book_icon

Drone utiliza conectividade mmWave 5G nativa para uso industrial

Prova de conceito da Ericsson USA 5G Smart Factory sinaliza uma mudança de conexões com fio ou Wi-Fi para conectividade mmWave 5G nativa na indústria

Drone utiliza conectividade mmWave 5G nativa para uso industrial

A Ericsson USA 5G Smart Factory iniciou uma prova de conceito (PoC) com um drone autônomo conectado nativamente em 5G mmWave para realizar missões internas dentro da fábrica da Ericsson. Começando com verificações autônomas de estoque nos racks altos do armazém da fábrica, o controle de voo otimizado para ambientes internos do drone, a docking station Nest conectada ao 5G e as câmeras de streaming de vídeo ao vivo permitem uma ampla variedade de soluções de sensoriamento usando a rede privada 5G totalmente local da Ericsson.

A prova de conceito marca um novo marco na integração da tecnologia 5G nos processos industriais. Ele mostra o potencial da leitura autônoma de código de barras usando drones para gerenciamento de estoque em certos tipos de armazéns. O PoC usa um drone, alimentado pelo processador Qualcomm QRB5165, com 5G mmWave integrado da Telit Cinterion e da rede 5G privada de ponta a ponta da Ericsson.

Estamos entusiasmados com este marco e ansiosos para ver como ele pode ser usado para melhorar a eficiência e a produtividade no futuro

O drone é um dos primeiros dispositivos nativos na fábrica, sinalizando uma mudança de conexões com fio ou Wi-Fi para conectividade mmWave 5G nativa para uso industrial. Ele elimina a necessidade de gateways externos ou hotspots, que antes eram necessários para casos de uso semelhantes para usar o mmWave 5G. O cartão de dados M.2 de grau industrial Telit Cinterion FN980m mmWave, equipado com o sistema Snapdragon X55 5G Modem-RF, alimenta a conexão 5G do drone, projetada para inúmeros usos empresariais e industriais de alto desempenho e largura de banda.

Embora o teste do drone 5G sirva como prova de conceito, atualmente não se destina a atender às necessidades da Fábrica Inteligente 5G dos EUA. A demonstração foi focada em mostrar o potencial de dispositivos 5G prontos para comerciais nativamente mmWave para gerenciamento de estoque em configurações de depósito.

“Esta demonstração bem-sucedida ajuda a estabelecer as bases para a futura integração de drones movidos a 5G em ambientes industriais, particularmente para gerenciamento de estoque. Ao mesmo tempo, esta prova de conceito hospedada por nossa equipe de inovação 5G Smart Factory dos EUA usando drones para mmWave e redes privadas mostra o compromisso da Ericsson em avançar o ecossistema de banda larga não móvel”, disse Carlos H. Torres, chefe de Indústria 4.0 da Ericsson USA 5G Smart Factory.

“A Qualcomm Technologies está comprometida em impulsionar avanços em conectividade, IA e computação para permitir todo o potencial da Indústria 4.0 e além. Nossas tecnologias 5G mmWave e drones têm o potencial de transformar a gestIo de estoque, e a prova de conceito bem-sucedida com a Ericsson, Dronus e Telit Cinterion demonstra a aplicação prática dessas tecnologias em um ambiente industrial. Estamos entusiasmados com este marco e ansiosos para ver como ele pode ser usado para melhorar a eficiência e a produtividade no futuro”, comentou Dev Singh, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e chefe de Construção e Automação industrial da Qualcomm Technologies.

“Melhorar constantemente a conectividade de nossas soluções e expandir seu escopo de aplicação são metas prioritárias para nós hoje. Por esta razão, ser escolhido por uma realidade líder no campo do 5G como a Ericsson representa não só um motivo particular de orgulho, mas também o reconhecimento da eficácia do nosso compromisso constante com as atividades de investigação e desenvolvimento, o que nos levou a ser uma realidade capaz de nos destacar por capacidades tecnológicas únicas num setor altamente competitivo como o dos drones”, finalizou Marco Ballerini, CEO e fundador da Dronus.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.