book_icon

Três inovações orientadas por IA que transformam a logística global

Diante das mudanças rápidas provocadas pela urbanização e pelo crescimento do comércio on-line, as empresas de logística precisam se adaptar para ter sucesso. A otimização dos custos, o transporte ágil e a entrega pontual são fundamentais nesse desafio. A tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial, está sendo amplamente aplicada para melhorar a eficiência em todo o processo de envio de produtos.

Gerenciamento inteligente nas estradas
O sistema de monitoramento de veículos em tempo real, por exemplo, centraliza Dados cruciais, proporcionando insights robustos para operações da frota. São utilizados recursos inteligentes que protegem motoristas com alertas antecipados, como de colisões e saídas de faixa, reforçando a segurança rodoviária. Além disso, sensores automatizados monitoram a integridade do combustível e da carga, eliminando riscos.

Melhoria do serviço de entrega de última milha
A tecnologia de rastreamento de pacotes é outra vantagem que combina a segurança do vídeo e do código de barras para monitoramento contínuo, aprimorando o atendimento e a satisfação do cliente. O sistema utiliza algoritmos sofisticados para rastrear e analisar o movimento dos pacotes, proporcionando visão abrangente e precisa do status da entrega.

O futuro está na AIoT
A Inteligência Artificial tem um futuro promissor no setor de logística, especialmente no trabalho em conjunto com a AIoT (Inteligência Artificial das Coisas). As aplicações da área são cada vez mais utilizadas para otimizar rotas e horários de transporte. Dessa maneira, as operações se tornam mais eficientes, há redução do consumo de combustível e minimização de emissões de carbono.

Em meio a tantas possibilidades, as empresas estão buscando soluções tecnológicas para enfrentar os desafios da intricada cadeia da logística moderna. Portanto, seguem direcionando investimentos para recursos e sistemas avançados com o objetivo de aperfeiçoar a gestão do transporte, atendendo às crescentes expectativas dos clientes, que agora demandam entregas cada vez mais rápidas. Ao implementar essas ferramentas poderosas, as organizações conseguem simplificar com excelência seus processos e alavancar resultados.

Por Álvaro Sakae Fukumaru, representante de vendas industriais da Hikvision.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.