.

Como a IA impactou o campo da computação móvel e como ela está sendo usada?

A Inteligência Artificial já desempenha um papel significativo no avanço das tecnologias de computação móvel, particularmente na visibilidade do estoque e na previsão de problemas. Com o varejo se tornando mais complexo e com a mudança de comportamento dos clientes, os varejistas enfrentam riscos crescentes de fraudes, não conformidade e outras formas de desafios. As análises baseadas em IA ajudam a mitigar perdas e tomar ações corretivas antes que a lucratividade seja afetada. Por exemplo, na NRF deste ano, lançamos o Workcloud Modeling Studio, uma plataforma de Data Science Machine Learning (DSML) com tecnologia de IA. Ele cria e implementa previsões precisas com um baixo ou nenhuma interface de código (Low-code/No-code), permitindo a implementação em poucas horas. Seus algoritmos pré-construídos personalizáveis aprimoram a precisão de previsão para minimizar erros de estoque ou riscos de roubo.

As tecnologias de código de barras e RFID já estão maduras. Ainda há espaço para essas tecnologias evoluírem ou já chegaram ao limite?

Existem inúmeras vantagens em adotar tecnologias maduras como a RFID. Vivemos numa era em que a agilidade, eficiência e capacidade de lidar com tarefas básicas de forma independente, como o self-checkout, são essenciais na jornada de compras. O uso generalizado de RFID, por exemplo, oferece independência aos consumidores e segurança para os negócios, uma combinação que tende a levar ao aumento das vendas e à fidelidade à marca. Outro importante ponto é que as pessoas agora estão mais acostumadas com as tecnologias RFID, o que gera maior aceitação do público e facilita sua implementação. Em termos de evolução da RFID, ainda há muito espaço para avanços em diferentes indústrias. Além disso, o aumento da sua implementação nos permite evoluir em termos de personalização. O uso de IA generativa para análise de dados obtidos por dispositivos também oferece uma nova gama de insights e ações para oferecer cada vez mais experiências de compra personalizadas e eficientes.

A Zebra oferece soluções de computação visual para identificação de produtos por imagem?

Sim. Um ótimo exemplo é o Machine Vision, que garante visibilidade operacional e inspeção de qualidade em fábricas. Aliás, temos um caso muito interessante de aplicação dessa solução na Bosch no Brasil, que teve como objetivo automatizar ainda mais o processo de inspeção com um sistema aprimorado de visão, leitura e verificação, bem como a automação da rastreabilidade do bico injetor. O Machine Vision da Zebra oferece à empresa uma excelente e ágil solução de hardware e software que também pode lidar com três inspeções independentes e processos de verificação simultaneamente usando o mesmo computador. O Machine Vision permite que os usuários empacotem efetivamente diferentes processos de inspeção e verificação em um sistema de visão única, aumentando significativamente a eficiência e reduzindo os custos gerais do sistema. Usando as nossas soluções, fabricantes, operadores de armazém e outras empresas podem alavancar a automação industrial, acompanhar a demanda e manter-se competitivo em seus respectivos mercados.

O uso do sistema operacional Android em sistemas POS (Point of Sale) é uma tendência? A Zebra oferece esta solução?

A Zebra oferece a maior variedade do mundo de dispositivos Android otimizados para empresas, incluindo soluções para PDV. Nossos dispositivos Android otimizados para empresas aumentam a eficiência, a segurança, a produtividade e a precisão para clientes em toda uma gama de indústrias, como transporte e logística, varejo, manufatura, saúde, segurança pública, entre outros. Além de suas soluções para dispositivos portáteis, a Zebra também suporta POS fixo e híbrido com nossos tablets, estandes e hub de PDV. Pesquisa mostra que 76% dos consumidores dizem querer entrar e sair das lojas o mais rápido possível. Para que as empresas enfrentem esse cenário, evitando perda de tempo para seus clientes, a Zebra oferece opções convenientes para um check-out rápido. Problemas como longas filas podem ser evitado, fazendo com que os consumidores se sintam prioritários.

Alguma outra tecnologia que gostaria de destacar?

As soluções da Zebra vão além dos dispositivos portáteis, incluindo os tradicionais POS fixos e híbridos que exigem varredura durante o check-out, entrega na calçada e todas as outras opções intermediárias. Dentro da gama de soluções que a Zebra oferece ao mercado, um merece especial atenção. Nosso modelo ET40, com conectividade sem fio através de Wi-Fi 6, um substituto perfeito para tablets de consumo que trabalham dentro dos estabelecimentos. Os funcionários têm tudo o que precisam para trabalhar imediatamente mais rápido e melhor, usando um dispositivo que é durável, elegante e pronto para usar, a um preço certo. Os tablets comuns podem parecer uma boa opção para uma empresa devido ao seu preço acessível, mas sem os recursos apropriados, essa economia pode rapidamente se transformar em custos inesperados: você pode precisar comprar uma cobertura para aumentar a durabilidade ou um scanner para executar atividades de digitalização intensivas e participar de atividades mais frequentes. Ao apresentar uma solução que aborda todas essas questões, o ET40 da Zebra oferece um bom preço com todos os recursos que você precisa para fazer negócios, prontos para usar assim que retirado de sua embalagem. Com todos os mesmos recursos, nosso modelo ET45 funciona em redes 5G além da conectividade sem fio.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.